Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Olívia Bandeira
24/1/2012 · 2
 

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios praticados no mercado da música no estado do Rio de Janeiro”, realizada pelo Instituto Overmundo como parte do projeto Estrombo, promovido pelo SEBRAE, pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO e pelo Facebook. A ideia é que o blog apresente alguns passos dados no percurso de pesquisa até chegar ao resultado final, previsto para ser divulgado em junho de 2012.

O objetivo da pesquisa é identificar e analisar modelos de negócios praticados no mercado formal e informal da música no estado do Rio de Janeiro, em gêneros e cenas como: samba, blocos de carnaval, música eletrônica, funk, rock, MPB, jazz, música instrumental e gospel. A pesquisa pretende contribuir com os objetivos do projeto Estrombo que são capacitar, formalizar e apoiar pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias, fortalecendo assim o mercado.
Esperamos que a apresentação parcial de dados e de agentes mapeados na pesquisa possa gerar debates que melhorem as análises. Também esperamos utilizar o blog como mais um canal de pesquisa, recebendo a ajuda dos colaboradores e leitores do Overmundo para mapear agentes (músicos, produtores, casas de show, espaços de venda, gravadoras, selos, mídias, instituições, etc.) da música no estado que possam ser entrevistados na fase quantitativa da pesquisa, que terá início em fevereiro. Em um mercado informal como o da música, muitas cenas, circuitos e agentes são difíceis de ser identificados. Outro desafio da pesquisa é buscar o que vem acontecendo em todo o estado, e não somente na região metropolitana do Rio de Janeiro. As dicas de nomes de entrevistados podem ser postadas no blog da pesquisa ou através do e-mail <;economiadacultura@overmundo.org.br>;.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
claudhy
 

Quando clico no link do blog, meu antivírus indica que encontrou um malware no blog, me impedindo de entrar no mesmo, já testei com diversos antivírus, e todos indicam que o site está infectado..uma pena, gostaria de acessar as informações. Seria bom se pudessem verificar. Obrigada.

claudhy · Rio de Janeiro, RJ 8/7/2012 12:40
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

Prezada claudhy,

Agradecemos o aviso. O problema está corrigido. Em breve os programas anti-vírus apagarão o aviso de malware.

Atenciosamente,

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 9/7/2012 08:30

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados