Overfeeds fechado para balanço

Equipe Overmundo
22/12/2009 · 9
 

O fim de ano se aproxima e, com ele, é hora de fazermos um pequeno balanço. Em 2009, o Overmundo foi cenário de uma série de mudanças que facilitaram o entendimento do site e democratizaram o processo de publicação nas diferentes seções, focando a experiência cada vez mais em seu eixo primordial, o de garantir acesso e visibilidade à produção cultural brasileira independente e regional. Por isso, como é de praxe em muitas outras redes, um ajuste aqui e outro acolá é uma atitude sempre bem-vinda, pelo caráter de ponderação e balanço que costuma trazer.

Foi pensando assim que a Equipe Overmundo decidiu pelo "fechamento para balanço" do atual serviço de agregamento de feeds parceiros, o Overfeeds. Ao ser lançado, o Overfeeds se propunha a oferecer um panorama geral dos assuntos mais relevantes que circulam pela blogosfera, possibilitando que os blogueiros pudessem inscrever seus feeds para enviar automaticamente suas atualizações à fila do Overfeeds, onde os posts eram hierarquizados por ordem cronológica inversa e/ou por quantidade de overpontos, conforme a dinâmica tradicional do Overmundo. Contudo, verificamos que a complexidade do sistema e seu exponencial crescimento dificultavam a manutenção da proposta original, aumentando em muito as queixas por spamming e não cumprindo a finalidade principal de dar visibilidade às discussões travadas na blogosfera brasileira.

A decisão pelo encerramento do serviço, portanto, se impôs em nossas agendas, de modo que a Equipe Overmundo está comprometida em repensar soluções para que os blogs parceiros do site se mantenham alinhados à nossa proposta editorial e debatendo em conjunto assuntos relacionados à cultura brasileira. Vale lembrar que a interrupção do serviço do Overfeeds, como agregador que este é, não aponta para a necessidade de quaisquer backups ou cópias de segurança aos colaboradores cadastrados, já que a ferramenta apenas agrega informações que estão efetivamente armazenadas em seu blog/site. E atenção: o encerramento do Overfeeds NÃO implica no encerramento de nenhuma outra seção do Overmundo, que permanece ativo e à disposição de todos os colaboradores. Assim, convidamos todos os blogueiros a seguirem colaborando com o Overmundo em suas diferentes seções, contribuindo sempre para divulgar a cena da cultura independente e regional do país.

Por último, mas não menos importante, nossa expectativa é de que, em breve, o serviço seja relançado, completamente reformulado, e novamente focado em temáticas relacionadas à cultura brasileira, desde sempre o objetivo maior do Overmundo. Agradecemos sempre pela parceria e esperamos poder seguir contando com sua participação no Overmundo. Boas festas a todos! :)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Adroaldo Bauer
 

Olá Equipe,
Sempre a administração de Overmundo argumentara que os blogues individuais servissem aos objetivos que não estivessem previstos ou sistematizados ou abrangidos pelo conceito colaborativo de Overmundo.
Em complemento, oferecia o serviço Overfeeds também para atenuar as tensões surgidas por ocupação de espaço em seções, especialmente a rôme do sítio e o Overblog, por assuntos considerados impertinentes pela administração ou por quem assim quisesse considerar e apontasse o tema como tal aos administradores.
Bem, Overfeeds tem problemas similares aos que a vida real nos apresenta, espans, onipresenças, espertezas, oportunismos (vem aí ano eleitoral), mas tinha a vantagem de servir de fato à propagação de temas pertinentes à blogosfera, inda que não especializados ou focados em cultura.
Quando outros espaços de Overmundo foram reduzidos: conselho de colaboradores, visibilidade maior do fórum, pontuação acumulada, entre os que recordo, a crescente adesão em escala a overmundo estancou. Há quase um ano não sai da casa dos 30 mil, quando chegou ali em menos de um ano (de 12 para 34, se não me falha a memória).
Menos um serviço, por qualquer ângulo de análise, deixa Overmundo menos significativo do que já é.
Que a felicidade vos encontre em 2010!

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 23/12/2009 14:10
sua opinião: subir
dudavalle
 

Olá Equipe,

Ja´que vocês estão reformulando, gostaria de fazer um pedido.
Gostaria de uma seta-botão, na verdade duas, uma para esquerda e outra para direita que avançasse nas colaborações dentro do perfil do usuário, isso é possível ?

Aguardo resposta com relação a viabilidade de tal botão, já que o mesmo facilitaria e muito a vida do visitante que para ver a publicação de alguém tem que voltar a listagem de todas as publicações no perfil para poder avançar ou voltar.

Atenciosamente
Duda Valle

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 24/12/2009 16:40
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

Prezado dudavalle,

Sugestão anotada e incorporada ao Mapa de Desenvolvimento do Overmundo para avaliação posterior. Agradecemos desde já pela indicação.

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 25/12/2009 23:41

Adroaldo Bauer
 

Olá Equipe,
Desculpem-me ter-me equivocado. Pensara que o balanço proposto era extensivo aos colaboradores, como costuma ser em espaços minimamente participativos. Não atentei para o detalhe de que era apenas um comunicado formal ao povo, um ukaze dos mais tradicionais.
Desejo-vos mais sorte ainda.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 26/12/2009 09:57
sua opinião: subir
dudavalle
 

Pelo menos vocês anotaram ...

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 27/12/2009 14:48
sua opinião: subir
dudavalle
 

Se for para esperar um díalogo ou invés de um ukaze:
http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=226&tipo=E

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 28/12/2009 14:59
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Sendo que o mundo acaba em 2012, talvez disso um Avatar nos proteja, ou mesmo... um vampiro, um lobisomem, um Saci Pererê. Porque dois pesos da medida há.
Fora daqui li isso, dito por membro da Equipe: "E, mesmo não publicadas, elas recebiam inúmeras visitas de pessoas que chegavam à colaboração, não através do Overmundo, já que nele ela não ganhava destaque, mas por meio de ferramentas de busca."
Vou eu dizer mais da importância de Overfeeds?
Despiciendo!
O debate que os ventos do período não propicia aqui, está a um cliqe daqui..

Grato Duvalle.

Como diz o povo, vou-me então.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 28/12/2009 17:40
sua opinião: subir
dudavalle
 

Uma outra sugestão com relaçao ao site é esta:
http://www.akatu.org.br/central/noticias/2007/black-is-beautiful-e-economiza-energia/

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 29/12/2009 13:11
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

dudavalle, semideuses, semicondutores, semiconflautas, semióticos argonautas e internautas seminus, feito reis a olhos pueris, todos esses passarão, e os passarinhos em quintanares sobreavoarão a terra e farão o que devem sobre as cabeças coroadas, porque merecem essas.
E, aí, com certeza, para o sucesso ou para o desastre, exclamarão em francês castiço: merde!
Ou, deixa isso pro lado que os surdos aqui na secretaria onde trabalho, de Acessibilidade e Inclusão social, dialogam muito mais.
E o conteúdo é, mais das vezes, cultural e de alta qualidade, nem um pouco permissivo e menos ainda duvidoso que esses todo prosa, sem verso ou vices..
Não liga pra variação dos temas e a aparente confusão e desordem, é que já está 33 graus à sombra aqui e miolo mole foi a fase anterior ao fim do mundo.
Experimente aplaudir a iniciativa para ver se há vida próximo daqui.
Ou, denunciemos ao Procom
E, pensando bem, se ninguém mais veio aqui e o debate é esse, isso de fato não existe, embora o retrospecto insinue o contrário, como dizem lá num outro postado de A Equipe.
E por isso que eu não bebo tanto como gostaria.
Ah, pra não dizer que só flaei de flores: apoio a permanência de Overfeeds pelos motivos expostos pelo Diretoria, porque cá chegam por vias outras que não as de apelo de aqui feitas ou por entuasiasmados colaboradores.
Nem precisa melhorar o que já era bom e bastante bem explicado que foi pra não redundar postados e acabar com abusividades de gente espaçosa.
Sete colaborações em uma ano. Tu também tem paciência, caro overcolaborador. Contou tudo isso!

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 29/12/2009 14:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter