Para quem curtiu a colaboração "Quartaneira - Quarta-feira Pantaneira" http://www.overmundo.com.br/guia/quartaneira-quarta-feira-pantaneira
Vamos postar aqui algumas músicas que nasceram nos palcos da Confraria do Piau e depois, através do esforço dos inacreditáveis altruístas, foram gravadas no CD "Kurikaka & Makako e os Dinossauros - Viagem pelo Mar de Xaraés".
Como em cada colaboração só dá para postar uma música de cada vez, vamos fazer por partes.
Na parte 1 apresentamos a música "Bar Beira-Rio", que canta com muita alegria o ambiente da Confraria do Piau e as moagens pantaneiras que nós, Coxinenses, fazemos para comemorar coisa nenhuma.
Na parte 2 vamos postar:
"Viagem pelo Mar de Xaraés", uma remontagem da História Regional sul-matogrossense que fala sobre rios que navegam sem pressa, cidades por trás de cada porto, canoas, noites e lua morena bem perto de Poconé, fogueira acesa na areia de uma ilha nos mares de Xaraés... Terra perdida cadê sua gente, cadê Guató, Ofaié, Guachi, onde anda agora Kadiwéu, Boróro, cadê as tribos que viviam aqui...
É linda.
E na parte 3 vamos publicar:
"Congresso dos Bichos", um protesto muito louco (e infelizmente tão real) contra a devastadora ação antrópica em nosso pantanais. A originalidade está nos relatos feitos pelos próprios animais sobre sua difícil convivência com os seres humanos. Muito legal.
Estas músicas e o CD "Viagem pelo Mar de Xaraés" são uma homenagem à memória de Zacarias Mourão, Vital e Henrique Spengler. À ACC - Associação Cultural Coxinense, ao Movimento Cultural Guaicuru, aos artistas e confrades da Confraria do Piau e, em especial, ao Confrade-Mor José Guedes de Melo.
Gente, aproveitem, é overdose cultural!!!
Abraços a todos
Marcos Paulo Carlito direto da Confraria do Piau
Coxim/MS
Marcos, louvável a sua iniciativa de divulgar a cultura regional.
Parabéns, irmão.
Valeu grande amigo!!!
Marcos Paulo Carlito · , PR 28/9/2007 13:49
Marcos, acho que vou aceitar aquele convite.
A música despertou uma vontade de ficar "neste lugar, beira-rio, beira bar".
Que beleza!
A música é linda e a letra muito divertida.
Adorei.
beijos
Querida Saramar, basta dizer quando você vem que a gente prepara uma edição especial da Quartaneira.
Não esqueça de comparecer a colaboração quando ela estiver em votação!
Grande abraço!!!
Marcos Paulo Carlito
Marcos Paulo
Legal essa divulgação do grupo e as musicas...neste lugar...ter vida boa...
Votado e salvo.
Marcos,
Quem bom que grupos e pessoas como vocês,
porporcionem momentos de imensa beleza.
Tudo é perfeito.
Procure o a Rádio Overmundo. Eles terão a maior satisfação de divulgar a cantoria de todos.
Abração.
Benny.
Marcos, chapei!
que venham as "partes".
essa já baixei.
como é bom esse negócio de música postada, vc tá aqui e outro manda de lá
e vc baixa e ouve, como se estivesse pertinho pertinho.
parece até q
votado Samara, parabens.
Felipe Henrique · Mesquita, RJ 28/9/2007 22:20
até que tava na hora da hora.
Marcos, já estou no bar Beira-rio, mais uma !
apesar de ser sexta-feira .
abraços calangos meu amigo!!!!
Se vier aqui, estarei de portas abertas.
Olá amigo Marcos,
por enquanto eu votei e estou salvando, depois eu volto para comentar mas antecipadamente, meus sinceros aplausos pela iniciativa.
Abraços.
Carlos Magno.
Oi amigo Marcos,
esta música é o hino da Confraria do Piau meu camarada, ela é intuitiva, tem um andamehto gostoso e é bem descritiva. A melodia fica na cabeça da gente quado acabamos de ouvir. uma letra bem descontraida e agradabilíssima. e esse pontilhado de viola tá uma delícia, Meus sinceros aplausose abraços.
Carlos Magno.
Essa música é muito boa!
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 29/9/2007 00:22Marcos, que beleza, estou gravando, um abraço, andre.
Andre Pessego · São Paulo, SP 29/9/2007 00:30
Marcos.
Beleza! Guardei na minha coleção de músicas especiais. Pede mesmo ao pessoal da Rádio Overmundo para divulgar!
Abraço,
Baduh
(votadíssimo, é claro!)
Estou "descarregando", depois comento. Abraço!
Rynaldo Papoy · Guarulhos, SP 29/9/2007 05:44
Primeiro fiz o Download, ouvir várias vezes e voltei. Música muito boa, mas me deu uma vontade de ver conhecer esse encontro do rio com o bar deve ser emocionante!
Elizete
Muuuuuito bom! O rio... sempre a nos inspirar! Eta vida boa! Parabéns! Abçs!
Nydia Bonetti · Campinas, SP 29/9/2007 08:47Achei muito bacana. Vou manter na minha lista. Como digo, o Overmundo é a tomografia computadorizada do Brasil. Abraços!
Rynaldo Papoy · Guarulhos, SP 29/9/2007 09:43
Amigo Marcos,
Através do overmundo vc está divulgando a nossa cultura e tornando a já conhecida Coxim ainda mais conhecida no cenário nacional. Aqui em Aquidauana tivemos há tempos atrás também um bar "Beira-Rio" às margens do Aquidauana, onde era possível contemplar os reflexos do pôr-do-sol nas águas do Aquidauana, comendo peixe frito, tomando cerveja e ouvindo boas músicas...pena que acabou.
Muito boa a música e com uma letra que é um convite a conhecer o local.
Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo
Abraços
Agenor
Marcos.
Gostei muito e fico a imaginar vocês em rede nacional através do Sr.Brasil ou do Viola Minha Viola.
Com certeza, como já foi sugeriddo vocês terão direito a um programa de rádio overmundo com entrevista e músicas.
Abraços para todos da confraria e para todos que sabem apreciar a boa música.
Rapaz! Neste sabadão quente num "Bar beira-rio" é tudo q eu quero.
Jóia essa música, hein???
Abraços
Sander
Salve Marcos Paulo.
Muito grande a alegria.
De exercer a Cidadania.
Participando da Confraria.
Nem que seja através do voto.
Um Abraço Amigo.
Perdão Marcos, não consegui ouvir de jeito nenhum, deve ser este computador. Tentarei n'outro.
Um abraço.
Gostei! Votei!
Flores @>--
Êh, vida boa, essa de beira-rio.Essa música é uma tentação para uma vida beira-rio, beira-bar. Bom demais.
Abraços! Ainda vou conhecer esse beira-bar!
Votadissimo e downlodado.
Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 30/9/2007 20:40
Bem, eu já havia votado. Voltei pra te agradecer pela lembrança.
Obrigada Marcos. Já baixei e esta guardadinha. Parabéns!
Olá, Carlito. Tudo bem?
Como sempre, colocando assuntos interessantíssimos no Overmundo, para nosso deleite. Um abraço.
Pessoal ... aqui vai um pouco da história desta música.
Quando conheci o Adão Reis, que é natural de Rio Negro/MS, ele me levou prá conhecer o rio negro, que dá nome à cidade. É um afluente do Rio Paraguai, lá dentro do Pantanal, e passa um pouco fora da cidade. Fomos então até o rio e ao chegarmos vi uma placa colada na ponte com um único dizer: "Bar Beir Rio". Pensei de imediato: "Rio Beira Bar" - e já comecei a pensar numa letra + música - foi assim de estalo. O Théo, filho do Adão me chamou para pescar + eu queria mesmo era um violão. Como estava sem pedi para o dono do bar me emprestar um violão velho que estava pendurado na parede do bar. Peguei um papel-de-pão e um lápis de construção e comecei a escrever. A música só pode ser definida quando voltei pra casa já com um esboço da forma "pantaneira", tipo um rasqueado muito tocado por aqui. Bem a introdução, tipo viola, eu robei de um "pantaneiro" na cara dura, acho que é de domínio popular. Em casa nasceu mais uma melodia, desta vez uma "Bossa Nova", que ficou uma graça. No próximo CD irei gravá-la. A letra é a mesma + com algumas variações + inteligentes (sem desmerecer a primeira) - quem conhece uma já identifica a outra... O Adão diz que esta versão Bossa é pra novela das oito - como não assisto novela não vou me incomodar (rsss).
Um abraço guaicuru aos confrades-mores e confrades-em-geral principalmente ao Zé Guedes.
É isso aí Mário,
Seus comentários estão trazendo à tona detalhes que nós desconhecemos. Isso enriquece a colaboração, que vai ganhando corpo e ficando como registro para aqueles que vierem depois...
Já pensou, daqui a 50 anos, quando a molecada perguntar quem foram os coroas que compuseram a música que eles vão tocar um dia? Que bicho será que foi aquele tal de Mário Almeida? rsrsrsrsrs
E o Marquinhos doido? Quem será que foi esse cara?
Pois é, eles terão onde procurar e como compreender o que era fazer arte com tesão, sem grana, e só com uma pinguinha pra dar a luz... rsrsrsrs
Grande abraço Mário
Gostei da música e da letra,bacana mesmo,viajei até Coxim,sem sair daqui!
Marcelo Carleto · Indaiatuba, SP 22/8/2008 20:48
Valeu Bacão!!!
Obrigado pela presença e pelo comentário. Está estreando aqui no Overmundo? Posso ser seu padrinho aqui se você quiser. Se precisar de alguma dica é só dar um toque.
Abração!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!