Aqui também tem cultura

Foto: reprodução
1
lepetitsoldat · Santos Dumont, MG
10/7/2013 · 1 · 0
 

Em conversa descontraída, Tiago Guimarães conta um pouco sobre a AMA SD, o projeto que tem dado o que falar em Santos Dumont.


Em meio a tantas manifestações culturais que são cada vez mais freqüentes em cidades do interior, hoje é a vez de falar da mais nova revista cultural idealizada na cidade de Santos Dumont: a ABAQUAR. Pra quem ainda está perdido, aí vai uma dica: Alberto Santos Dumont, isso mesmo o inventor do avião. Mas o que liga, afinal, este nome tão conhecido à cidade de quase 50 mil habitantes localizada no interior de Minas Gerais? A resposta é simples, Alberto nasceu no Município.

A razão de apresentar o primeiro homem a decolar a bordo de um avião tem motivos. ABAQUAR, do Tupi- guarani: Homem que voa. Não poderia ser escolhido nome melhor para uma revista que, além de falar da cultura de Santos Dumont, tem, como seus criadores moradores da cidade.

No início de 2012 a Associação começou sem nenhum incentivo da prefeitura, unicamente por patrocínios de comércio e pessoas físicas, além da garra dos integrantes da AMA-SD.

Conversei com Tiago Guimarães, presidente da revista e idealizador dos seis projetos que compõem a AMA- SD (Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont). Na entrevista ele fala um pouco sobre cada um deles e adianta o que ainda está por vir.

Por Viviane Rodrigues

Como e quando surgiu a idéia de criar uma revista sobre temas ligados à cultura de Santos Dumont?

A idéia inicial era resgatar a memória do chorinho, que já tinha acabado por conta da idade avançada dos músicos. A culinária sandumonense também foi lembrada, como por exemplo, o famoso queijo Palmyra. A partir daí surgiu o primeiro projeto, que foi a feira com choro, logo depois o festival de degustação, doses de cultura e arte, leiturama e por último veio a revista como uma complementação de todos os projetos anteriores.

É verdade que já existiu uma revista sobre cultura na cidade de Santos Dumont?

Sim. Não é a primeira revista cultural de Santos Dumont, quando tivemos a ideia, um historiador chamou a atenção para o fato de já ter existido uma revista deste tipo na cidade. Existiu um exemplar na década de sessenta.

Quais são os principais temas abordados pela revista?

A revista tem a proposta de atingir todas as faixas etárias desde quadrinhos para as crianças, até histórias mais antigas da cidade. Os temas abordados são: Eventos culturais, matéria de capa, artista em destaque, lendas da cidade, túnel do tempo, artesanato, turismo, obras de artistas locais, agenda cultural, antes e depois que inclui fotos da cidade, ‘’gente que fez ‘’e ‘’gente que faz’’, que são as personalidades que fizeram ou fazem algo importante pela cidade.

A terceira edição da ABAQUAR já está à venda. Qual o balanço que você faz? Os objetivos foram cumpridos?

Os objetivos estão sendo cumpridos. A revista esta sendo visada daqui há três, dez anos. Temos a linha traçada do que podemos fazer e está sendo positivo: as vendas a procura, como está sendo falada na região, mas muita gente ainda desconhece a revista, pois nem todo mundo tem acesso a internet, que é por onde a veiculação é maior.

Quais as maiores dificuldades encontradas até hoje?

A maior dificuldade é a negatividade. Por exemplo, um projeto será feito no calçadão, toda a equipe deve estar positiva, mas o comércio nem sempre está. Mas com passar do tempo as pessoas começam a apoiar, pois vêem que é um projeto sério, que vai dar certo.

Como decidiram o estilo da revista para que ela se diferenciasse de outras?

A política da revista capa a capa é que só pode ser feita por sandumonenses. Pesquisamos vários tipos de veículos de comunicação para chegar neste formato, e deu certo.

O que pretende trazer de novidades para a ABAQUAR?

Mesmo mantendo o formato original, a novidade é o artista que surge. Além disso, muitas pessoas de outras cidades já nos procuraram. O projeto pretende, futuramente, se expandir para outras regiões, mas um passo de cada vez. A revista deve ganhar experiência dentro da cidade para depois alcançar outros lugares.

Qual a importância da revista para a cidade de Santos Dumont?

A maior importância da revista na cidade é revelar as coisas boas que já aconteceram na cidade. Resgatar a arte.

Quer conhecer melhor o projeto? Acesse o site:

http://www.amasd.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados