Debate Laranjada - Existe raça no Brasil?

de 01/6 a 04/6 · Rio de Janeiro, RJ
1
MC Laranjada · Rio de Janeiro, RJ
2/6/2007 · 7 · 0
 

O Código Laranja realizará um debate virtual no Laranjada, seu programa de mensagem instantânea.

O assunto em questão é:

Existe raça no Brasil?

A BBC começou a divulgar no seu site uma pesquisa que fez com 10 celebridades brasileiras ditas negras sobre a origem de seus DNAs. A divulgação destas informações vem colocar ainda mais lenha na fogueira sobre o debate de raças no Brasil e da criação de cotas para negros nas universidades públicas. O termo raça é considerado impreciso na genética mas ainda é usado para determinar categorias sociopolítica – o IBGE divide a população brasileira em pretos, brancos, pardos, indígenas e amarelos.

Os críticos desta classificação dizem que especialmente no Brasil, houve uma miscigenação tão intensa que uma pessoa preta pode ter a mesma composição genética de um branco e vice-versa.

O advogado Hédio Silva, ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo, é a favor da classificação. "Raça no Brasil é uma categoria política: negro é quem é tratado como negro" e conclui que não é necessária a carta genética para ser discriminado.

Mas o que é mais interessante, ter um Brasil com raças bem definidas ou ter uma sociedade desracializada?

Seguem algumas das celebridades que foram testadas geneticamente pela BBC: Sandra de Sá tem 96,7% de africana, 2,1% de européia e 1,1% de ameríndia; Frei David possui 68,2% de africana, 30,8% de européia e 1,0% de ameríndio; Daiane dos Santos possui 40% de européia, 39% africana e 20% ameríndia; Neguinho da Beija-flor possui 67% européia, 31,5% africana e 1,4 ameríndia; Ildi Silva é 71,3% européia, 19,5% africana e 9,3% ameríndia; Djavan tem 65% africana, 30,1% européia e 4,9% ameríndia; Seu Jorge é 85,1% de africana, 12,9% de européia e 2% ameríndio.

Segue abaixo algumas das opiniões de leitores da BBC publicados no site:

No artigo "Genética alimenta polêmica sobre 'raças' no Brasil" um tal advogado Hédio Silva afirma ver "na tentativa de 'desracializar' o Brasil um desserviço às políticas de ação afirmativa".
O tal advogado só esqueceu-se de uma coisa óbvia:
AS POLÃTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA DE CUNHO RACIAL SÃO POLÃTICAS RACISTAS.
Só racistas fazem questão de afirmar raças.
Ricardo, São Paulo

No Brasil só existe raça quando queremos determinar qual é o lugar e o papel do negro nesta sociedade. Quando os negros que em sua grande maioria estão nos mais baixos extratos da pirâmide social, lutam por políticas reparatórias, vêm o discurso que não existe RAÇA no Brasil. não é engraçado?
Joilson Cruz da Silva, Salvador

Outras opiniões podem ser lidas no site da BBC:
http://newsforums.bbc.co.uk/ws/thread.jspa?sortBy=1&threadID=6544&start=0&tstart=0&#paginat

Mas o que isso tudo significa? A quem beneficia a classificação de raças? As políticas de afirmação social ajudam a inserção de negros na sociedade ou aumentam o preconceito? Se cientificamente não faz sentido a classificação de raças, por que acontece a discriminação? Onde estão os ameríndios e as suas cotas nas universidades públicas? Cor é uma simples questão de melanina?

Essas outras questões serão debatidas no Laranjada nessa sexta-feira, dia 01/06/2007, às 15:00 e ficará aberto durante todo o final de semana. Os colaboradores do Código Laranja participarão e todos os membros do Laranjada estão convidados.

Para participar deste debate basta estar cadastrado no Laranjada (http://www.codigolaranja.com.br/), entrar no blog messenger e você receberá automaticamente um convite para o debate. Para retornar a sala, basta clicar em ‘selecionar‘ e pesquisar a sala ‘Existe raça no Brasil?’.

Contamos com a sua participação!

onde fica
http://www.codigolaranja.com.br/?p=552
quando ir
01/6/2007 a 04/6/2007, às 15:00h
quanto custa
Gratuito
website
www.codigolaranja.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados