Uma pausa nas teclas de preços. Foi assim que as duas atendentes de um supermercado de Bangu receberam sua dança, encomendada por um amigo. Do estranhamento ao deleite, foram dois toques. “Adorei. Tudo o que faz parte da dança e da arte é maravilhoso”, disse Maria Elizabete Leocádia, 49 anos.
Na hora do exame pré-natal, realizado no Centro Municipal de Saúde Wladimyr Franco, em Bangu, a grávida Jane Teixeira, 28 anos, recebeu a dança encomendada pelo marido Lourenço, que assistira ao vídeo "Fora de Campo" na Lona Cultural. Ficou lisonjeada. Quem assistiu com ela também:
“Linda a desenvoltura, os movimentos. Tá aprovado”, disse Lucinete Moraes de Oliveira, 60 anos.
Após uma trajetória de sete anos em festivais, eventos e espaços culturais e públicos no Brasil, Europa e África, o projeto "Dança Contemporânea em Domicílio", da bailarina e coreógrafa Cláudia Müller, está realizando sua primeira temporada no Rio de Janeiro.
Os casos citados acima são apenas dois entre 100 solos que a artista vem realizando neste mês de outubro no Rio, sempre a convites ou por sugestão de alguém, em locais nos quais este tipo de manifestação cultural não seja esperado, buscando espaços despercebidos, brechas no cotidiano. De graça, sempre.
Quem for hoje ao Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, às 21h, poderá conhecer um pouco mais deste trabalho, quando haverá a exibição do vídeo "Fora de Campo" e depois debate com a crítica Daniele Ávila. “O objetivo é chegar ao público transformando qualquer lugar em espaço para a arte, integrando-a ao cotidiano”, destaca esta paulista que adotou o Rio para viver há 16 anos.
O projeto foi contemplado pelo FADA 2012 e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Nas últimas duas semanas, Cláudia Müller se apresentou no Andaraí, Tijuca, Grajaú, Maracanã e Pavuna, entre outros. Dias 27 e 29 apresenta-se em Copacabana e Leme. Para agendar as apresentações, os interessados devem ligar para 21 9300-7896. Cada “sessão” tem duração de 5 minutos.
Nascida e criada em São Paulo, Cláudia Müller tem 42 anos e 24 anos de carreira profissional, tempo em que atuou em companhias de SP, RJ e Alemanha. Sua formação inclui balé clássico, dança contemporânea e performance. Adotou o RJ há 16 anos, hoje vive em Santa Teresa. Aqui concluiu o mestrado em Artes/Processos Artísticos Contemporâneos na UERJ com a pesquisa “Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual”, orientada por Ricardo Basbaum.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!