Dicas para o amanhã II

1
Claudio Santos · Rio de Janeiro, RJ
25/4/2007 · 33 · 0
 

Quem é pai e mãe sabe: é um desespero ver um filho desempregado e sem esperanças. Causa um nó na garganta, misturado com uma angústia no peito, ver nossa cria voltar tristonha, depois de horas e horas em uma fila de entrevista de trabalho. Junto com a dor vem aquele sentimento de impotência por não podermos colocar um sorriso naquele rostinho que amamos desde o primeiro olhar na maternidade.
O Dicas para Amanhã deste mês não vai trazer fórmulas mágicas, mas pretende “dar um toque” nos queridos pais em relação a um aspecto que pode aumentar as chances do seu filho na hora de procurar o primeiro batente.

Cursos Profissionalizantes

Pais: convençam seu filho a matricular-se em um Curso Profissionalizante.
Antes de mais nada, deixo claro que meu desejo e, certamente, o seu, é que seu filho e filha completem os estudos do Ensino médio (antigo “Científico”), entrem para uma universidade pública, se formem na graduação que desejarem, sejam profissionais de sucesso e tenham sogras carinhosas. Mas, como eu disse no mês passado, esta coluna não é para pais de jovens que fazem beicinho se o primeiro carro não for de um modelo importado. Esta coluna é para quem está “ralando” com as dificuldades do “salário que falta no mês que sobra”, para fazer a vida do filho um pouco melhor do que foi a sua. E nós sabemos muito bem que para comer caviar temos que antes mastigar pedras.
E uma forma de ter como mastigar as primeiras pedras é mergulhar nos tais cursos profissionalizantes que por aí estão. E vamos falar dos “0800”, dos “free”, dos “no amor”, ou seja, dos cursos gratuitos, pois, de graça, até beijo de sogra é doce.

Recofia
; é uma escola de capacitação montada pelas concessionárias da FIAT no Rio. Fica no Caju e oferece formação em eletromecânica (para jovens de 15 a 16 anos de idade), pintura e lanternagem (18 a 24 anos). Ao fim do curso há um estágio remunerado e, segundo o coordenador do projeto, 70 % dos alunos são contratados. Informações: Rua Carlos Seidi, 1141, Caju,Tel.: (21) 2580-7662.

ONG Obra Social
; O Programa “Casas de Capacitação” oferece, gratuitamente, às pessoas a partir de 16 anos, oportunidade de aprender um ofício, em cursos profissionalizantes rápidos e úteis, e a sobreviver com renda própria. Veja os endereços de algumas casas:

- Casa de Irajá
Tel.: 2471-6578 . Endereço: Estrada Pedro Borges de Freitas, 144 - Irajá - 21235-390
Cursos: Ass. de Cabeleireiro Básico; Ass. de Cabeleireiro Avançado; Cabeleireiro Módulo III; Manicure e Pedicure; Modelagem, Corte e Costura Básico; Modelagem, Corte e Costura Intermediário; Bolsas; Artesanato em Biscuit; Telemarketing;
Instalações Elétricas Residenciais; Sanduíches e Pastas; Bolos e Tortas; Salgados para Festas; Doces para Festas.

- Casa de Ramos
Tel.: 2260-1614. Endereço: Rua Professor Lacê, 57 - Ramos - 21060-120
Cursos: Ass. de Cabeleireiro Básico; Ass. de Cabeleireiro Avançado; Cabeleireiro Módulo III; Manicure e Pedicure; Artesanato em Biscuit; Artesanato em Biscuit Avançado; Artesanato em Jornal; Instalações Elétricas Residenciais; Elétrica de Automóveis; Refrigeração; Tortas Salgadas; Confeitagem Básica; Sorvetes; Tortas Geladas.

Um detalhe importante: não deixem que seus filhos abandonem a escola para fazer o curso profissionalizante. Procure aqueles cursos cujo horário permite conciliar as duas coisas. A dupla estudo-trabalho é vitoriosa. Seu filho pode se tornar um bom mecânico e garantir seu ganha-pão, mas o que nós queremos é que, trabalhando como mecânico, ele continue estudando e venha a ser um Engenheiro Mecânico, certo? Por isso, incentive seu filho a pensar alto: o sonho só é sonho até o momento em que o tornamos realidade. aliás, no próximo Dicas para o Amanhã vamos falar sobre como o filho do pobre pode ir para uma universidade pública e, como diria minha mãe, “virar doutor”...

Caso tenha alguma dúvida, necessite de orientação ou queira sugerir um tema para os próximos meses, escreva para jclaudiosantos@gmail.com .

Para terminar:

Filhos: leiam o que escrevi acima e obedeçam a seus pais.

Um forte abraço e até o mês que vem!


compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados