Ajuda

Dúvidas ou dificuldades no uso do Overmundo? As dúvidas mais comuns em cada categoria estão respondidas abaixo. Se preferir, veja também:

O que é? —

  • O que é o Overmundo? Ele foi criado com que objetivo?

    O Overmundo é um website colaborativo dedicado à difusão da produção cultural brasileira e das comunidades de brasileiros no exterior, com foco em seus aspectos que não costumam receber cobertura da grande mídia.

  • O que posso encontrar no Overmundo?

    Reportagens, entrevistas, críticas sobre produção cultural brasileira; textos de ficção e não-ficção, poemas, teses, dissertações, monografias, livros, fotos, obras de arte, músicas, discos, filmes, dicas culturais e programação cultural das cidades brasileiras.

  • Como funciona o Overmundo? Qual é o processo de publicação?

    O Overmundo só existe a partir da colaboração de seus usuários. São eles que alimentam o site com textos, músicas, vídeos, discussões e comentários. Para publicar, basta fazer um rápido cadastro e postar sua colaboração em uma das seções do site.

  • Quem participa do Overmundo?

    Qualquer pessoa. Basta registrar-se e começar a interagir com os conteúdos e a comunidade do site, além de enviar as suas próprias colaborações para publicação.

  • Quem criou o Overmundo?

    O Overmundo foi criado pelo Movimento Núcleo de Ideias, formado por Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi, Ronaldo Lemos e Alexandre Youssef, por meio de patrocínio da Petrobras.

  • O que é a Equipe Overmundo? Por quem ela é formada?

    É o grupo de pessoas que administra o site e faz a moderação do dia-a-dia da comunidade. Os integrantes da Equipe Overmundo são os coordenadores-gerais e os moderadores do Overmundo. A Equipe Overmundo também participa e conta com o apoio próximo - sobretudo para a difusão regional e estímulo para crescente diversidade temática das colaborações do site - de uma Rede Editorial, cujos outros membros não precisam ter vínculos formais com o Instituto Overmundo nem são responsáveis pelas decisões cotidianas da Equipe Overmundo, fazendo esse trabalho espontaneamente.

  • O que é a Rede Overmídia?

    É uma rede de sites colaborativos ligados por um modelo de gestão editorial descentralizada cujo objetivo é ampliar os canais de acesso e intercâmbio de conhecimentos. Conheça os projetos integrantes da Rede Overmídia.

  • O código-fonte do Overmundo é aberto? O que significa isso? Posso fazer meu próprio Overmundo?

    O código-fonte do Overmundo está licenciado como software livre e pode ser baixado e instalado livremente, sob uma licença CC-GNU-GPL. Isso significa que todo o código do site também é aberto à colaboração de usuários e interessados, tornando possível compartilhar experiências em sua utilização e até mesmo no desenvolvimento de sua documentação.

    O download do código pode ser feito a partir da Wiki do Código. Por enquanto, ainda é pouca a informação ali, mas confiamos no espírito colaborativo, para que essa experiência possa render bons frutos.

  • O Overmundo é patrocinado pela Petrobras? O site é um órgão público?

    O Overmundo teve patrocínio da Petrobras, em 2006 e 2007, por meio do Programa Petrobras Cultural e dos mecanismos de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. Isso não significa que o Overmundo seja um órgão público. Ele é administrado por uma organização não-governamental e não sofreu nenhum tipo de ingerência de seus patrocinadores.

Conteúdo e seções —

  • Que tipo de colaboração posso enviar para o Overmundo?

    Colaborações relacionadas à produção e às expressões culturais de todo o Brasil e das comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo são bem-vindas no Overmundo.

    O Overmundo tem preferência explícita por informações sobre enorme parcela da produção artística brasileira que não tem espaço devido em outros espaços de divulgação. Seu objetivo é justamente o de dar visibilidade e fazer circular essa produção em toda a sua riqueza, buscando também perspectivas diversas e inovadoras sobre ela.

    O mesmo vale para os diálogos mantidos por meio dos comentários às colaborações: mais do que a simples reação positiva ou crítica a estas colaborações, o Overmundo incentiva a exposição nos comentários de novas idéias, informações ou pontos de vista complementares, realizando assim todo o potencial de descoberta e intercâmbio contido na interação cotidiana entre milhares de participantes distribuídos por todos os estados do país e diversos países mundo afora.

  • Devo mandar press-releases e sugestões de pauta para o Overmundo?

    Não! O site é aberto para colaborações autorais. Nossa preferência é para que não haja intermediários neste processo. Você pode e deve postar textos de sua autoria, ainda que divulgando algum projeto cultural.

  • O que é o Overblog?

    É a seção destinada a reportagens, entrevistas e críticas (normalmente em texto, mas também em áudio ou vídeo, se você quiser) que versem sobre a produção cultural brasileira.

  • O que é o Banco de Cultura?

    É a seção destinada à difusão online de obras culturais (músicas, poemas, narrativas, teses, filmes, fotografias etc.) produzidas no Brasil ou por brasileiros no exterior.

  • O que é o Guia?

    É a seção destinada a dicas de lugares, atividades, comidas, festas e eventos regulares da vida cultural das cidades de todo o Brasil.

  • O que é a Agenda?

    É a seção destinada a programas e eventos do calendário cultural em todo o país.

  • O que é Observatório?

    É um espaço para comentários editoriais da Equipe Overmundo, alimentado com posts sobre novidades no site, discussões sobre cultura, reflexões sobre as tendências da chamada web 2.0 etc.

  • O que é Fórum de Ajuda? Que tipo de dúvida posso tirar lá?

    O Fórum de Ajuda é o espaço para tirar dúvidas específicas. Se a dúvida que você tem não está respondida em nenhuma destas questões, vá ao fórum e consulte a comunidade.

  • O que é o Overmixter?

    O Overmixter é um site para remixes de músicas que congrega remixes e samples licenciados sob licenças Creative Commons. A iniciativa é uma parceria do Overmundo com o CCMixter.

  • Posso reproduzir o conteúdo do meu site ou blog no Overmundo?

    Sim. Mas lembre sempre de levar em conta que seu conteúdo estará disponível de acordo com o licenciamento do Overmundo. Se quiser reproduzir o conteúdo de seu blog de maneira sistemática, recomendamos o Overfeeds.

  • Quero escrever um artigo de opinião sobre os últimos acontecimentos. Onde publicá-lo?

    Depende. Se seu artigo trata de alguma questão sobre produção cultural ou de âmbitos da cultura brasileira (patrimônio, política cultural, ligação entre cultura e outros aspectos da sociedade brasileira etc.), ele pode ser postado no Overblog. Se a ideia é tratar de acontecimentos de outra natureza, é possível que o Overmundo não seja o local mais indicado. Por isso, confira a proposta editorial do site antes de publicar.

  • Qual é a diferença entre o Guia e a Agenda? Quero escrever sobre um evento que acontece todos os anos (ou com alguma periodicidade). Onde posso publicar?

    A Agenda é destinada para a programação cultural, não necessariamente periódica. O Guia comporta eventos periódicos. Você pode postar uma dica no Guia sobre um festival que acontece todos os anos na sua cidade, por exemplo, e colocar na Agenda a programação detalhada da próxima edição dele.

  • Como enviar colaborações de Artes Visuais para o Banco de Cultura?

    Ao clicar em Publicar colaboração, faça a opção por “Banco de Cultura” e, em seguida, por “Artes Visuais”. Você pode postar um total de 20 arquivos em JPEG de até 3000 pixels na horizontal ou na vertical, com o máximo de 3MB cada. Não deixe conferir as especificações de direitos das imagens.

  • Como enviar uma música para o Overmundo?

    Ao clicar em Publicar colaboração, faça a opção por “Banco de Cultura” e, em seguida, por “Música”. Você pode mandar até 20 arquivos com um máximo de 10MB cada. Eles podem estar no formato MP3 ou OGG. Mas atenção: apenas os arquivos MP3 poderão ser ouvidos em streaming!

  • Como posso disponibilizar uma música em streaming?

    Basta optar por enviar arquivos em MP3 e eles ficarão disponíveis para streaming (ou seja, para serem ouvidos apenas online) e download (para serem baixados no seu computador). Arquivos em OGG ficam disponíveis apenas para download.

  • Como enviar um vídeo para o Overmundo?

    Ao clicar em Publicar colaboração, faça a opção por “Banco de Cultura” e, em seguida, por “Vídeo”. Você pode enviar arquivos de até 200MB para o Banco, nos formatos MOV, MP4/MPEG4, AVI, MPG/MPEG e WMV, para download e streaming. É possível também postar vídeos de até 8MB (apenas para download) anexados aos artigos do Overblog, às dicas do Guia e às notas de Agenda.

  • Como posso disponibilizar meu vídeo em streaming?

    As colaborações em vídeo enviadas para o Banco de Cultura do Overmundo podem se tornar disponíveis em streaming (para serem assistidos online) e download (para serem baixados para o seu computador pessoal). Basta terem até 200MB e estarem nos formatos MOV, MP4/MPEG4, AVI, MPG/MPEG e WMV. Caso seu arquivo não esteja em um dos formatos listados acima, você pode optar por convertê-lo antes de postá-lo no Overmundo. Do contrário, o vídeo ficará disponível apenas para download.

  • O que significa a mensagem “vídeo aguardando conversão”?

    Durante alguns instantes (o tempo de conversão pode variar de poucos minutos até meia hora), seu vídeo passará por um processo de conversão que possibilitará sua fruição online. Na eventualidade de algum problema durante este processo, você receberá um aviso por email. Encerrada a conversão, seu vídeo já estará disponível para ser assistido também em streaming.

  • Posso postar qualquer vídeo no Overmundo?

    Não. Ele precisa ter até 200MB e, de preferência, estar em algum dos formatos indicados na página de publicação. Ele precisa ser de sua autoria (ou ter sua postagem autorizada pelo autor). E mais: certifique-se que ele não tem nenhum conteúdo (música, imagens etc.) com direitos de terceiros. Lembre-se que qualquer conteúdo postado no Overmundo fica disponível por meio desta licença Creative Commons.

  • Que tipos de textos posso enviar para o Banco de Cultura?

    O Banco tem três subseções para textos. “Poesia”, “Texto · Ficção” e “Texto · Não-Ficção”. Na primeira, estão poemas ou livros de poesia. Na segunda, contos, prosa poética, romances, novelas, roteiros, livros de ficção. Na terceira, crônicas, teses, dissertações, monografias e livros de não-ficção.

  • Qual é o procedimento de postagem de textos e poemas no Banco de Cultura?

    Para todas as subseções de texto do Banco (“Poesia”, “Texto · Ficção” e “Texto · Não-Ficção”), é possível postar o conteúdo diretamente ou enviar arquivo para download. Ao clicar em Publicar colaboração e optar por “Banco de Cultura”, escolha uma das três subcategorias de texto. Na página de publicação, escolha uma das opções: “Quero enviar um arquivo de texto” (para arquivos grandes para download) ou “Quero digitar um texto” (para leitura direta no post, com o limite de 21 mil caracteres).
    Se você optar por enviar um arquivo de texto, é possível colocar uma amostra, isto é, um trecho do texto para degustação.

Registro, login, perfis —

Publicação e edição colaborativa —

  • Vou postar minha colaboração. Em seguida, onde posso vê-la?

    Você tem duas opções de envio ao postar a colaboração. Colocar em Edição Colaborativa ou publicar diretamente. No primeiro caso, a colaboração ficará visível nas primeiras 48h apenas em Edição Colaborativa. No segundo caso, ela ficará visível entre as Colaborações mais recentes.

  • O que é a Edição Colaborativa? Para que serve? Como posso utilizá-la? Por que ela é útil?

    Ao postar uma colaboração, você poderá optar por colocar em Edição Colaborativa ou publicar diretamente. Na Edição Colaborativa, durante o período de 48 horas o(a) autor(a) pode fazer revisões e alterações, além de acompanhar as sugestões recebidas, podendo ou não incorporá-las. O uso da Edição Colaborativa é facultativo, mas extremamente recomendado, uma vez que, a partir do momento em que a colaboração é publicada, não é possível mais efetuar correções ou mudanças na postagem. Após o período de 48h, ela será publicada definitivamente e ficará visível pelas 48h seguintes também entre as Colaborações mais recentes.

  • O que encontro nas Colaborações mais recentes? Por quanto tempo minha colaboração é exibida entre elas?

    Neste espaço você encontra as colaborações publicadas no Overmundo durante as últimas 48h.

  • O que são Overpontos? Como eles são calculados?

    Os overpontos organizam a ordem de destaque com que cada conteúdo aparece dentro do Overmundo. São calculados a partir de um algoritmo matemático que leva em consideração a quantidade de votos que cada conteúdo obteve e também o tempo de postagem de cada conteúdo no site.

    Simplificando: com mais votos seu conteúdo tem mais destaque; mas perde destaque quanto mais tempo estiver publicado (não conta, obviamente o tempo que passou na Edição Colaborativa - o “relógio” do Overmundo só passa a medir o tempo a partir da publicação). É um recurso para termos um site sempre com novidades, nunca estático - também evitando que as matérias de maior destaque ganhem sempre mais votos, perpetuando-se assim nas páginas principais do Overmundo.

    Mas você terá sempre a opção de ver também os conteúdos ordenados por número de votos e por tempo de publicação. Basta trocar a opção “listar por overpontos” para “listar por votos” ou “listar por ordem cronológica” no menu que há na parte superior da maioria das páginas de cada seção do Overmundo.

  • Como posso votar nas colaborações de que mais gosto?

    Basta clicar no botão de voto disponível à esquerda de cada colaboração. Para isso, você só precisa estar logado.

  • Como fazer para receber mais votos? Posso pedir votos para os meus amigos?

    A quantidade de votos vai depender da relação que a comunidade vai estabelecer com a sua colaboração. Você pode divulgar sua colaboração e pedir votos de modo pessoal e privado, mas lembre-se de que nem todo mundo gosta de ser convidado para votar em colaborações. Use o bom senso para divulgar sua colaboração. E atente para o que o Overmundo considera spam.

  • O que são tags?

    O sistema de classificação do conteúdo do Overmundo também é colaborativo. No momento da postagem, você deve escolher as palavras-chave (ou tags, como ficaram populares recentemente na internet) que melhor resumem os assuntos nela abordados. Digamos que você escreveu um texto sobre a nova produção de um grupo de teatro de Rio Branco que fala da vida dos seringueiros. As palavras-chave poderiam ser: teatro, seringueiro, Xapuri, Chico Mendes. Use quantas tags quiser, é você quem nos diz o que é realmente importante. E esta classificação vai servir para linkar seu texto com todo o resto do conteúdo do Overmundo.

    Você pode associar sua colaboração às tags que quiser, mas, para facilitar a busca, nós aconselhamos o uso preferencialmente no singular ("filme" e "blog", em lugar de "filmes" e "blogs"), sem acentos ou cedilha. As tags devem conter no mínimo dois caracteres alfanuméricos e virem separadas umas das outras apenas por espaços. Além disso, no caso de expressões ou palavras compostas, use hífen para indicar que se trata de uma única tag. No exemplo que demos acima, ficaria o seguinte: teatro xapuri seringueiro chico-mendes.

    Além das tags que você mesmo indica, as suas colaborações no Overmundo são também associadas à categoria (Música, Cinema/Vídeo, Literatura, Artes Cênicas etc.), ao estado e à cidade escolhidas por você no momento da publicação. Essas são tags-padrão que facilitam e ajudam também a consolidar a classificação colaborativa dos conteúdos no site.

    Você pode buscar por tags diretamente ou olhar em nossa nuvem de tags quais são os assuntos mais populares no Overmundo.

  • Como faço para colocar um link no Overmundo? E para formatar meu texto com negrito e itálico?

    Basta selecionar com o cursor o trecho do texto que pretende marcar e clicar no botão correspondente a “itálico”, “negrito” ou “link” na interface de publicação do site. No caso do link, uma nova janela se abrirá para que você coloque o endereço eletrônico correspondente. Para maiores detalhes, acesse a opção como funcionam os botões?, disponível na interface de publicação.

  • Como postar uma imagem no Overmundo? Quais são os formatos e tamanhos ideais?

    Certifique-se de que a imagem é um JPEG. Se a extensão do arquivo for .jpg ou .jpeg, você não terá problemas. Se o arquivo for um .gif ou .bmp, por exemplo, será necessário convertê-lo para JPEG, utilizando qualquer programa de manipulação de imagens (ex.: Paintbrush, IrfanView etc.).

    Verifique se a imagem está no formato "paisagem" (retangular, com a largura maior do que a altura). A imagem principal de sua colaboração deve estar neste formato, mas você pode adicionar fotos em formato "retrato" através do recurso de múltiplas imagens.

    Poste imagens de até 1 MB e que tenham de 600 a 950 pixels de largura. A altura não importa, desde que o formato seja "paisagem". A única exceção fica por conta da subseção Artes Visuais, no Banco de Cultura, onde é possível postar imagens de até 3MB, com 3000 x 3000 px, tanto na vertical quanto na horizontal.

    Mas atenção: lembre sempre de conferir os direitos da imagem que você deseja publicar no Overmundo, e lembre-se de que ela ficará disponível sob uma licença Creative Commons.

  • Como posso assinar a newsletter do Overmundo?

    A newsletter do Overmundo é enviada mensalmente para jornalistas e produtores culturais de todo o país com uma seleção de colaborações interessantes do site. Se você deseja assiná-la, entre em contato com a Equipe Overmundo.

  • Vi uma informação errada no Overmundo. O que faço?

    Caso a informação esteja desatualizada (lembre-se de que as colaborações no Overmundo trazem sempre a sua data de publicação), o ideal é fazer um comentário ou enviar uma mensagem privada informando ao autor. Se for realmente necessário, entre em contato com a Equipe Overmundo, informando o link da colaboração e o erro.

Direitos autorais —

Moderação —

  • O que é o botão “Alerta” que vejo em todas as colaborações e comentários?

    É o meio pelo qual qualquer colaborador pode informar a Equipe Overmundo sobre eventuais violações das regras do site. Com base na avaliação dos alertas recebidos, a Equipe poderá a qualquer momento excluir conteúdos disponibilizados no site.

  • Que regras editoriais e de convivência devem ser observadas para a participação?

    Não mais do que as regras naturais de colaboração e civilidade em qualquer ambiente coletivo, virtual ou real:


    • Observar a proposta editorial do site e a seção adequada para a publicação de cada conteúdo

    • Não publicar colaborações ou comentários que contenham violações de direitos de terceiros (autorais ou outros), agressões, manifestações de discriminação e intolerância ou que caracterizem a prática de spam, como comentários com links para colaborações em votação ou propagandas claramente descontextualizadas. (Se ficar na dúvida, dê uma olhada em o que o Overmundo considera spam)

    • Manter os padrões de civilidade e respeito na participação em todos os espaços de diálogo disponíveis no site: não fazer ou aceitar provocações; utilizar os espaços de comentários e fóruns apenas para diálogos pertinentes às colaborações ou tópicos de debate a que se relacionem; não monopolizar diálogos com comentários sucessivos e/ou constrangendo a participação dos demais etc.

    • Agir com ética e boa-fé em relação aos mecanismos de funcionamento da comunidade do site: prestar informações fidedignas no momento do registro; não adotar práticas que visem a manipular a produção editorial colaborativa do site e/ou o fluxo dos diálogos coletivos no ambiente do site; ajudar a promover a diversidade e a qualidade no conjunto das colaborações publicadas e destacadas.

  • Como o Overmundo lida com abusos às suas regras? Como denunciá-las?

    Todas as colaborações e comentários disponíveis no Overmundo contam com um canal de “Alerta” por meio do qual qualquer colaborador pode informar a administração do site sobre eventuais violações das regras. Com base neles, a Equipe Overmundo poderá a qualquer momento excluir conteúdos disponibilizados no site, assim como, em casos extremos, desativar os perfis de usuários envolvidos em violações recorrentes ou particularmente graves.

    As decisões da Equipe Overmundo nas situações acima são tomadas de forma criteriosa, com base no conjunto de regras de uso do site já expostas, e são portanto soberanas. Vale notar, em relação a isso, que o uso indevido dos espaços de publicação de colaborações ou comentários disponibilizados no site para o questionamento de decisões tomadas pela administração no julgamento de alertas específicos também não é admitido, e implicará na exclusão dos conteúdos publicados com este fim.

  • Quem define as regras editoriais e de convivência do Overmundo?

    É a Equipe Overmundo.

  • Recebi uma mensagem indicando que uma colaboração minha (ou um comentário meu) foi removida(o) por conta de um “Alerta”. O que faço?

    Leia atentamente a mensagem recebida. Se sua colaboração foi retirada por ter sido postada na seção errada, a Equipe Overmundo vai indicar na mensagem qual é o lugar ideal para postar novamente. Se sua colaboração foi retirada por estar fora da proposta editorial do site, por ter conteúdo ofensivo ou conter spam, por favor entenda que não é este tipo de colaboração que o Overmundo aceita. No caso dos comentários, a retirada pode ter sido motivada por conteúdo ofensivo, spam ou por fazer parte de uma conversa que foi removida.

    Ou, se você não recebeu uma mensagem da Equipe Overmundo, por favor, verifique o funcionamento do email cadastrado e atente para a sua caixa de anti-spam. A mensagem pode ter ficado retida ali.

  • Quero receber de volta o conteúdo de uma colaboração retirada pela Equipe Overmundo. O que faço?

    Entre em contato com a equipe. Mas lembre-se de guardar sempre uma cópia do conteúdo com você antes de postar. Recuperar conteúdos removidos do site é sempre uma exceção!

  • A Equipe Overmundo pode excluir um participante do site? Por que motivos?

    Sim, pode. Não gostamos de chegar a este limite, mas se houver violações recorrentes ou suficientemente graves, isso pode acontecer.

  • O que o Overmundo considera spam? O que acontece com spams no Overmundo? O que devo fazer quando recebo um spam? O que acontece com quem me mandou um spam?

    Spam é todo e qualquer tipo de propaganda não-solicitada, com vistas a ganhos comerciais ou meramente obtenção de visibilidade. No Overmundo, há basicamente dois tipos de spam:


    • o spam malicioso: cujo tema, em geral, se refere a modos de ganhar dinheiro fácil ou mera pornografia. São raros, mas os colaboradores que fazem este tipo de spam recebem de imediato uma advertência da Equipe Overmundo e, se reincidentes, podem ser banidos da comunidade

    • o spam de divulgação de conteúdos: com o propósito único e exclusivo de chamar a atenção de outros colaboradores para uma determinada colaboração e, assim, angariar mais votos nas filas do Overmundo. Neste caso, é considerado spam o comentário publicado em colaboração de terceiros que apenas disponha de um link e/ou uma menção rápida a uma situação de "troca de favores", por exemplo. O Overmundo condena este tipo de prática nos comentários e não o recomenda nem por meio de mensagem privada. Você pode, é claro, divulgar links de colaborações que nitidamente têm relação com outras colaborações ou com os interesses de outros colaboradores, mas é sempre importante tentar contextualizar. Aja sempre com bom senso.


    Como na maior parte dos sites colaborativos da internet, aqui, o spam se constitui em uma prática inaceitável. Tanto que, além de resguardar os dados de seus colaboradores por meio da sua Política de Privacidade, o Overmundo apresenta uma série de ferramentas e mecanismos de proteção com o claro objetivo de restringir as ações de colaboradores que disseminem spams.

    Se você recebeu um spam, o melhor a fazer é alertar o conteúdo inconveniente ou bloquear o recebimento de mensagens privadas a partir de determinado colaborador. Lembre-se de que todo e qualquer conteúdo alertado será imediatamente enviado à Equipe Overmundo, que, tão logo quanto possível, avaliará a sua demanda.

Comunicação com a comunidade —

  • Quero ser avisado sobre novas colaborações no Overmundo. Como faço?

    Você pode assinar o RSS das colaboração mais recentes do Overmundo. Não sabe o que é RSS? Então leia esta pergunta.

  • Quero ser avisado sobre comentários nas minhas colaborações ou nas colaborações que comentei. Como faço?

    Acesse as “opções” de seu perfil, e habilite a opção correspondente.

  • Como faço para enviar uma mensagem privada?

    Acesse o perfil do colaborador com quem quer se comunicar e clique em “enviar mensagem”. (Caso esta opção não esteja disponível, provavelmente ela foi desabilitada pelo colaborador em questão.)

  • Como faço para ler mensagens privadas em minha caixa postal?

    Acesse o seu perfil e clique na opção “mensagens”.

  • Quero ser avisado sobre novas mensagens privadas em minha caixa postal do Overmundo. Como faço?

    Acesse as “opções” de seu perfil, e habilite a opção “Quero receber por email notificações de mensagens de outros colaboradores recebidas em minha caixa postal”.

  • Quero receber mensagens privadas, mas gostaria de bloquear o recebimento das mensagens de um colaborador específico. Como faço?

    Acesse o perfil do colaborador em questão e clique na opção “bloquear usuário”.

  • E se eu não quiser mais receber mensagens privadas? Como faço?

    Vá em “Editar perfil” e desabilite a opção “Concordo em receber emails enviados através de meu perfil público no Overmundo”.

  • O que é RSS? Como utilizá-lo?

    RSS é uma tecnologia que permite que você receba automaticamente as atualizações dos sites pelos quais se interessa, sem precisar mais ter de acessá-los um a um e repetidamente para encontrá-las. Comparando com a mídia impressa, é como se você fizesse uma assinatura dos sites escolhidos e assim passasse a receber em casa as novidades, sem ter que sair em busca delas.

    Para utilizar o recurso é preciso que você tenha um leitor de RSS (que pode ser instalado no seu micro ou pode ser online) e que os sites que você quer “assinar” contem também com essa tecnologia. A existência dela é normalmente indicada nos sites por botõezinhos cor-de-laranja com as siglas “RSS”, “XML” ou “ATOM”, como os que você encontra ao lado de cada seção do Overmundo. O site pode ter um só canal de RSS, que distribui para os assinantes todas as atualizações dele, ou vários canais, permitindo aos usuários assinar apenas as novidades das seções e conteúdos que mais lhe interessem.

    Há diversas opções de leitores de RSS disponíveis, como o FeedReader (um dos mais populares programas de RSS para Windows), o RSSOwl (que tem versões para Windows, Linux e Mac) e o Google Reader (que tem a vantagem de ser um “leitor de feeds online”: você não precisa instalar nada no seu computador).

    O Overmundo disponibiliza canais de RSS para que você receba atualizações no Overblog, no Banco de Cultura, no Guia, na Agenda, na Edição colaborativa e nas Colaboração mais recentes, nos tópicos do Fórum de Ajuda, e no Observatório. Fora isso, você também pode filtrar os seus preferidos, e escolher receber novidades apenas de um estado, de uma cidade, de uma categoria (música, cinema, bares etc.), ou mesmo de um só colaborador.

    Para assinar via RSS as atualizações de uma ou várias dessas opções, você deve clicar no botãozinho cor-de-laranja que vem sempre ao lado do título delas e em seguida copiar o endereço que aparece na barra de endereços do seu navegador e colar no lugar indicado no seu leitor de RSS. Geralmente, os leitores de RSS têm opções parecidas com “Adicionar fonte de notícias” no menu superior. Abrindo essa opção, o programa pedirá uma URL – ou seja, um endereço de página na internet –, que é onde você vai colar o endereço copiado do canal que escolheu no Overmundo.

  • Como posso reportar um bug à Equipe Overmundo?

    Se você localizar um bug ou erro no Overmundo, é muito importante que você nos comunique sobre ele no Fórum de Ajuda. Mas, antes de reportar o bug, certifique-se de que ele não é um problema local. Se a falha for realmente notória, siga as instruções sobre como reportar um bug. A Equipe Overmundo tentará solucionar o problema o mais breve possível.

  • Li todas as respostas para estas Dúvidas Frequentes, várias vezes, e ainda tenho dúvidas. O que faço?

    Vá ao Fórum de Ajuda e confira se sua dúvida já foi tirada por algum membro da comunidade. Antes de postar uma dúvida, busque por tópicos que eventualmente possam responder à sua questão. Caso nenhuma resposta seja satisfatória, abra um tópico novo e pergunte. Somente em último caso, entre em contato com a Equipe Overmundo.

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

dúvidas frequentes

Está com alguma dificuldade ou tem alguma dúvida sobre o Overmundo e seu funcionamento? consulte a seção de dúvidas frequentes

o que é

Chegou agora e quer conhecer mais? Entenda o que é o Overmundo em um minuto.

publicação passo a passo

Dúvidas sobre a publicação de colaborações? Siga este passo a passo em vídeo e veja como é fácil.

dúvidas frequentes

Como nasceu, quem coordena e quais são os objetivos que norteiam o Overmundo. Leia aqui

proposta editorial

Entenda a proposta editorial que norteia a publicação de conteúdo no Overmundo.

fórum de ajuda

Se a sua resposta não está nas dúvidas frequentes, você pode pedir ajuda aos outros usuários no Fórum de ajuda. Os colaboradores do Overmundo são prestativos!

 

Creative Commons

alguns direitos reservados