Outro Olhar, e os vídeos do Overmundo na TV Brasil

Equipe Overmundo
4/8/2009 · 6
 

Poste um vídeo no Overmundo e assista a ele na tevê aberta. Não, não é uma promoção. É a mais nova parceria entre o Overmundo e o programa Outro Olhar, da TV Brasil. Quer saber como funciona esta parceria? Então leia os detalhes abaixo.

Overmundo e TV Brasil sempre estiveram próximos em seus interesses. Difundindo conteúdo independente, dinamizando uma estrutura em rede descentralizada, buscando fugir do convencional e dando a devida importância à cultura produzida por brasileiros. Por diversos momentos, começamos e terminamos conversas com diferentes agentes da emissora. Agora, o programa Outro Olhar - que definitivamente tem conosco muitas e muitas afinidades - abriu a porta para uma parceria que tem tudo para dar certo.

O Outro Olhar é um quadro de jornalismo participativo da TV Brasil, que tem cerca de 3 minutos e vai ar no telejornal Repórter Brasil, às 21 horas. Nele, vão ao ar vídeos não-ficcionais produzidos de forma independente (pontos de cultura, grupos sociais e cidadãos comuns, alguns de cinegrafistas amadores mesmo) que relatam um pouco das experiências locais e de manifestações culturais no Brasil.

Quem já ficou curioso pode dar uma olhada nos programas que foram ao ar no canal Outro Olhar no YouTube. Aos poucos, esses vídeos que estão lá serão postados também no Overmundo, incrementando nosso acervo em Creative Commons, no Banco de Cultura do site. Assim, o perfil do Outro Olhar no Overmundo vai também tomando corpo.

Além disso, o pessoal da produção do Outro Olhar (Patrícia Leite e Guilherme Strozi) está de olho no que está circulando aqui pelo nosso Banco de Cultura. Vídeos que tenham o perfil do quadro, com um cunho de registro documental ou um relato jornalístico mesmo que cru, poderão ir ao ar na TV Brasil, em horário nobre.

O primeiro vídeo a ir ao ar, no último dia 29, foi o Catando a sobrevivência, de Denilson Alves e Jhonatas Vicente. Vale lembrar que a Equipe Overmundo entra em contato com os autores sempre que seus vídeos são selecionados pela produção do Outro Olhar. Em alguns casos, é necessário lançar mão de recursos de edição (geralmente os vídeos devem ficar com cerca de dois minutos, para se encaixarem na grade da emissora) ou legendagem (nos casos em que o áudio estiver prejudicado).

Os vídeos, é claro, serão selecionados pela equipe do Outro Olhar, com base nos critérios editoriais do quadro. Fica aí então o convite para que a comunidade colabore, fazendo a sua parte: conhece uma festa tradicional, entrevistou um artista singular desconhecido, foi a um lugar incrível, poste um registro em vídeo no Overmundo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sergio Rosa
 

Caramba, que ótima parceria!

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 4/8/2009 13:59
sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

muito bom isso! estimulante. de par em par essa dança vai ficando cada vez melhor!

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 4/8/2009 19:26
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Grande parceria!

Ilhandarilha · Vitória, ES 5/8/2009 09:21
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Tô repassando a notícia no meu blog Ação Audiovisual, tá?

Ilhandarilha · Vitória, ES 5/8/2009 10:23
sua opinião: subir
Outro Olhar - TV Brasil
 

Que bacana pessoal! Qualquer dúvida entrem em contato pelo email: outroolhar@ebc.com.br

Outro Olhar - TV Brasil · Brasília, DF 6/8/2009 15:50
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Overmundo e TV Brasil, parabéns pelo outro olhar com a produção cultural do nosso país!
Contem comigo!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 16/8/2009 16:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados