Casa Cor de 15ª categoria

1
Bernardo Almeida · Salvador, BA
23/9/2009 · 3 · 1
 

Casa Cor de 15ª categoria

Com quase todos os ambientes decorados em torno de um aparelho de televisão de plasma ou de cristal líquido (LCD), mirrada criatividade e muita cafonice, a Casa Cor Bahia 2009 está deveras distante de ser uma representante fiel do slogan que ostenta “A Marca do Bom Gosto”.

Sem sombra de dúvidas, a pior edição que já freqüentei aqui na Bahia. Sob o tema Sustentabilidade, 52 profissionais – provavelmente indicados pelos “Antigos e Novos Donos da Bahia” - assinam 37 ambientes que são de uma raridade cômica.

Nem de maneira sofrível conseguem atingir o objetivo de apresentar ao público local as tendências nas áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo no Brasil e demais países do globo.

Em meio a tanta breguice, coroada pelo excesso do excesso do excesso, chamou-me à atenção um descomunal cavalo preto situado em um dos ambientes, cuja função, além de chocar, era de servir como abajur. Curiosamente, a lâmpada ficava sobre a cabeça do equino, conferindo luz ao animal, dando-o a iluminação que o arquiteto não teve no momento de compor aquele desastre.

Na tentativa de prestar uma homenagem, também acabaram por desprestigiar o profícuo e magistral artista plástico e paisagista paulistano Roberto Burle Marx. “Tirem meu nome daí, vocês não entenderam nada”, vocifera seu esqueleto na tumba.

Mas, o pior mesmo ficou a cargo do novo empreendimento da JCG, o Solaire, cujas obras começarão logo após o término do evento. O Solaire será erigido sobre as ruínas da residência que abriga a Casa Cor, na Ladeira da Barra. Demolirão um lindo e antigo casarão, instalado numa área de mais de dois mil metros quadrados, para dar lugar a uma torre com estética de prédio de COHAB – claro, com as devidas adequações à classe econômica a qual o empreendimento se dirige. A fealdade e a cretinice oriundas da mão e do intelecto dos mentores desse projeto serão minimizadas, ao menos parcialmente, por conta da existência da Baía de Todos os Santos.

Realmente, é uma grande hipocrisia falar em sustentabilidade na décima quinta edição da Casa Cor Bahia. Trata-se de mais uma estratégia para escamotear as investidas agressivas desses gigantes acéfalos movidos à grana que odeiam a nossa cidade, e que por isso mesmo querem transformá-la em outra, completamente distorcida da idéia que Salvador representa para seus admiradores mundo afora. Sustentabilidade? Eu bem entendi. É a velha tática: esconder o lobo sob a pele de um cordeiro.

Um brinde à brega chique elite nossa – composta por caboclos com nomes ingleses e franceses – que substitui violentamente a cultura local por qualquer lixo que surja como “a grande tendência já consagrada internacionalmente”. Haja subjugação, degenerescência e sentimento de inferioridade cultural.

Bernardo Almeida

compartilhe

comentários feed

+ comentar
DecoraVip
 

Moveis e Cadeiras especiais que faltaram pra requintar a Casa Cor da Bahia,faltou os lindissimos moveis entalhados e peças de Design de grande Arquitetos.
Cadeira é Design Sim grandes Arquitetos fizeram e sonham em fazer uma cadeira,alguns deles ganharam premios e fama mundial após executar cadeiras que ficaram famosa e cobiçadas no mundo todo ditando épocas e cultura de um povo alguns deles são:
Sergio Rodrigues,Zanine Caldas,Joaquim Tenreiro,Philippe Starck,Charles e Ray Eanes,Michel Arnoult,Boerge Mogensem,Vladimir Kogan etc...Somos uma fabrica em SP que a anos executa Moveis e é especializada em Cadeiras executamos Réplicas e Reedição mais de 1001 modelos direto da fabrica em Madeira de Lei Certificada pelo DOF e FSC Artificie Américo Neves 43 anos de Tradição em Moveis Exclusivos.
www.americonevescadeiras.com.br
www.americoneves.com

DecoraVip · São Paulo, SP 26/3/2010 11:56
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados