No meio das ondas do Quebramar 2012

1
PauloZab · Macapá, AP
16/12/2012 · 6 · 0
 

Dentro de um rio que parece com um mar

A V Edição do Festival Quebramar, cuja programação se desenvolve entre os dias 10 e 16 de Dezembro de 2012, já esta recebendo e trabalhando, física e ideologicamente, em sintonia com diversos agentes do cenário Nacional e Regional, como os da Casa Fora do Eixo Minas, Casa Fora do Eixo São Paulo e Casa Fora do Eixo Amazonas. Suas atividades apontam para um cenário mais colaborativo e maduro, onde quem não quer ficar pegando sol no trapiche da um sinal e viaja também.

O que é um “Quebramar”?

Quebramar é um nome genérico dado ao muro de proteção na frente de cidades que ficam à beira de águas agitadas. Em Macapá, uma extensa área alagada acabou sendo aterrada, recebendo um muro de arrimo e se tornando uma praça de nome Quebramar. Daí o nome do festival, que está à beira do maior rio do mundo, ter um nome relacionado ao mar: “é que o nosso rio é tão grande que parece um mar”. Quebramar é onde as ondas do rio/mar batem e se quebram.

Em pleno festival, ainda podemos sentir, enquanto pequenos peixes dentro desse rio, as ondas indo e se aproximando. A maré ainda não encheu, mas a praia em que se pratica o foot-lama já sumiu. As diversas frentes de trabalho estão desenvolvendo atividades de formação, reuniões, bate-papos, interações, registros, informações, ações conjuntas e adicionando muita musica, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, poesia, video-poemas e muitos outros instrumentos de deleite humano, em um universo que dialoga do tradicional ao urbano. Do material ao digital. Formando assim um verdadeiro muro de arrimo cultural, que de fato é o Festival Quebramar.

Vivências e experiências

Estou tendo a oportunidade de participar de mais essa vivencia e o que podemos visualizar é a consolidação do projeto de transformar o festival em uma vitrine de espetáculos, onde setor público e privado, agentes especializados e gestores podem direcionar seu foco ao que esta sendo discutido. Prova disso foram as reuniões em que o pessoal do Nós Ambiente, frente de meio ambiente, que juntamente com uma equipe que discute o segmento ambiental dentro do Circuito Fora do Eixo Nacional, estiveram em reuniões com autoridades e entidades como com a Secretária de Meio Ambiente do Amapá (SEMA) e IBAMA. Os participantes definiram pautas de ação, como foi o caso da questão da reativação do Parque Zoobotanico de Macapá.

Outra frente que já esta em plenas funções e que está discutindo com a mesma intensidade é a Fora do Eixo Letras (FEL) que trouxe gente do Rio Grande do Sul, Chile, Pará e dezenas de interessados da cena local. Já realizaram diversas atividades em pontos estratégicos que estão sendo ocupados pelo festival, como Casa Fora do Eixo Amapá, Museu Sacaca, CDC Azevedo Picanço, Centro Cultural Franco Amapaense, Museu da Imagem e do Som, UEAP e Fortaleza de São José de Macapá.

Audiovisual

Além da plenária de abertura do Festival, a PósTV também está fazendo a cobertura de alguns eventos. A idéia é que aconteçam transmissões de debates como o da “Cultura do Amapá em 2013” e dos “Cenários Possíveis” para a internet, permitindo assim que pessoas distantes interajam em tempo real com o que está sendo posto. O segmento audiovisual ainda se faz mais presente com a Ação Rede Norte de Cineclubes, que esteve trabalhando bastante.

UniFde

Outro ponto que marca o encontro são os membros da UniFde, que estão compondo o leque de atividades com oficinas, imersões, conversas infinitas e muito mais. Agentes de Manaus, Belém, do Sul e do Nordeste estão chegando para compor o caldeirão da vez em que Macapá se transformou, já que é o último do calendário do Circuito Amazônico de Festivais Independentes.

Musica

Nesta sexta, dia 14, haverá apresentações de musica instrumental, onde Finlandia (Arg/Bra) estará ao lado de outras bandas instrumentais do cenário local.

As atividades seguem até sábado e domingo, dias 15 e 16, quando bandas de todo o Brasil e do exterior se apresentação no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá que terá atrações locais, como a Godzilla, e nomes como Uh La La (PR), Korzus (SP), Juca Culatra e os Piranhas Pretas (PA), Calistoga (RN), Gang do Eletro (PA), BNegão e os Seletores de Freqüência (RJ) e Mallu (RJ).

Vamos seguir o exemplo do pessoal da praia do Aturia e entender que a orla que não tem um quebramar acaba se deixando levar pelo rio. Vamos pro Quebramar 2012? Deixa que ele segura a nossa onda.

V Edição Festival Quebramar
;;

Realizado pela primeira vez em 2008, o Festival Quebramar vem acompanhando os novos rumos da música brasileira e o destaque de artistas da Região Norte em grandes meios de comunicação culturais no país e de produtores fora dele.
;;;;;

O aquecimento desse cenário é resultado da consolidação de um circuito de grandes festivais na região e, em sua quinta edição mantém o compromisso de trazer ao Amapá as principais discussões sobre a cadeia produtiva cultural do Brasil e do mundo.
;;;;;

O Festival Quebramar 2012 é apresentado pelo Governo do Estado do Amapá, com realização da Casa Fora do Eixo Amapá, Casa Fora do Eixo Amazônia, Universidade Livre Fora do Eixo e Circuito Fora do Eixo. Integrado ao Circuito Amazônico de Festivais Independentes e Rede Brasil de Festivais Independentes. Patrocínio Cultural Hotel IBIS, com o apoio da Biblioteca Elcy Lacerda, Centro de Cultura Franco Amapaense, Museu Sacaca, Museu da Imagem e do Som, Universidade Estadual do Amapá, Você Telecom, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal.

Veja mais
Fotos
Site
Página no Facebook

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Frente da CAFE-AP zoom
Frente da CAFE-AP
Debates zoom
Debates
Reuniões zoom
Reuniões
Cultura Tradicional zoom
Cultura Tradicional
Vivências zoom
Vivências
Pintando zoom
Pintando

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados