O que a Capoeira pode propor para a cultura?

1
Mestre Paulão · Guapimirim, RJ
10/4/2009 · 125 · 11
 

Está na hora da Capoeira do Brasil mostrar a “cara” e apresentar propostas para a reforma da Lei Rouanet

Grande debate tem sido travado em Brasília sobre o Programa de Fomento e Incentivo à Cultutra (Profic), em substituição à Lei Rouanet. Este Programa pretende, entre outras coisas, promover o desenvolvimento cultural e artístico e fortalecer a economia da cultura.

Em seu artigo 3º, o Profic pretende promover, desenvlover e fortalecer:

I - a expressão cultural dos diferentes indivíduos, grupos e comunidades das diversas regiões do País e a necessidade de apoiar sua difusão;

II - as diferentes linguagens artísticas, garantindo suas condições de realização, circulação, formação e fruição nacional e internacional;

III - a preservação e o uso sustentável do patrimônio cultural brasileiro em suas dimensões material e imaterial;

IV - a ampliação do acesso da população à fruição e à produção dos bens e serviços culturais e sua plena liberdade de expressão;

V - o desenvolvimento da economia da cultura, a geração de emprego, ocupação e renda;

VI - as atividades culturais afirmativas que busquem erradicar todas as formas de discriminação e preconceito;

VII - os arranjos produtivos locais da cultura e as expressões da cultura popular;

VIII - a relevância das atividades culturais de caráter inovador ou experimental;

IX - a necessidade de formação, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para a produção e a difusão cultural;

X - a valorização da língua portuguesa e das diversas línguas e culturas que formam a sociedade brasileira;

XI - a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras no exterior, assim como o intercâmbio cultural com outros países;

XII - a valorização de artistas, mestres de culturas tradicionais, técnicos, pesquisadores e estudiosos da cultura brasileira; e

XIII - a valorização da diversidade cultural da humanidade.

Dado a importância o Portal Capoeira do Rio vem propor aos capoeiristas de todo o Brasil um debate nos seus estados de origens com os diversos seguimentos da Capoeira e da sociedade para que consigam, democraticamente, enviar propostas concretas que venham de encontro aos interesses da classe capoeirística e da sociedade. A diversidade existente na Capoeira com certeza irá enriquecer e muito as propostas que hora deverão ser apresentadas.

Para ajudar nesta discussão estamos criando um tópico na nossa Rede Social Capoeiristas do Brasil e do Mundo para recolhermos as sugestões e encaminharmos para o Ministério da Cultura e para a Casa Civil.

Mas claro que se você tiver sugestões de alteração à proposta de lei que cria o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic), em substituição à Lei Rouanet, poderá enviá-la diretamente para o endereço eletrônico profic@planalto.gov.br ou, por correio, para a Presidência da República – Palácio do Planalto, 4º andar, sala 3, Brasília-DF, CEP 70.150-900. Poderá, ainda, participar das discussões diretamente no Blog da Lei Rouanet.

Conheça a proposta na íntegra de mudança da Lei acessando a página da Casa Civil. A consulta pública ficará aberta durante 45 dias e depois seguirá para o Congresso Nacional.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
graça grauna
 

parabens pela iniciativa e pelo texto bem escrito. Bjos

graça grauna · Recife, PE 6/4/2009 20:17
sua opinião: subir
Mestre Paulão
 

Obrigado. Valeu!

Mestre Paulão · Guapimirim, RJ 7/4/2009 18:36
sua opinião: subir
graça grauna
 

vo(l)tando

graça grauna · Recife, PE 9/4/2009 11:34
sua opinião: subir
George A. de Araújo
 

Mestre Paulão, Uma mobilização de grandes dimensões a que propõe, desejo que toda roda sinta e compreenda a necessidade.
Lembro no ano passado de uma discussão que se iniciou sobre "IMPACTO ECONÔMICO: o quanto a CAPOEIRA gera no PIB? - Construção de indicadores e estatísticas, diagnósticos, capacitação, promoção de negócios, divulgação de produtos e serviços culturais"
É a hora, você tem uma grande responsabilidade e assume isto trazendo uma enorme contribuição.

George A. de Araújo · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2009 10:26
sua opinião: subir
Mestre Paulão
 

Grande amigo George, estava sentindo suas contribuições ao debate. Lancei a semente e espero colher grandes frutos para a Cultura e para a nossa capoeira. Como disse um grande Mestre: "Capoeira é tudo o que a boca come". Espero então que a galera da Capoeira deguste do que há de melhor na Capoeira, e contribua com este cardápio cultural para fortalecer cada dia mais a nossa cultura. Um grande abraço.

Mestre Paulão · Guapimirim, RJ 10/4/2009 17:01
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Mestre Paulão: fiquei muito curioso com relação ao comentário do George: essa pesquisa "quanto a CAPOEIRA gera no PIB" foi feita? Esses indicadores são de extrema importância: só saber quantos empregos a capoeira gera no Brasil (e também no mundo) já seria fundamental para qualquer debate sobre a economia da cultura - esses dados estão disponíveis em algum lugar? Grande abraço!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2009 17:11
sua opinião: subir
Mestre Paulão
 

Essa pesquisa, parece-me, foi iniciada. Não tenho informação concreta neste momento, mas checarei para lhe passar com certeza esses dados ou não. É um debate que se faz necessário. A Capoeira hoje tem sido olhada por muitos (as) (que não estão necessariamente ligados à Capoeira) como uma forma de geração de renda. Com o tombamento da Capoeira como Patrimônio Imaterial, aumentou ainda mais este interesse. Neste momento tem uma universidade aqui no RJ oferecendo uma pós-graduação em especialista em capoeira, mas direcionada especificamente para profissionais de uma determinada área. Claro que a Capoeira é muito maior que tudo isso, claro que ela gera muitas divisas para o nosso país, mais, infelizmente, ainda precisamos ter uma pesquisa mais aprofundada, quem sabe com o apoio do IBGE ou uma outra entidade de credibilidade para que estes dados possam ser concretamente analizados.

Mestre Paulão · Guapimirim, RJ 10/4/2009 17:20
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

valeu pela resposta, Mestre Paulão! se descobrir alguma coisa sobre a pesquisa por favor nos informe por aqui! abraço!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2009 17:46
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Meu Mestre, vamos em frente. Vamos dando notícias e tecendo comentários; fornecendo informações. Como bem disse o Ministro
Gilberto Gil - "ninguém dança só; ninguém luta só".
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 10/4/2009 19:10
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

No caso específico da Lei de Incentivo a Cultura, enquanto não houver uma fusão dos recursos destinados e em prol do esporte (futebol) junto com os destinados à cultura dificilmente vamos atender as necessidades reais do setor cultural.
Vamos pensar nisto. Acho que já vi alguma coisa neste sentido
no Portal Capoeira (do Luciano Milani).
abraço
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 10/4/2009 19:12
sua opinião: subir
Mestre Paulão
 

É isso aí André. Conto com a sua colaboração e de outros (as) para que consigamos enviar uma ótima proposta para a Casa Civil.

Mestre Paulão · Guapimirim, RJ 10/4/2009 22:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados