"Evento vai com o vento, o que fica é movimento.â€
Foi a frase de efeito presente na fala do Secretário de Cultura de Barbacena, Fred Furtado, personalidade que compôs a mesa de debates hoje. O Coletivo Muzinga participou atentamente do Fórum e, acompanha a programação da 2ª edição do Festival Diversão Arte Verão.
Os nomes que compunham a mesa condutora dos debates eram: Clayton Nobre, jornalista representante da Rede Fora do Eixo, José Alberto, secretário de cultura e patrimônio de Ouro Preto, Cesária Macedo, representante regional do MinC, Celmar AtaÃdes, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) que, dirigiu os debates, Fred Furtado, de quem já falamos aqui e Vandeir Assis, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP). Estavam presentes também, professores, estudantes da UFOP e alguns agentes culturais da região.
Apesar de Ouro Preto ter um vasto acervo histórico-cultural que, influencia diretamente na economia da cidade, o teatro escolhido, a Casa da Ópera não estava cheio como o esperado. Dados os devidos dez minutinhos à cada componente da mesa para que se apresentassem e explanassem suas expectativas quanto ao fórum, os presentes fora na plateia fizeram questão de participar e levantar questões pertinentes que alimentaram as discussões.
Os pontos mais preocupantes no cenário cultural de Ouro Preto são:
Os eventos culturais não alcançam a população ouropretana. Ela não se sente proprietária da riqueza cultural da cidade;
Educação e cultura nessa região, não andam juntas como deveriam;
A própria universidade (UFOP) não se envolve ativamente no cenário cultural, apenas em seus eventos próprios.
Há medidas imediatas já que, a cidade já assinou o acordo pelo Sistema Nacional de Cultura como as criações de Plano, Conselho e Fundo municipais de cultura. Assim, novos projetos e eventos culturais poderão entrar no calendário cultural de Ouro Preto, respaldados pelo poder público e apoiados pela iniciativa privada, movimentando a economia cultural e integrando realmente a sociedade civil como maior patrimônio da cidade.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!