Bonecos gigantes em Rio Branco

1
Rosiane Farias · , AC
15/5/2006 · 108 · 0
 

O carnaval é uma manifestação popular, cujas raízes estão arraigadas na própria comunidade. Portanto, nada mais justo do que retratar esta festa com bonecos que alegram e refletem um pouco do folclore da Amazônia. Todos os anos o carnaval de Rio Branco traz para as ruas bonecos gigantes: o Boto Tucuxí, a Mãe da Mata e o Mapinguari, figuras que povoam o imaginário das populações ribeirinhas do Acre. Eles poderão ser vistos circulando pelo centro da cidade, durante a quina carnavalesca. Os bonecos gigantes costumam puxar os foliões, no carnaval.

Saudações para a Iara, a Mãe das Ãguas, figura mitológica amazônica que habita o fundo dos rios e que vem encantando milhares de ribeirinhos e seringueiros há dezenas de anos. Claro que não poderia faltar a Cobra Grande, que segundo rege a lenda habita a árvore centenária da gameleira, à beira do rio Acre.

Os bonecos são fabricados a partir de esponja, isopor, madeira e papel para embalar cimento. Por quatro anos consecutivos, eles continuam sendo uma das mais belas atrações do carnaval de Rio Branco, contagiando de alegria desde crianças a adultos e idosos. A idéia é que cada um dos bonecos arraste a multidão de brincantes, a cada dia de festa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados