Lançamento do livro "Palhaços do nosso Povo"

24/6 · São Paulo, SP
Arquivo das Autoras
Foto da Capa do livro
1
Valdir PS Lima · São Paulo, SP
21/6/2010 · 10 · 0
 

As autoras e o Centro de Memória do Circo

Convidam para o

Lançamento do livro “Palhaços do nosso Povo”
Autoras: Maria Lulú e Monique Franco - Orientador: Clerouak

“Quem são esses homens de tez encardida e passos graciosos? Quem são esses magos de magras figuras e riso na boca? Quem são esses reis sem níquel no bolso, mas fartos de festa? Deviam se maldizer e dançam” (Texto de Oswaldo Barroso na 4ª capa do livro)

Contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2009, a pesquisa “Os Palhaços da Cultura Popular Brasileira” conseguiu se concretizar e se transformar no livro denominado “Palhaços do Nosso Povo”, que mostra a investigação sobre arte dos palhaços brasileiros inseridos nas brincadeiras e manifestações populares. Como conseqüência de pesquisa foi possível alçar novos vôos na busca de diferentes maneiras de se fazer, ver e aprender tal arte. Além de entrevistas com palhaços e pesquisadores, o livro traz fotos dos palhaços da cultura popular brasileira. Na noite de lançamento o livro será distribuído para Cias. de Circo, de Teatro, Escolas, Trupes Circenses entre outras. Para demais interessados o livro será comercializado no coquetel de lançamento, em algumas livrarias ou pelas próprias autoras. Na noite de lançamento haverá performances das autoras e do orientador, além de exibição de um documentário curta metragem de 10 minutos, com imagens recolhidas durante a pesquisa para o livro. Saiba mais sobre o livro, as autoras e o orientador aqui ou abaixo.

Imprensa: Edson Lima / O Autor na Praça – 9586 5577 - edsonlima@oautornapraca.com.br
Patrocínio e viabilização do livro: Cia. Clerouak e Maria Lulu, Cia. Baitaclã, FUNARTE - Ministério da Cultura, Governo Federal, Fundação Athos Bulcão e Cooperativa Paulista de Teatro
Apoio: Centro de Memória do Circo, O Autor na Praça, Galeria Olido, DPH - Departamento do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo e Prefeitura do Município de São Paulo.

Sobre o livro Palhaços do nosso Povo – “Quem são esses homens de tez encardida e passos graciosos? Quem são esses magos de magras figuras e riso na boca? Quem são esses reis sem níquel no bolso, mas fartos de festa? Deviam se maldizer e dançam” (frase do escritor e pesquisador Oswaldo Barroso). Mateus, Bastião do Pastorial Profano, Papangus e Marungos. Esses são alguns nomes que poderiam responder a pergunta de Oswaldo Barroso, para aqueles que procuram tal resposta. Onde estão nossos palhaços? Os palhaços Filhos da nossa terra e criados a partir da necessidade do povo em brincar a sua maneira, de transformar a realidade em festas e seu instrumento de trabalho em ferramentas da arte? Essas são algumas perguntas que nos motivaram a enfiar nossos narizes de palhaço no campo da pesquisa “Palhaços da Cultura Popular Brasileira”, que resultou no livro “Palhaços do Nosso Povo”, contemplado com Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da FUNARTE em 2009, que tornou possível sua publicação.

Nesse livro encontra-se uma síntese sobre cada manifestação pesquisada, alem de dados sobre o que são, onde atuam e principais características, dos palhaços, estudados, pesquisados e entrevistados. Através de textos e fragmentos de falas recolhidas foi possível elaborar reflexões a respeito de seus imaginários, ritualizações, fantasias e expressões. No último capítulo encontra-se entrevistas e fotos daqueles que atuam e dedicam a vida à sua profissão, missão, seu sonho e sua sina. (trecho do texto de apresentação do livro.

“Palhaços do nosso povo”, autoras: Maria Lulú e Monique Franco, orientador: Clerouak, Edição das autoras, 108 páginas, formato 15x21, Preço: R$ 20,00.

onde fica
Centro de Memória do Circo – Galeria Olido
Av. São João, 473 – Térreo – Centro – SP
quando ir
24/6/2010, às 18:30h
quanto custa
Entrada Franca
website
www.ospalhacosdonossopovo.blogspot.com
contato
Centro de Memória do Circo - Tel. 3397 0177

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados