Violonista faz show em homenagem à Imigração Japonesa no dia 25, acompanhado pelo Trio violão, baixo e bateria
No próximo dia 25, o disco “Tokyo Session” do violonista Yamandu Costa, lançado somente no Japão em 2006, chega às lojas brasileiras. Na mesma noite, às 21 horas, o músico se apresenta no Espaço Brasil Telecom e mostra o repertório do CD, acompanhado pelo Trio formado por ele, o baterista Edu Ribeiro e o baixista Thiago Espírito Santo.
O show é uma homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e à carreira internacional de Yamandu, que em 2005 despertou a atenção da mídia e do público no Japão com seu virtuosismo ao violão de sete cordas. O músico gaúcho toca estilos diversos como choro, bossa nova, milonga, tango, samba e chamamé, por isso, é difícil enquadrá-lo em uma corrente musical, pois Yamandu mistura todos os ritmos e cria interpretações de rara personalidade.
Nascido em 1980, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Yamandu Costa começou a estudar violão aos sete anos, com o pai Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”, e aprimorou seu talento com Lúcio Yanel, músico argentino radicado no Brasil. A escola de Yamandu era a música folclórica do Sul do país, da Argentina e do Uruguai, até que, a partir dos 15 anos, passou a ouvir Radamés Gnatalli, Raphael Rabello, Baden Powell, Tom Jobim e outros músicos brasileiros. Aos 16 anos foi convidado a abrir o show de Baden Powell, com quem também dividiu o palco.
O violonista recebeu diversos prêmios em sua carreira precoce, entre eles o 25º Prêmio de Melhor Instrumentista do Rio Grande do Sul, em 1998; o Prêmio Visa de MPB – Edição Instrumental em 2001, quando lançou seu primeiro disco solo; e o Prêmio Caras 2002 como Revelação de 2001 do júri oficial e popular. Apresentou-se ao lado de grandes músicos como Paulo Moura, considerado um gênio do saxofone; o maestro Roberto Minkzuc; Renato Borghetti; Dominguinhos; Almir Sater; Marcelo Bratke e muitos outros.
Nas dez faixas de “Tokyo Session”, Yamandu comprova mais uma vez seu talento como instrumentista em interpretações inéditas e emocionantes para as composições de Garoto (Lamentos do Morro), Baden Powell (Tempo Feliz) e Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Modinha), entre outras. O CD também traz à tona o Yamandu compositor em três canções: “Meiga”, “Maneco” e “El Negro del Blanco”.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!