Marcos Nimrichter a pleno vapor

Breno Cunha
Nos bastidores da filmagem que virou programa no Canal Brasil
1
Monica Ramalho · Rio de Janeiro, RJ
24/6/2010 · 17 · 0
 

Apresentador da nova temporada do Estúdio 66, programa que reestreia em agosto no Canal Brasil, o pianista e acordeonista Marcos Nimrichter está trabalhando a pleno vapor: “Toquei recentemente com a banda Ouro Negro, no Lincoln Center, em Nova York, e participei do novo CD do guitarrista Victor Biglione, 'Tangos Tropicais', produzido pelo Nelson Motta, com canções brasileiras interpretadas com ar portenho. Esse disco vai ser lançado nas próximas semanas pela Biscoito Fino. Além disso, vou rodar o Brasil em julho e agosto com a turnê do Afrosambajazz, que revisita a música de Baden Powell”, enumera o músico.

E se você pensa que tudo isso é muito, ainda tem mais: Marcos Nimrichter foi convidado para fazer a trilha sonora do programa Sangue Latino, que está na grade do Canal Brasil desde maio último. Compôs livremente temas como “Neptune”, “Caminhoá” e “Mergulhadores” (este em parceria com Mauro Senise), entre outras, todas de estalo. A série de entrevistas comandadas pelo jornalista Eric Nepomuceno seria pontuada com improvisos em cima das imagens de importantes personalidades da América Latina, mas uma performance de Chico Buarque ao piano inspirou a produção a modificar o projeto.

“A ideia inicial era que todas as músicas fossem compostas na hora, sem associação prévia com as imagens já gravadas. Porém, durante a entrevista que havia sido feita com Chico, o próprio sentou-se ao piano que herdou da avó e dedilhou algumas notas de 'Clair de Lune', de Debussy, e da 'Valsa do Adeus', de Chopin. Isso motivou o Felipe (filho de Eric) Nepomuceno a perguntar se eu poderia tocar essas músicas também”, rebobina. Peças clássicas como “Sonata ao Luar”, de Beethoven, e “Cenas Infantis”, de Schumann, foram acrescentadas aos improvisos do piano de Marcos Nimrichter.

O que não estava no script era que uma composição dele se destacaria a ponto de ganhar vida própria: “Querência” virou um programa especial. Produzido pela Urca Filmes, com direção de Felipe Nepomuceno, fotografia de Breno Cunha e som de Duda Mello, Querência será exibido pelo Canal Brasil no dia 27 de junho de 2010, às 21h, com reprise na segunda, 28, às 16h30. “Imagens oníricas feitas para o Sangue Latino foram misturadas às imagens captadas durante as gravações, em câmeras de alta resolução. O resultado é uma surpreendente combinação de música, poesia, cinema e fotografia”, adianta o músico. O especial será lançado, em breve, nos formatos DVD e Blu-ray.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados