Quem é a comunidade do Overmundo?

Equipe Overmundo
23/5/2009 · 2
 

Muita gente se refere aos colaboradores do Overmundo em diálogos pelo site e mesmo fora dele como "a comunidade do Overmundo". Mas você sabe o que é essa "comunidade"? E, mais importante, quem a forma?

O Overmundo tem hoje cerca de 35 mil colaboradores ativos, que são aqueles que conseguiram completar o seu cadastro e permanecem com suas contas válidas no site. Desses 35 mil, é evidente, apenas alguns participam amplamente - publicando, votando e comentando nos conteúdos que circulam pelo site. Mesmo assim, em comparação com a média de outros serviços colaborativos, que costuma operar em torno de 1% a 3% de participação de colaboradores produzindo conteúdo efetivamente e interagindo nos sites, o Overmundo não faz feio. Para se ter um exemplo, só no Banco de Cultura, são mais de 2,5 mil colaboradores com ao menos uma publicação. Overblog e Agenda têm, cada seção, cerca de 1,5 mil colaboradores com ao menos um conteúdo publicado. E o Guia, com cerca de 600 colaboradores com ao menos uma nota. Como cada seção segue uma lógica completamente diferente, há colaboradores que postam no Guia e não postam na Agenda, ou que postam na Agenda mas não postam no Banco. Isso significa que há uma interseção a se considerar entre os diferentes processos de publicação no Overmundo, mas, em todos os casos, o resultado é muito bom em termos de produção de conteúdos.

Na quantidade e qualidade de comentários não é diferente. O Overmundo é reconhecido, em diferentes setores, como um site que possui não só um grau considerável de interação no espaço de comentários, mas também, e principalmente, um ambiente de conversação de relevância, com comentários construtivos, capazes de acrescentar e muito às colaborações.

Os votos, outro importante instrumento para se avaliar a participação da "comunidade", não ficam atrás. O Overmundo possui uma plataforma convidativa e estimulante, que se reflete numa boa quantidade de votantes em todos os conteúdos do site, de acordo com a sua diversidade. Com as mudanças implementadas no último mês, este panorama ficou ainda mais sincero: com a extinção dos antigos "pesos de voto", cada voto = uma pessoa que leu e aprovou aquele conteúdo.

Mas, afinal, o que é a "comunidade" do Overmundo? Há quem pense que a comunidade é formada justamente por esses 35 mil colaboradores ativos. Mas nós ousamos dizer que ela vai além disso. A comunidade do Overmundo são as pessoas que mantém afinidades com a proposta do site, que é: difundir a produção cultural brasileira e das comunidades de brasileiros no exterior, com foco em seus aspectos que não costumam receber cobertura da grande mídia. Se é assim: a comunidade envolve, pelo menos, os mais de 900 mil visitantes únicos que recebemos todos os meses em média, ou os quase 2 milhões de pageviews gerados a partir de conteúdos do Overmundo. Nesse universo, falamos de Brasil, mas falamos também de outros 150 a 160 países que nos acessam mês após mês, gente que fala, gente que lê, gente que respira cultura brasileira - sejam brasileiros ou não.

Muita gente não acompanhou as mudanças no últimos meses: chegou só agora. Muita gente está desde o início ligada no site, mas jamais se posicionou sobre os assuntos levantados aqui no Observatório. Há várias maneiras possíveis de relação como o Overmundo. Muita gente não vota, não comenta, não publica, mas lê! E sabe o que está acontecendo por aqui. Isso não é menos importante, já que queremos divulgar o que está publicado por aqui, e quem lê muitas vezes se torna também divulgador em blogs, outros sites ou mesmo na sua vida fora da internet, ajudando a tornar a diversidade regional da produção cultural brasileiraI mais e mais conhecida. A vitalidade crescente dessa rede colaborativa demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido pela Equipe Overmundo e ilustra o poder da comunidade do Overmundo.

É mais ou menos isso o que queremos dizer quando nos referimos à "comunidade" do Overmundo. E é mais ou menos essa impressão de satisfação que temos quando ouvimos alguém dizer que o Overmundo é construído pela sua comunidade.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Regina - poesia em volta
 

Pode fazer o adesivo: Overmundo, eu faço parte! Sucesso sempre!

Regina - poesia em volta · Volta Redonda, RJ 25/5/2009 10:55
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Tendo sido um dos que sempre pediu a publicação dos eventos relacionados à visitação, folgo em saber do que sucede nestes termos em relação à comunidade. Grato por essa informação.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 25/5/2009 12:43
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados