RESUMO
Este estudo apresenta os mecanismos legais para efetivação de ações de perpetuação do patrimônio cultural, bem como sua tutela penal. A história do Brasil, nesses pouco mais de 500 anos registra uma imensa diversidade cultural traduzida em edificações, monumentos, paisagens, costumes, modos de viver e fazer da brava gente brasileira. Uma gente que, a despeito dos embates cotidianos contra a fome, a miséria, a criminalidade, a corrupção e a ausência de recursos básicos para Educação e Saúde, desenvolve e manifesta sua cultura da forma mais criativa e espontânea. Em Mato Grosso do Sul, Estado jovem por instituição, mas que remonta mais de quatro séculos na história do Brasil, não há exceções à regra e nem poderia ser diferente. Aqui temos o Pantanal, Patrimônio da Humanidade, o Forte Coimbra, marco da arquitetura militar brasileira, a Viola de Cocho, com as músicas e danças que lhe são peculiares e um sem fim de casarios, tradições e costumes que retratam nossa história e cultura. Durante a execução deste estudo, nos deparamos com o abandono e descaso dedicados a esta riqueza, entretanto louváveis ações preservacionistas indicam uma crescente consciência da importância do patrimônio cultural para as gerações, atual e futura. Toda a pesquisa aqui apresentada explicita um anseio: tornar conhecidos os meios de preservação do patrimônio cultural, apresentando ao cidadão comum o direito que lhe assiste, oportunizando o reconhecimento e enriquecimento de sua identidade cultural. No Brasil, a consciência da importância do patrimônio cultural é marcante na Constituição Federal de 1988, determinando os deveres do Estado e da sociedade na preservação de bens coletivos e definindo os bens que constituem o patrimônio cultural. Os direitos do cidadão à educação, à informação, livre manifestação de pensamento e expressão da atividade intelectual, artística e científica são igualmente assegurados nos arts. 5º, IV, IX, XIV, XXXIII,LXXIII e 6º da mesma Carta Magna. Infelizmente, a realidade nem de longe se aproxima da letra da lei. A grande maioria da população brasileira sequer supõe o que seja patrimônio cultural, as precárias condições de subsistência e miséria inviabilizam seu acesso ao conhecimento. A onda absurda de criminalidade que assola o País, aliada à corrupção dos agentes estatais preocupa e indigna os cidadãos, impotentes na proteção de seu próprio e escasso patrimônio. A educação medíocre não oferece os instrumentos mínimos ao desenvolvimento da consciência de cidadania... A preservação da memória é proporcional à sobrevivência cultural de uma civilização.
PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Mato Grosso do Sul, Cultura, Direito, Preservação.
Só pra constar, postei esse material a pedido de André Mendes que queria espiar. É um estudo preliminar realizado entre 2002 e 2004. Agora ando às voltas com a monografia da pós em Direito Ambiental que versa sobre a "evolução" da Lei de Incentivo à Cultura no MS (desde 1998), até ano que vem nasce a cria...
Bia Marques · Campo Grande, MS 11/11/2006 13:38
Querida Bia:
Gostaria que desse uma olhada no "Portal do Sertão" www.fnt.org.br, sítio virtual da Fundação Nogueira Tapety. Lá nós temos o que chamamos "Painel Científico" e esta sua monografia, ao que me parece, pode caber lá. Depois conversamos melhor!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Oi anjo, passei pelo site, bacana o material. Penso que esse material fica por aqui mesmo, quem sabe o que estou preparando pro ano que vem... Abraço e grata pela dica.
Bia Marques · Campo Grande, MS 14/11/2006 07:26
Querida Bia:
Não sei se na sua "passagem" pelo portal chegou a ver a sentença judicial ali transcrita, condenando um particular a desfazer uma reforma em um bem tombado e obrigando o Estado a fazê-lo caso o dono não o faça. Achei que ela a interessaria em particular.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Ei Bia,
Olha, cadastrei nesse site so para poder te agradecer pelo material.
Estou estudando Direito Ambiental Cultural para fazer uma prova, e eu estava precisando de uma referencia e material. Encontrei sua monografia, que por sinal está muito interessante, que está me ajudando muito! Obrigado e belo trabalho.
Estou gostando tanto do tema, que provavelmente vou fazer a minha monografia sobre o mesmo tema.
Abraços!
Santhiago Lopes
oi santhiago, fico bem feliz de contribuir e adoraria ver a evolução desse tema na tua pesquisa. quando rolar me mostre please! sucesso pra ti
Bia Marques · Campo Grande, MS 30/4/2009 20:17Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!