A Revolução Inaudita da União Européia

cadenaser
entardecer de uma revoluçao inaudita
1
Priscila Nunes Ribeiro · Cuiabá, MT
9/12/2012 · 6 · 0
 


Escrevo desde Espanha, com a única intenção de transmitir um pouco do que é o “ar” que se respira por aqui. “A bolha” – de cunho especulativo, uma espécie de armadilha, montada pelos bancos e as grandes construtoras em acordo com o governo, estava advertida por expertos desde meados de 2003 e em 2006/7, A Crise imobiliária explodiu. Desde então assisto, não passiva, ao desmoronamento rápido do Velho Mundo. E é preciso levantar o véu mediático que nos impões os grandes meios de comunicação de massa e revelar a grande mentira! Ou, melhor dito, A Grande Verdade!
A massa está nas ruas, submetida à velha escola da repressão policial, sendo ignoradas por seus governantes políticos. A mídia internacional está longe de revelar com as proporções devidas, as mobilizações sociais em Europa que estão cada vez maiores quanto maior é o clima de desespero. Sendo considerado como um dos maiores fenômenos sociais das últimas décadas em Europa.
As manchetes de jornais independentes (não financiados pelos governos) destacam na sua maioria: “os Bancos ditam e o governo obedece”. A crise europeia é toda uma farsa cujos protagonistas são os Bancos. Os recortes e demais medidas de austeridade, estabelecidos pelos governos de 8 países europeus, estão sendo pagas com o sangue do povo. Já são 5 milhões de desempregados, e a fila de família na linha da pobreza, cresce rapidamente em Espanha. Em Grécia e Portugal, estes índices podem estar bastante piores.
Para os que dirigem essa novela chamada União Européia, o cenário é extremamente previsível e a crise é uma atriz que se reafirma em sua carreira. Depois de derrubar o top da lista Estados Unidos, veio pletórica em uma grande turnê, que começa com a famosa “bolha imobiliária”, progresso desmesurado, empréstimos quebrando tudo por UE.
Enquanto a crise ganha audiência e cartaz mundial, seus diretores estão à vontade para especular, investir e fazer seus lobbies multi milionário entre bancos e governos. O drama é real e a multidão que sofre de verdade, não vê esperanças para os próximos 5 anos.
Muito pelo contrário, estão deixando claro com marchas incessantes e vários manifestos reclamando direitos, exigindo mudanças reais e necessárias para que esse circo não se afunde de uma vez encima do mundo moderno. Mas está claro que os governantes (que fazem ouvido surdo) estão nesse momento mais que em nenhum outro, desde que existe o modelo democrático ocidental, sobreatuando seus papéis, secundários numa macroeconomia neoliberada de valores éticos, morais e humanos.
Em Espanha 350 mil são o numero famílias despejadas de seus lares, 400 mil execuções de hipotecas, enquanto os bancos recebem prazos, benefícios, perdão de dívidas, empréstimos concedido pelos governos. Os Bancos e muitas das grandes empresas espanholas fecham suas portas aqui, safam com o dinheiro recebido e montam sucursais por toda America latina. Entre os principais pontos de mira está o gigante em ascensão (ou, o bobo da vez): Brasil.
Estes são os recortes previstos pelo governo de Espanha
-17% para educação
-22% para saúde pública
-19% cultura
-40% ajudas sociais
Sem embargo dará a igreja católica 159 milhões de Euros em 2013.
A torta é muito apetitosa. Vários lobbies empresariais, sempre com representação do governo, tanto europeu como espanhol, esperam como urubus, repartir-se os despojos de um sistema social que outrora foi um modelo a seguir.
Para aqueles que imaginam que essa realidade está muito distante, cuidado! Aqui deixo um sábio ditado espanhol, “cuando veas las barbas de tu vecino cortar, pon las tuyas a remojar”: Brasil – Põe suas barbas de molho, que as do seu vizinho já estão cortadas!

P.N.Ribeiro

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados