Captcha X spam automático

Helena Aragão
28/11/2008 · 7
 

Esta semana a comunidade se deparou com algo novo - no que se refere à rotina do Overmundo, mas muito comum no universo da internet. Usuários foram criados para disseminar spams com convites pornográficos por mensagens privadas a colaboradores. Provavelmente, eles foram disseminados automaticamente em milhares de perfis no site.

Lamentamos imensamente que, depois de quase três anos de site, esse tipo de recurso tão nocivo tenha sido introduzido por aqui. Como nos últimos dias novos perfis foram criados com os mesmos objetivos (e imediatamente desativados assim que foram identificados), optamos por desenvolver uma solução urgente: a inclusão de um "captcha" no momento de envio de mensagem privada.

"Captcha" é aquela ferramenta que o usuário precisa preencher para comprovar que é "pessoa física" - o mesmo utilizado em anti-spam de email, no cadastro de sites (aqui mesmo no Overmundo, por exemplo) etc. Ao enviar uma mensagem privada, atente portanto para esta novidade: o sistema pedirá que você responda uma pergunta muito simples (exemplo: quanto é 4 + 1?) para poder concluir o envio.

Pedimos mais uma vez desculpas pelo incômodo causado por esses spams automáticos e esperamos que esta novidade implementada em caráter de urgência resolva a questão.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
jjLeandro
 

Beleza, Helena. É um paliativo. Temos que nos adaptar às condições com as quais nos deparamos.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 29/11/2008 16:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Yusseff Abrahim
 

Medida válida e valeu a explicação. Não sabia que se chamava "captcha" ; )

Yusseff Abrahim · Manaus, AM 1/12/2008 02:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rodrigo Biguá
 

Da Wikipedia:

'CAPTCHA é um acrônimo da expressão "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart" (teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar entre computadores e humanos'

Rodrigo Biguá · Rio de Janeiro, RJ 1/12/2008 14:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Romeu Martins
 

Algo beeem ficção científica :D

Romeu Martins · São José, SC 2/12/2008 13:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
danlima
 

eu recebi e deletei imediatamente

danlima · Brasília, DF 2/12/2008 14:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Helena,

Bela iniciativa. Imagino que isso precise ser implementado mais tarde no envio de comentários às publicações (caso já não esteja). Seria muito feio ter nos comentários de publicações propagandas descabidas (nossos recados privados, pelo menos, nós podemos apagar).

Aproveitando o ensejo, ponho aqui uma situação que me ocorreu recentemente em nosso Overmundo. Como vocês verão abaixo, eu utilizo em minha assinatura o endereço de meu blog. Isso é um hábito comum e que me acompanha desde um tempo em todas as mensagens que envio, seja por quais mecanismo eu utilize.

Acontece que uma pessoa daqui do Over me questionou e exigiu que eu não mais enviasse mensagens a ela com essa assinatura (o que ela chamou de SPAM). Eu devo confessar que fiquei meio chocado por ter sido considerado um spammer. Mas por que spammer se eu apenas enviei uma mensagem de agradecimento a comentários dela e nada mais? Só por causa da assinatura?

Minha tentativas de convencê-la a aceitar que aquilo não era SPAM falharam todas. Mencionei, inclusive, as mesmas palavras ditas nas regras de convivência do Overmundo sobre o que é SPAM, mas... nada! Na verdade, percebi que o que ela queria é que eu não lhe enviasse mensagens com aquela assinatura.

Particularmente, não gosto muito de receber propagandas de (ou melhor, convocações para votação de) publicações de usuários. Não vou mentir que quase 100% delas apago sem sequer abrir o link. Mas isso não me faz rechaçar essas propagandas (talvez porque até agora isso tenha sido feito de forma moderada, a meu ver).

Mas daí a considerar que, por causa de uma assinatura utilizada, a mensagem é SPAM, pra mim é demais! Ainda mais que o link contido na mesma se trata de meu canto cultural-virtual e tem o mesmo sentido do outro link colocado pelo próprio Overmundo (e que aponta para o perfil do usuário que posta a mensagem).

É preciso ter claro em mente o que é cada coisa. O peso que cada um desses aspectos terá num julgamento. Não sei como anda a discussão sobre essa questão por aqui, mas as regras do site poderiam esclarecer de uma vez o que é e o que não é SPAM para que esse assunto não mais nos aperreie!

Mais uma vez, parabéns pelo retoque!

Grande abraço,
Carlos ETC
http://interludios.blogspot.com

Carlos ETC · Salvador, BA 2/12/2008 18:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Langinha
 

Ciente e anotado. Obrigada. Langinha...

Langinha · São Paulo, SP 2/12/2008 20:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados