SÉRIE DE LIVROS CONQUISTE A REDE É LANÇADA NO OVERMUNDO

ronaldo lemos
13/9/2006 · 8
 

Depois do lançamento do filme Cafuné por aqui, o Overmundo tem a satisfação de ser anfitrião também do lançamento da série de livros "Conquiste a Rede", de autoria de Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei.

Os livros funcionam como verdadeiro mapa de navegação para a emergente mídia colaborativa (na qual o Overmundo se inclui). E o mais legal é que todos os livros estão disponíveis em Creative Commons, podendo ser livremente distribuídos de acordo com a mesma licença utilizada para os conteúdos do Overmundo.

A convite do Roberto Taddei, tive a oportunidade também de escrever o prefácio para os livros. Transcrevo abaixo o mesmo, que explica direitinho a importância desse lançamento para o estado atual da Internet colaborativa (apelidada de "web 2.0") no Brasil.

Os livros estão ainda na Fila de Edição do Banco de Cultura, mas quando entrarem para o Overmundo, podem ser localizados através da tag "conquiste-a-rede", bastando apenas clicar aqui para encontrá-los.

Parabéns ao Roberto Taddei e à Ana Carmen e que outras iniciativas semelhantes a essa possam continuar a acontecer aqui no Overmundo e em outros sites colaborativos!

Você é a mídia: saiba como!

Há uma novidade difícil de ser ignorada. Em todo o mundo, nos países pobres ou ricos, a mídia tradicional está sendo transformada por um competidor que não existia antes. Esse competidor é a própria sociedade. Tradicionais empresas de mídia, do New York Times à NewsCorp, passando pela ?velha senhora? BBC, todas estão tendo de repensar seus modelos de negócio e mesmo seu modelo de redação para competir nos novos tempos.

Mas como tudo isso foi possível? Como a sociedade, esse corpo desorganizado e fluido, conseguiu desenvolver ferramentas para mudar para sempre o modo como a informação é produzida e disseminada? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na coleção ?Conquiste a Rede?, organizada por Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei. Através dela, é possível compreender de forma articulada as ferramentas de transformação que estão por trás destas mudanças.

E não apenas compreender: a coleção ?Conquiste a Rede?, como denota o nome, possui uma dimensão prática que é fundamental. Ela explica em detalhes e traz dicas úteis para qualquer internauta interessado em fazer crescer sua presença digital na Internet. Vale notar que a coleção está em sintonia com o espírito de ?do it yourself? que está tomando conta das práticas tecnológicas desse começo de século. Nesse sentido, a coleção aborda, por exemplo, o fenômeno dos blogs e sua crescente importância. De ferramentas utilizada por adolescentes para relatar agruras pessoais, os blogs atualmente desempenham um papel cada vez mais importante, influenciando a política, a economia e a própria idéia de formação das notícias.

Lendo o livro sobre blogs é possível aprender as melhores práticas sobre como tornar um blog dinâmico e relevante. As dicas valem tanto para usuários iniciantes, quanto para blogueiros experientes. É bom lembrar que ambos autores são jornalistas de currículo não só invejável mas que compreendem profundamente a dinâmica da
comunicação na Internet. Em outras palavras, são autores cujo DNA jornalístico já nasceu digital.

Essa mesma estrutura se repete para os demais temas abordados na coleção: os videologs e fotologs (ferramentas de compartilhamento de vídeos e fotos pela rede), os podcasts (programas de rádio virtuais, feitos para serem ouvidos em qualquer lugar) e a emergência do chamado ?jornalismo cidadão?. Este último, um dos fenômenos mais interessantes e importantes da rede. Jornais inteiros, bem como outros tipos de informativos, são hoje produzidos sob o lema de que ?todo cidadão é um repórter?. As dicas constantes na coleção ajudam qualquer ?bom cidadão? a caminhar no sentido de se tornar também um ?bom jornalista?.

Por fim, cumpre chamar atenção para o fato de que os autores puseram em prática seu lema de ?faça você mesmo? também na modalidade inovadora de lançamento dos livros. Não só é possível obter a versão impressa dos exemplares de cada um deles como também é possível baixar todo o conteúdo pela rede. Os autores
utilizam uma licença do ?Creative Commons? para distribuir sua obra. Essa licença permite à sociedade como um todo, dentre outros direitos, distribuir os livros livremente, desde que seja para fins não comerciais. Tudo dentro do mesmo espírito colaborativo das transformações e ferramentas que são abordadas na obra. Depois de tudo isso, fica o convite ao leitor da coleção para começar a participar de tudo isso que está acontecendo. É assim que estamos todos tendo a oportunidade de construir a nova mídia do século XXI. Vamos nessa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Bruno Nogueira
 

Oi Ronaldo!

Não encontrei o livro em canto nenhum

Bruno Nogueira · Recife, PE 13/9/2006 07:51
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi Bruno, estão lá na fila de edição do Banco de Cultura. Acontece que, como há muita coisa por lá, você tem que clicar em "próximos" (canto inferior direito da primeira página) para ver esses posts. Mas em breve eles estarão encontráveis pela busca de tags que o Ronaldo sugere aí em cima. Abraços!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 13/9/2006 09:10
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Eduardo EGS
 

Iniciativa mais do que necessária. Parabéns aos autores.

Já estou ansioso pra baixar!

Eduardo EGS · Porto Alegre, RS 13/9/2006 09:57
sua opinião: subir
rrtaddei
 

Obrigado Ronaldo pelo apoio e Eduardo pelo elogio. Aproveito e aviso que os livros já estão na fila de votação. Em dois dias devem aparecer no link para a tag. Abraços.

rrtaddei · São Paulo, SP 13/9/2006 14:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tânia Brito
 

Que maravilha de coleção!!! Eu já baixei os meus! E agora espero lê-los com calma. Um deles até vem bem a calhar e me ajudará no meu TCC!Parabéns aos autores!

Tânia Brito · Campo Grande, MS 14/9/2006 01:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Curti muito a iniciativa do lançamento dos livros aqui no Overmundo! Parabéns aos autores da coleção.
Coloquei um nota de divulgação no Vírgula-imagem:
http://virgulaimagem.redezero.org/conquiste-a-rede-livros-para-dowload-podcast-jornalismo-cidadao-blog-fotolog/

grande abraço,
Marcelo
http://virgulaimagem.redezero.org/

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 14/9/2006 11:39
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Edgar Borges
 

parabéns. vou descer os meus.

Edgar Borges · Boa Vista, RR 14/9/2006 17:38
sua opinião: subir
http://www.sapatonet.com.br
 

Parabéns por essa iniciativa tão importante nos dias atuais em meio ao avanço da tecnologia da informação. Livros assim são fundamentais para o melhor uso dessas tecnologias advindas da era da informação. Parabéns mesmo, concerteza tal livro terá excelente uso.
href="http://www.sapatonet.com.br ">http://www.sapatonet.com.br

http://www.sapatonet.com.br · Canoinhas, SC 29/12/2006 16:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados