Betty Milan e Nicolas Behr discutem a relação entre Joyce e a psicanálise

28/11 · Brasília, DF
Oswald
Betty Milan
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
27/11/2008 · 40 · 0
 

De que maneira os grandes escritores do século XX, em especial James Joyce, em suas obras-primas Ulisses e Finnegans Wake, utilizaram a psicanálise para criar novas formas de narração? Esta questão está no centro do debate Joyce e o Fim da Narrativa Linear, que acontece no dia 28 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, encerrando a edição 2008 do projeto Literatura & Psicanálise. O encontro contará com a participação da psicanalista, escritora e dramaturga Betty Milan e do poeta Nicolas Behr, um dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2008, com o livro Laranja Seleta.

O programa Psicanálise e & Literatura acontece simultaneamente nos CCBBs de Brasília e de São Paulo e está reunindo grandes nomes da cultura brasileira em torno da discussão das afinidades entre a teoria psicanalítica e a literatura. Entre os autores, artistas e psicanalistas que participaram da série, em Brasília, estão Fernando Bonassi, Marina Colassanti, Mario Prata, Tania Rivera, Miriam Schaiderman, Daniela Chatelard, Anna Verônica Mautner, Marçal Aquino, Luiz Celes.

Betty Milan é paulista, autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro. Suas obras também foram publicadas na França, Argentina, e na China. Colaborou nos principais jornais brasileiros e atualmente é colunista da Veja online. Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, sediado em Strasburgo, na França. Em março de 1998, foi convidada de honra do Salão do Livro de Paris, cujo tema era o Brasil. Antes de se tornar escritora, formou-se em medicina pela USP e especializou-se em psicanálise na França com Jacques Lacan.

Nicolas Behr é poeta, ecologista, nasceu em Cuiabá (MT), em 1958. Vive em Brasília desde 1974, tendo publicado seu primeiro livrinho de poesia, mimeografado, Iogurte com Farinha, em 1977. Após 26 livros publicados, em edições do autor, teve sua poesia reunida no livro Laranja Seleta, em 2007, lançado pela Editora Língua Geral. É proprietário da Pau-Brasilia Eco.loja, um viveiro de plantas.

onde fica
O debate Joyce e o Fim da Narrativa Linear será realizado no auditório do CCBB Brasília.
O CCBB fica na SCES Trecho 2, lote 22, tel.: 3310-7087.
quando ir
28/11/2008, s 19:30h
quanto custa
Entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 19h.
Duração: 120 min.
Recomendação: 12 anos.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados