Revista nº 5 no ar!

Viktor Chagas
17/3/2012 · 1
 

A pauta é tão óbvia que não nos pareceu imediata. O Overmundo, afinal, é fruto da cultura digital. Na efervescência do período em que pipocaram aqui e acolá os sites da chamada web 2.0, as redes sociais, os georreferenciadores, as plataformas de crowdsourcing e crowdfunding, lá estávamos nós. Retomar esse tema e narrar um pouco do panorama em que surgiram diversas iniciativas e movimentos voltados ao digital e às artes eletrônicas é, portanto, um pouco retomar as origens. Você faz parte da cultura digital...

VOCÊ, aliás, foi a personalidade do ano, no ano em que o Overmundo nasceu. De 2006 para cá, o estilo do-it-yourself, a ética/filosofia hacker e o ciberativismo só têm feito se expandir, ou melhor, se infiltrar pelo mundo. As páginas seguintes comentam um pouquinho desta história, trazendo à luz o contexto brasileiro de alguns movimentos políticos alternativos e apresentando casos de apropriação de ferramentais digitais para a mobilização em prol de causas. A cultura digital é tão pervasiva que mesmo um gênero de mídia tipicamente independente e alternativo, como o fanzine, encontrou sua vertente eletrônica. Como sabe todo zineiro, são muitos recortes possíveis...

Há, é claro, toda a discussão em torno da pirataria e do download e compartilhamento de bens culturais. Se é preciso repisar este tema, façamos em grande estilo, evocando o mesmo experimentalismo dos zineiros, com uma curiosa entrevista em quadrinhos com três dos mais influentes blogueiros de música do país. Na música também estão imersas as artistas Mary Fê e Leandra Lambert, que experimentam com artes plásticas, performances, e sonoridades eletrônicas, tudo junto e misturado.

Como nem só de música se faz a cultura digital, guardamos espaço também para a literatura eletrônica. Esta edição da revista proporciona um passeio saboroso pela e-lit (sem trocadilhos) brasileira. E nos leva a conhecer cineastas amadores, que mesclam a experiência do teatro satírico com produções filmadas a partir de celular, no Piauí.

Cultura digital não é coisa só de jovem! Você conhece o Vlog do Fernando? É um videolog para velhos. Com o humor ácido do grupo Parafernalha, a brincadeira pegou no YouTube e Fernando, o velhinho com incontinência urinária e boca-suja, é assunto comentado em todas as mídias sociais. Sucesso da internet, como é também o repertório do Bin Laden do Brega. O terrorista do amor batalha para conseguir um lugar ao sol.

Do sertão de Palestina (AL) ao deserto do real, a cultura digital está em nós. E você? O que achou de tudo isso? Queremos (saber) a sua impressão (digital)?

Os Editores

tags

compartilhe

comentários feed

+ comentar
janainaxD
 

Jogando.net/mu Season 6 EP 3 (3)
Participem da Nova Temporada da Jogando.Net/mu em versão Season 6 sem bugs e com muitas Novidades.
São mais de 20 servidores hospedados na equipe jogando.net com segurança e diversão garantida, os tais são:
Pvp - Free: 30.000x | VIP: 50.000x
Super - Free: 10.000x | VIP:15.000X
Very Easy- Free: 5.000x - VIP: 7.500x
Hard - Free: 100x - VIP: 150x
Extreme - Free:10x - VIP 16x
War: Fre 1000x - VIP 1500x
Phonix Free - 3000x Vip 5000x NEW
Confiram as novidades:
AnimesClud site de anime onlines http://www.animescloud.com/
Novo Kit Diamod v2 Kit Limitado
Não perca os Eventos e promoções do Dia das crianças
NoVo KIT Devastador (Exelent , ancient , Soket )
www.jogando.net/mu/index.php?s=cadastrar
Mais Informaçãoes e Duvidas, acesse o Site: jogando.net/mu
Siga o nosso twitter : @jogando.net
By:janaina xD

janainaxD · Brasília de Minas, MG 4/10/2012 22:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados