E o programa de rádio?

Saulo Frauches
25/9/2007 · 3
 

Alô pessoal que se amarra num radinho, se liguem nessa!

Nesta sexta-feira entrará no ar a 30ª e última edição desta primeira temporada do 'Nas ondas do Rádio', o programa de rádio/podcast do Overmundo. Foi um semestre inteirinho de pílulas radiofônicas semanais de 15 minutos de duração com uma seleção de coisas bacanas postadas no site. Chegou a hora de uma pausa para balanço. Como todo bom projeto colaborativo, a continuidade do programa em futuras temporadas não depende da vontade de apenas uma ou duas pessoas – afinal de contas, só faz sentido manter um programa colaborativo se a própria comunidade estiver interessada e disposta a participar. Tanto na produção quanto na difusão. Quem acompanhou parte dos programas deve perceber: foram feitos propositalmente atemporais, de modo a serem veiculados a qualquer hora sem soarem datados. Então, as rádios não-comerciais interessadas em retransmitir o programa podem começar desde a primeira edição sem problemas – e já têm garantido um semestre de programação semanal ininterrupta. Já é um primeiro passo para aprimorarmos a distribuição do podcast, não é?


O overmano Felipe Obrer já puxou este assunto em um ótimo post no fórum e seria bom seguir o papo por lá. O que a gente precisa pensar para o podcast seguir em frente? De forma objetiva, as questões cruciais são as seguintes:


* DISTRIBUIÇÃO - Produzir um programa que contém material do Overmundo para ter a veiculação restrita ao próprio site é, de certa forma, desperdício de tempo, já que estes conteúdos podem ser escutados no próprio site sem a necessidade de serem compilados na programação do podcast. Algumas rádios se mostraram interessadas na veiculação do programa. Temos uma temporada inteirinha de programas (trinta!) para oferecer de uma só tacada. É aí que entra a força da nossa rede de overmanos espalhados pelo país: quantas rádios não-comerciais você conhece que gostariam de retransmitir o programa? Indique, faça essa aproximação, escreva no fórum.

* PRODUÇÃO – Por mais que o Capileh faça a montagem ou o Edu a locução, a razão de ser do programa é a participação da comunidade. Se o pessoal não publica nada, não tem podcast. Durante a primeira temporada tivemos altos e baixos, com escassez de reportagens às vésperas de fecharmos edição (foi desesperador) e, tempos depois, tanta coisa boa que foi preciso fazer uma fila para todo mundo ter vez. É importante a participação de mais overmanos no programa de rádio até para descentralizar cada vez mais a feitura do podcast das mãos de uma equipe. Neste ponto, há espaço para mais uma forma de parceria: será que as rádios retransmissoras não estão interessadas também em produzir conteúdo para o podcast? Olha só que barato: uma emisora de alcance local produz algo que é veiculado numa rede radiofônica de abrangência nacional. Todo mundo interligado!


OBS: Volta e meia alguém sugere que se coloque um player para se ouvir o programa na home do site. Além da demora que esta implementação demanda, não resolveria o problema de fazer o programa caminhar além das fronteiras do site. Por isso seria mais produtivo discutirmos como melhorar o que já existe: distribuição e produção. Quem quiser participar está mais que convidado a entrar no fórum!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Felipe Obrer
 

Saulo, muito bom teres esclarecido que já existem praticamente 30 edições disponíveis para veiculação, que podem ser usadas em qualquer momento por não ser datadas e rendem um semestre inteiro de inserções semanais em qualquer emissora alternativa que se interesse.
E valeu também pela "chamada" para a conversa no fórum. Torço pela formação de uma comissão ou grupo amplo ou como se queira chamar que toque a iniciativa e ajude na descentralização,

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 25/9/2007 19:40
sua opinião: subir
Rangel Castilho
 

Alguém que gostaria de ver um player na home continua achando que opiniões são válidas mesmo que contrárias à maré e que fazer o programa caminhar além das fronteiras do site é começar a fazer sucesso no site.
Bom, esqueçamos isso.
Espero que num futuro bem próximo possamos tomar muitas pílulas radiofônicas nacionais do "Nas Ondas Do Rádio".

Rangel Castilho · Anastácio, MS 25/9/2007 19:52
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Eu me sinto em parte responsável pela falta de conteúdo, porque prometi que colaboraria com o programa e acabei não o fazendo. Quero pedir desculpas a você, Saulo, ao Capileh e a todos os envolvidos. Vou entrar no fórum agora mesmo para saber como poderei fazer para participar de modo mais ativo de agora em diante.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 6/10/2007 08:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados