OvermundoZine: tire sua revista digital do papel

Felipe Vaz
7/10/2011 · 0
 

Quando ganhamos um prêmio do Sesc-Rio para produzir a Revista Overmundo, nos defrontamos com dois caminhos para desenvolver o aplicativo para iPad e produzir cada edição da revista: usar sistemas prontos (softwares proprietários baseados no Adobe InDesign, voltados para a transposição de revista impressas pré-existentes e com alto custo de licenciamento) ou criar uma solução própria e baseada em tecnologias mais abertas.

Como o acesso ao conhecimento e o apoio a práticas inovadoras em comunicação e propriedade intelectual estão na essência do Instituto Overmundo, optamos por desenvolver nossa própria solução, e junto com a terceira edição da revista, lançamos também a primeira versão pública do OvermundoZine, a plataforma de publicação de revistas digitais utilizada para produzir a Revista Overmundo para iPad.

Com o software, distribuído sob uma licença opensource, qualquer produtor de conteúdo poderá publicar sua própria revista para iPad com custo muito baixo. A plataforma consiste em um CMS basedo no Wordpress que facilita a publicação das edições da revista em HTML5 e jQuery Mobile, e um aplicativo para iPad que pode ser facilmente adaptado para o uso por outras revistas. O aplicativo permite o download das ediçō;;es in-app, isto é, com o aplicativo instalado, o leitor passa a ter acesso às novas edições da revista através do próprio aplicativo, sem a necessidade de voltar à App Store.

O sistema ainda vai receber melhorias -- mas se você pensa em um dia publicar uma revista, vale dar uma olhadinha lá no OvermundoZine, entender melhor como funciona e, se quiser, baixar o código disponibilizado.

Aviso: a documentação técnica está em inglês.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados