RSS, Realmente Super Simples

Equipe Overmundo
9/2/2009 · 0
 

Quem entra no Overmundo hoje vê uma quantidade imensa de colaborações em edição, colaborações em votação e um número ainda maior de colaborações já publicadas. Muitas vezes não é possível acompanhar todo o fluxo de conteúdos do site, sequer é possível ao autor acompanhar o fluxo de comentários em sua própria colaboração. Por isso, alguns colaboradores optam por receber avisos por email indicando quando suas colaborações receberam comentários, sugestões de edição etc. Mas você já reparou num botãozinho laranja que aparece aqui e acolá por todo o site???

A ideia, com este post, é começar a explorar alguns recursos do site menos usuais aos colaboradores que não têm grande intimidade com ferramentas da chamada web 2.0, até porque tudo isso é muito recente. Para iniciar esta série, escolhemos um tema que nos parece ainda pouco evidenciado entre os colaboradores do site: o RSS.

Pois esse é o nome do recurso a que se tem acesso a partir do tal botãozinho laranja. Clicando ali, você vai notar que se é redirecionado para uma página bastante simples, com links para os títulos de alguns posts. Não entendeu? Vamos explicar.

O RSS é um serviço que pode ser disponibilizado por um site ou blog e permite que você receba automaticamente as atualizações deste site ou deste blog. Mal comparando, é como se você fizesse uma assinatura de um site e passasse a receber no conforto do seu "leitor de RSS" todas as novidades, sem precisar acessar um a um todos aqueles endereços.

Assinar um feed (canal) RSS é muito fácil. Você só precisa ter um "leitor de RSS" - que pode ser online, como o GoogleReader, ou offline, como o FeedReader - e adicionar nele o link que você vê quando clica no botãozinho laranja do Overmundo, por exemplo. Qual a vantagem de se assinar um RSS? Simples: você passa a receber todas as atualizações sobre o site num lugar só. E isso inclui, entre outras possibilidades:

(1) as colaborações mais recentes publicadas no Overblog
(2) as colaborações na fila de edição do Guia
(3) as colaborações na fila de votação do Banco de Cultura
(4) as colaborações relacionadas à categoria "música" na Agenda
(5) as colaborações sobre o município de Alta Floresta (MT) no Guia
(6) as colaborações de um autor específico ou os comentários que esse autor fez
(7) os comentários sobre uma colaboração minha ao Overblog
e assim por diante.

Acompanhar o site por RSS é garantia de um novo olhar sobre os conteúdos do Overmundo. Nós recomendamos!

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados