Idéias livres

Saulo Frauches
11/2/2008 · 6
 

Câmera de celular, de fotografia, filmadora, película: filme, edite e mostre seu discurso, o que não vale é ficar parado. Depois de tudo feito, eis o dilema do cineasta: onde exibir? Está para começar agora um festival de cinema com uma proposta aberta e participativa que é tão a cara do Overmundo que não poderíamos deixar de mencionar por aqui. A Mostra do Filme Livre (MFL) chega à sétima edição com o objetivo de mostrar de tudo um pouco: filmes feitos em qualquer formato e produzidos em qualquer ano, exibidos em sessões gratuitas durante as próximas três semanas em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro - vale ressaltar que a mostra começou no CCBB carioca. Foram selecionados 250 obras para a edição 2008.

No melhor estilo 'faça você mesmo', a mostra estimula cineastas dispostos a fazer filmes com os recursos que têm em mãos - sem a necessidade de orçamentos rocambolescos ou exibições em formatos caríssimos que inibam quem tem muita idéia e pouca verba. Explicada a intenção da mostra, já dá para concluir qual é o parentesco com o Overmundo - na intenção de dar voz e espaço à produção artística que não encontra espaço na mídia tradicional. Então é com muita satisfação que a gente anuncia uma parceria entre o Overmundo e a MFL: além das exibições de filmes, a MFL promove uma série de palestras, e o Overmundo estará em uma delas. Logo após a sessão 'Direito livre', dia 4/3, às 19h30, no CCBB carioca, rola um debate sobre filmes feitos sob licença Creative Commons com participação do Overmundo e do Christian Caselli, do 'Curta o Curta'. Mas a parceria não pára por aí não. "Difusão Cultural na Internet: Overmundo e novas ferramentas online" é o nome da palestra que rola no dia 7/3, às 14h, na Casa França Brasil, com entrada franca. É pra chegar junto e entrar no papo - pois tem muita coisa interessante feita por aí que merece ser conversada.


Falando em conversa, vale lembrar que hoje São Paulo deu o ponta-pé inicial no Campus Party, festival "on-line" que trata de cultura, comunicação, ciências e entretenimento eletrônico. Há dez anos reunindo internautas na Espanha, pela primeira vez o evento tem uma experiência além-mar. De hoje ao dia 17, milhares de pessoas – entre elas, alguns participantes do Overmundo - estarão no Prédio da Bienal, no Ibirapuera. A todos os presentes, boa odisséia virtual!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

Bacana este diálogo entre MFL e o Overmundo. Cada vez mais "as redes" mostram sua força e suas amplas possibilidades, frente à complexidade, não só do mercado, mas da sociedade como um todo.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 12/2/2008 18:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

O pior é ouvir dos professores universitários que é impossível alguem produzir (aluno) um video sozinho.

Higor Assis · São Paulo, SP 13/2/2008 10:16
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Kais Ismail
 

Higor,
Talvez alguém até consiga produzir um vídeo sozinho. Talvez alguém até consiga desenvolver de forma brilhante todas as funções que um bom filme exige, seja ele produzido em vídeo ou película, mas nunca conseguira isso por duas vezes. Já duvido da primera...
É preciso que os técnicos sejam respeitados e valorizados, pois sem eles, de fato é impossível!

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 14/2/2008 19:26
sua opinião: subir
Saulo Frauches
 

Comentário mais com cara de incentivo: estive ontem na abertura da Mostra do Filme Livre e saí instigado em saber o que deve rolar nas próximas sessões.

A seleção de abertura teve um tom de síntese do que deve ocorrer até o começo de março. Havia desde um filme, feito só para a mostra, com divagações sobre o que poderia ser um 'filme livre' - e as várias respostas davam a tônica de discussão em aberto -, até uma obra de 20 anos atrás dividindo a mesma sessão sem nenhum problema. Era o curta Caramujo-Flor, de Joel Pizzini, que conseguiu reunir na tela um inesperado encontro de nomes como Almir Sater, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola e Aracy Balabanian.

A proposta é mesmo rolar de tudo um pouco - e haja filme para colocar isso na prática: atualizando uma informação do começo deste post, na verdade foram 300 filmes selecionados para esta sétima edição.

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 19/2/2008 18:23
sua opinião: subir
joao xavi
 

mostra do filme livre é um dos festivais mais bacanas
participei em 2005 com 1 ano e 1 dia, e foi uma ótima experiência
liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!

joao xavi · São João de Meriti, RJ 27/2/2008 18:44
sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

Saulo!

genial! farei o possível para estar no ccbb.
abraços.
Francinne

Francinne Amarante · Brasília, DF 28/2/2008 09:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados