Entrevista com Priscila Garcia, produtora cultura

1
Marinha Luiza · Betim, MG
18/6/2012 · 0 · 0
 

Fundada em 1984 por Margarida Garcia e seu filho Emmano Garcia, a Companhia Alma Dell’Art foi idealizada como uma companhia de teatro que também seria um instrumento para promover mudanças e um mundo mais digno através da arte. A Cia. nasceu em Ibirité e no ano de 1999 chegou à Betim.

Além dos projetos de execução artísticas e culturais, a companhia também trabalha com a execução e prestação de contas em projetos artísticos, sendo via lei de incentivo ou independente. Mas há algum tempo eles têm uma novidade: assessoria aos artistas que buscam incentivos na lei municipal Noemi Gontijo.

A Cia. continua sendo um “negócio de família†e atualmente é dirigida por Emmano Garcia e Miriam Garcia. Seus filhos, Pedro Moura e Priscila Garcia, são os produtores. Para explicar sobre a nova atividade da trupe e falar um pouco a respeito do panorama cultural da cidade,conversei com Priscila Garcia.

A Cia., além de realizar apresentações, sempre prestou serviço aos artistas. Atualmente se divide entre o espaço artístico e a assessoria de projetos que buscam incentivo na lei municipal. De que forma essa "divisão" ou expansão vai ajudar a promover cultura na cidade?

Não vejo uma divisão e sim uma expansão, uma vez que passamos a ter dois espaços físicos voltados para o fazer artístico-cultural. O espaço artístico "Tiatru Dell'Art" (Rua Santos Dumont, 103, Horto) continua trabalhando para ser uma referência para a pesquisa e prática de projetos artísticos. Já o espaço administrativo “Companhia Alma Dell Art†(Rua santa Cruz, 455, Centro), está voltado para a administração e o operacional destes projetos. O ambiente conta com salas para reuniões com os artistas, equipadas com computadores, internet, impressoras e telefones. Tudo à disposição dos artistas para realizarem pesquisas e elaboração de seus projetos. No quintal serão montados ágoras (pequenos quiosques) para que os artistas possam ensaiar e ministrar algumas oficinas.

A cidade é carente de espaços para discutir e debater políticas (públicas e privadas) para a arte cultura. A Dell’Art abre as portas aos artistas para tais debates, bate papo,troca de idéias, desde que não tenham conotação para a política partidária.



Como os artistas podem buscar essa orientação?

Entrando em contato diretamente com a Companhia Alma Dell’Art através dos telefones: 35965153 / 35322963, dos e-mails produção@almadellart.org.br (para eventos) e almadellart@almadellart.org.br (para associação e gestão cultural), e pelo site (que atualmente está em reforma) www.almadellart.org.br.

Qual balanço você faz da cultura betinense atualmente?

Houve um crescimento em diversos rumos. O artista betinense é de uma garra sem igual. Tem uma criatividade para vencer as barreiras e se colocar na vitrine, esse é o diferencial. Acho que ainda não temos investimentos compatíveis com a realidade da arte e cultura de nossa cidade, tanto do poder público como privado. Algumas empresas investem em projetos sociais que lançam mão de ferramentas da arte, mas é pouco. O poder público não se atém à pasta de arte e cultura e o investimento é bem aquém do que deveria ser. Os gestores de cultura na cidade precisam ser muito "artistas" para administrar a verba reservada à cultura. O que se observa é que ainda falta uma atenção para classe artística.

Além do Tiatru Dell’Art, Betim agora vai contar com o Teatro Municipal. Como fica a questão cultural em Betim com a vinda do teatro?

Uma cidade precisa ter uma referência de espaço artístico. Precisamos do teatro para os acontecimentos em diversas áreas, principalmente para cursos de capacitação aos profissionais, que muitas vezes necessitam de um ambiente qualificado.

Ter este espaço é uma resposta às demandas da cidade nos campos da arte, mas é preciso mantê-lo como palco para a arte e não como auditório para fins políticos, formaturas escolares e reuniões diversas. E esse fim precisa ser definido desde já.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados