O Expressionismo Recriando conceitos e Valores

1
Pedro Monteiro · São Paulo, SP
11/8/2007 · 158 · 14
 

O expressionismo, nascido na Alemanha no final do século IX, é maior que a idéia de um movimento de arte, e antes de tudo, uma negação ao mundo burguês. Seu surgimento contribuiu para refletir posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que combatiam a razão com a fantasia. Influenciados pela filosofia de Nietzsche e pela teoria do inconsciente de Freud, os artistas alemães do início do século fizeram a arte ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura da subjetividade psicológica e emocional. Os objetos reais deixaram de ser o “motivo” da representação artística, agora filtrada pelas pulsões alucinantes de um “eu” que se debatia com o mundo exterior. Fez-se presente nas artes gráficas, pintura, escultura, literatura, música, dança, teatro e no cinema, assumindo formas mais radicais, onde a expressão do sentimento tem mais valor que a razão. Iniciou-se como um movimento de revolta contra o Impressionismo acadêmico, sendo por oposição, uma extensão deste.

Tendo nascido num importante período da história da cultura, o expressionismo alemão foi fundamental para a arte moderna e sua contribuição pode ser conferida nas exposições que tratam deste valioso movimento. Pois, não só ocorriam mudanças políticas e econômicas, mas também intelectuais e culturais. Foram rompidas as crenças religiosas, e a existência de um Deus não era mais incontestável. O homem agora era responsável por si próprio e por seu futuro; a vida após a morte já não era certa. Foram tais incertezas que resultaram no medo, na angústia, na solidão, nos sentimentos mais sombrios que uma sociedade inteira poderia sentir.

A deformação das figuras dos expressionistas mostra claramente os impulsos libertários do movimento que submeteu o real às leis da imaginação, com pinturas de atmosfera apocalíptica e anarquista. Os expressionistas tiveram, além de nova postura estética, uma atitude moral em que se lia a força do indivíduo sobre as pressões autoritárias da sociedade. Entretanto, foram essas premissas ideológicas que levaram a obra expressionista a ser considerada decadente pelo regime nazista. Nos anos 30, com o crescimento do nazismo na Alemanha, dizia-se que a dissolução das formas expressionistas equivalia a uma dissolução da moralidade. Várias obras foram destruídas na Segunda Guerra Mundial, inclusive as de museus de Wuppertal. Das primeiras obras doadas por Von der Heydt, em 1909, aos dias de hoje, o patrimônio foi reerguido pela própria população e o museu que leva o nome do doador é considerado um dos dez mais importantes do país.

Em nosso país o movimento também foi muito importante. Tendo se destacado, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que mostra em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades. Outros representantes: Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peças teatrais de Nélson Rodrigues também apresentam significativas características do expressionismo

Finalmente, pode se concluir, que o Expressionismo, foi uma vanguarda de extrema importância na evolução da arte e da sociedade. Principalmente porque superou o comum com uma linguagem própria, permitindo a comunicação das emoções e a reflexão da imagem da sociedade alemã e pelo mundo afora, pela qual se fez possível a recriação de valores.

.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
baduh
 

Pedro.
Excelente texto. Votei. Votei, porque gostei. Fique bem!
Baduh (Fernando)

baduh · Rio de Janeiro, RJ 11/8/2007 08:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Pedro, legal e oportuna a colocação. É pena que de tantos dos entendidos no estrangismo, no conceitual de artes, não tenham tomado conhecimento ou se esquivado a debater. um abraço andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 11/8/2007 12:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Olá Fernando, muitissimo obrigado pelo comentário.
Um grande Abraço.

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 11/8/2007 13:01
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Ô Meu caro Andre, que bom sería o debate aprofundado sobre as teorias psicanalíticas do austríaco Sigmund Freud, a evolução da ciência e a filosofia do alemão Friedrich Nietzsche, e o que temos e podemos colher culturalmente destas fontes maravilhosas.
Abraços.

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 11/8/2007 13:17
sua opinião: subir
Fátima Rocha
 

Bravo Pedro!
parabéns, é pena que esta importância muitas vezes é dissimulada.
Beijos

Fátima Rocha · São Paulo, SP 16/11/2007 09:22
sua opinião: subir
Georgina Maria
 

Parabéns Pedro.
O movimento expressionista, foi e continua sendo muito importante para melhorar nossa visão conceitual da arte.
bj

Georgina Maria · São Paulo, SP 24/11/2007 16:15
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

É verdade, os diversos movimentos culturais têm tido grande imortância também em nossos dias.

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 25/11/2007 12:50
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Muito obrigado Georgina Maria, por seu Comentário.
beijos

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 8/12/2007 22:51
sua opinião: subir
pedro paulo
 

Parabéns.
belo texto, Pedro.
Quem bebe dessa água saberá seu valor!

pedro paulo · São Paulo, SP 6/1/2008 17:24
sua opinião: subir
Maria de Jesus
 

O expressionismo serviu de base a outros impotntantes movimentos culturais, parabéns.
Abraços

Maria de Jesus · São Paulo, SP 6/1/2008 17:49
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Olá Maria de Jesus!
Muito obrigado pelo comentário.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 23/1/2008 22:31
sua opinião: subir
André Ricardo Dias
 

valeu pelo texto. só uma coisa: ele nasceu no séc. XIX, faltou um "x" aí.
abraços

André Ricardo Dias · João Pessoa, PB 5/2/2008 14:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

André, muito obrigado por participar.
Realmente foi um lamentável erro de digitação.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 5/2/2008 14:54
sua opinião: subir
Fecendon
 

É uma dos mais importantes movimentos Artístico e cultural.
Abraços

Fecendon · São Paulo, SP 9/6/2008 21:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados