Pelo calendário oficial, o Dia Estadual da Velha Guarda das Escolas de Samba do Rio de Janeiro é comemorado em 30 de setembro. Mas no dia 17 de junho, as velhas guardas de todas as Escolas de Samba, além de alguns tradicionais blocos carnavalescos, se reuniram na Casa da Cultura da Baixada para um grande evento de confraternização.
A festa foi organizada por grandes personalidades da velha escola do samba. Nomes como Nascimento do Vilar, Hilton da Silva, Glória, Bilinha, Sebastiana e Antonio, além de componentes da G.R.E.S Independente da Praça da Bandeira.
Também se apresentou a ala mirim da Independente da Praça da Bandeira.
A Casa da Cultura foi fundada na década de 90 a partir da união de um grupo de lideranças comunitárias engajadas em proporcionar mudança na vida das pessoas mediante ações culturais. Hoje, ela é a maior ONG da Baixada Fluminense e seu principal objetivo é ser um pólo gerador de cultura de idéias e de inclusão social e cultural. E é exatamente essa a importância do evento para a instituição.
Segundo Marcos Ferreira, coordenador cultural da Casa, é imprescindível o intercâmbio de experiências entre is mais diversos pólos geradores de cultura, e isto inclui as escolas de samba. Mais do que isso, o evento serve para lembrar que a Casa da Cultura trabalha pela preservação das tradições culturais mais originais do povo brasileiro, democratizando este patrimônio.
Foi valorizando o trabalho comunitário, expressões culturais, valores de sociedade, justiça e democracia que a Casa conseguiu dar início a diversos projetos que buscam enriquecer a vida da população local. Para a Casa, abrigar esta festividade representa resgatar os valores que fazem seus colaboradores trabalharem pela organização a cada dia.
A Velha Guarda representa, além do expoente máximo da cultura brasileira, que é o carnaval, o samba de raiz, plantado por antigos compositores que fizeram parte da fundação da escola e são integrantes da Velha Guarda que nasceu com o intuito de valorizar seus compositores e mostrar que escola de samba não é só carnaval. O objetivo foi cumprido. Divulgar a qualidade da música dos grandes sambistas e a preservação da memória das escolas.
Mais do que isso, a história das Escolas de Samba do Rio está intimamente ligada a projetos sociais nas comunidades de baixa renda, especialmente nas favelas próximas às suas quadras de ensaio. Da mesma forma, a Casa da Cultura trabalha em prol das comunidades carentes da Baixada Fluminense e abraçar a comemoração da velha guarda significa também apoiar o trabalho social feito por todas as Escolas em suas áreas.
“O Brasil de Portinari”
De 25 de junho a 07 de julho
Horário: De seg a sexta das 08 às 17h
Local: Telecentro Casa da Cultura
End.: Rua Machado de Assis, lote 12 / Quadra 84 – Praça da Bandeira – São João de Meriti
Tel.: (21) 27515825
www.casadaculturabaixada.org.br
Karen Meohas
Assessora de Imprensa
RW2 Comunicação
karen@rw2propaganda.com.br
www.rw2propaganda.com.br
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!