Certamente alguns ativistas culturais merecem todo o nosso respeito pela sua trajetória e suas conquistas.
Na região do Araripe pernambucano o Mestre Leônidas é uma grande referência da cultura popular, mais precisamente da Dança de São Gonçalo.
Praticante dessa arte a 50 anos, o mestre traz uma grande bagagem dos seus conhecimentos sobre essa manifestação cultural, hoje pouco conhecida da juventude nordestina. Em sua longa jornada tomou como bem imaterial o conhecimento das loas próprias do folguedo e agora traz através de um trabalho musical todo esse resgate cultural.
O CD "Pra Cantar Meu São Gonçalo" é um trabalho desenvolvido com a coordenação do arte educador Júnior Baladeira de Ouricuri-PE, onde o Mestre leônidas e o Grupo da Amizade pesquisaram, gravaram e lançaram uma obra contendo o cancioneiro da Dança de São Gonçalo realizada na Região do Araripe Pernambucano.
O CD lançado conta com várias loas da dança e tornou-se possÃvel com o apoio do Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal que patrocinaram esse trabalho tão bonito do Mestre Leônidas e o Grupo da Amizade.
o Grupo da Amizade, coletivo de senhores e senhoras da Terceira idade, é um trabalho desenvolvido de maneira independente pelos próprios idosos na cidade de Ouricuri, esse trabalho é articulado junto a ONG CAPACIT que tem levado cultura ao povo do Araripe de maneira bastante democrática.
Conheça um pouco sobre o trabalho do Grupo da Amizade e da ONG CAPACIT no BLOG:
www.ongcapacit.blogspot.com
Assista alguns momentos do mestre leônidas e o Grupo da Amizade:
http://www.youtube.com/watch?v=LWitZK9mu3M
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!