Ajustes regulares

Overmundo
Viktor Chagas
6/11/2007 · 17
 

Quem lê regularmente as novidades que listamos no Observatório já deve saber que o Overmundo é um site colaborativo com o objetivo de divulgar a produção cultural de todo o Brasil e de comunidades brasileiras espalhadas pelo mundo afora, sobretudo as que não tem acesso à grande mídia. O mecanismo encontrado para facilitar essa participação e dar acesso e/ou amplificar esse potencial de emissão dos mais diferentes colaboradores com que o site conta foi um sistema dividido em etapas de edição e votação coletivas.


Quem lê regularmente as novidades que listamos no Observatório também deve saber que, de tempos em tempos, comemoramos e partilhamos com todos um aumento considerável no número de visitas ao site e, conseqüentemente, para gerir esse aumento de maneira proporcional, costumamos aumentar as chamadas "linhas de corte", ou seja, a quantidade necessária de votos para que as colaborações sejam publicadas. Os mais "antigos" por aqui provavelmente lembram do tempo em que 20 pontos já davam destaque a uma colaboração. No primeiro aumento, para 40 pontos, ouvimos algumas críticas, mas confiamos que o tempo faria amenizá-las. Em seguida, ao aumentar para 60 pontos, a polêmica foi ainda maior. Agora, justamente para tentar evitar estes aumentos tidos como arbitrários, desenvolvemos um novo algoritmo que controlará, de tempos em tempos, quantos votos serão necessários. O cálculo, em poucas palavras, avalia o número de votos dados nos últimos meses em cada seção e tenta acompanhar o fluxo da comunidade. Tudo automaticamente. Essa linha que era então estática, passa a ser flutuante - o que significa que pode variar de mês a mês. Todos saberão quantos votos serão necessários simplesmente entrando nas filas de votação, onde um painel de ajuda em contexto estampará a informação. As filas de edição e as interfaces de publicação de conteúdo também contam com novos painéis de ajuda em contexto, facilitando usuários que chegam agora ao site.


E quem lê regularmente as novidades que listamos no Observatório sem dúvida entende que o Overmundo tem como meta promover a maior diversidade possível entre seus conteúdos, garantindo que as mais diferentes práticas culturais possam ter alcance e visibilidade. Dessa forma, nada mais natural que aliar esta idéia à dinâmica colaborativa do site. A partir de hoje, o algoritmo que calculava os karmas dos colaboradores passa a contar com uma espécie de coeficiente, que valorizará quem posta conteúdos diversos nas diversas seções do Overmundo. Basicamente, o cálculo seguirá o mesmo, mas quanto mais "diversidade", maior será o bônus que aquele(a) colaborador(a) receberá. As mudanças serão leves e bem sutis, dificilmente sentidas nos primeiros meses, mas a tendência é que todos ganhemos com a novidade.


Para encerrar, quem lê regularmente as novidades que listamos no Observatório certamente é alguém que gosta do Overmundo e gosta de descobrir coisas novas lendo/ouvindo/vendo as colaborações do site. Pensando nesses usuários, tentamos sempre melhorar o sistema de busca, porta de entrada de quem quer conhecer um novo mundo. As buscas do Overmundo costumavam retornar sempre todas as colaborações que continham uma ou mais das palavras buscadas. Agora, os resultados levam em consideração TODAS as palavras digitadas no campo de busca, facilitando quem, por exemplo, queira procurar por colaborações que contenham as palavras "choro" e "favela". Faça o teste!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sergio Rosa
 

Genial. Acho que isso vai fazer MUITA diferença. Um grande avanço, sem dúvida.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 6/11/2007 13:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Owa! A coisa está ficando cada vez melhor!

Parabéns para a equipe pelas grandes melhorias!

Abração do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/11/2007 13:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Viktor,
Como se fosse a roda: simples, útil e melhor a cada volta dada.
Parabéns!

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 6/11/2007 15:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

um comentário paralelo, para comemorar: ontem, pela primeira vez, o Overmundo teve mais de 30 mil visitas num único dia - é um número impressionante para um site cujo objetivo é "divulgar a produção cultural de todo o Brasil e de comunidades brasileiras espalhadas pelo mundo afora, sobretudo a que não tem acesso à grande mídia" - sinal que cada vez mais gente se interessa pela nossa proposta e descobre a riqueza de conteúdo que a nossa comunidade publica por aqui - os ajustes chegam então em boa hora

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 6/11/2007 20:46
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mi [de Camila] Cortielha
 

GRANDES avanços, sensacional trabalho! =)

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 6/11/2007 23:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dMart
 

ótimo, pessoal!

fiquei um tempo sem acessar e estranhei um pouco a mudança na pontução e na interface de publicação. agora percebo os motivos. que as transformações no site continuem.

baita abraço a todos!

dMart · Porto Alegre, RS 7/11/2007 00:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mi [de Camila] Cortielha
 

E a lista de melhorias em desenvolvimento está um brinco!

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 7/11/2007 00:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rodrigo Teixeira
 

Muito bom pessoal. O Overmundo realmente dá orgulho de se ver. E as melhorias são excelentes. A notícia do Hermano também é só alegria. Ando meio sumido das postagens, mas o Overmundo é um vício. abraçoss

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 7/11/2007 01:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ex-epígono
 

Salve

ex-epígono · Pompéia, SP 7/11/2007 01:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Contente também com as novidades.

Abraços.

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 7/11/2007 10:33
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Pois. Parabéns a quem trabalha duramente pela melhoria do Overmundo. Imagino que deva ter dado um trabalho danado fazer modificações tão boas - digo, modificações que se tornaram necessárias para o bom funcionamento das coisas por aqui.

E, depois, caramba! Leram o que escreveu ali em cima o Hermano? 30.000? É muito acesso. Parabéns, novamente!

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 7/11/2007 13:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Excelentes modificações.
Parabéns.
Nivaldo

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 9/11/2007 11:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Faço minhas as palavras do Rodrigo: seja em pequenas ou em grandes doses, o Overmundo ainda é minha cachaça - e as modificações estão sempre cada vez melhores!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 10/11/2007 09:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bruna Célia
 

Mesmo afastada temporariamente para reforma, adorei ler as novidades. Quando eu voltar, espero ver uma comunidade feliz onde as pessoas estejam de bem umas das outras. E não uma guerra como estava.

Abraços

Bruna Célia · Goiânia, GO 2/12/2007 20:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás
 

Parabéns aos idealizadores e mantenedores deste site. Aqui é um lugar onde todas as vertentes da arte e da cultura, tem voz e vez.

Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 3/12/2007 07:14
sua opinião: subir
José Telmo
 

Novidades bem fundamentadas. Certamente, há muito trabalho por trás. Bons frutos serão colhidos, com certeza!

José Telmo · Belo Horizonte, MG 3/12/2007 22:43
sua opinião: subir
Sérgio Franck
 

Acho que as mudanças vão tornar ainda mais interessante o site.

abço.

Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 8/12/2007 12:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados