O ANIVERSÁRIO DE TERESINA E O PÃO DE QUEIJO

1
Ana Regina Rêgo · Teresina, PI
13/8/2010 · 8 · 0
 

No dia 16 de agosto de 2010 Teresina faz 158 anos, muitas pessoas marcaram a história e acompanharam o crescimento dessa cidade, Cornélio Evangelista da Costa, ou simplesmente, Sr. Cornélio está entre os personagens símbolo desta uma cidade acolhedora. Sentado em um banquinho atrás do balcão de seu pequeno estabelecimento, denominando lanchonete Mary Lucy, localizado no coração de Teresina, no final da pequena Avenida Antonino Freire e em frente à praça Pedro II, Sr. Cornélio nos recebe com um belo sorriso e enquanto conversarmos e explicamos sobre a Gincana que o Instituto Dom Barreto realiza todos os anos, ele parece distante e tem os olhos fixos nos últimos raios do nosso sol escaldante que deixam o piso de sua lanchonete brilhando e se refletem diretamente em seus pequenos olhos. No entanto, a distância não perdura e ele nos oferece o delicioso pão de queijo que tanto sucesso faz entre os que frequentam o centro comercial há muito tempo.
Ao pegar o pão de queijo para nos dar, seus olhos se abrem com energia e traduzem um pouco do que sente o senhor que já se encontra no limiar da senectude. É a vida que passou por ele, mas também a vida que passa a cada dia e as inúmeras histórias de Teresina que por ali passam diariamente.
Na lanchonete do Sr. Cornélio não encontramos só pão de queijo, mas encontramos história de muitos anos de nossa cidade e de muita gente que passou por ali, e até mesmo louças antigas.
Assim, meio deslumbrados com a educação e a sabedoria de homem simples, foi que nós alunos do Dom Barreto, integrantes da Equipe Ekamba começamos uma rápida entrevista com uma figura que é referência em Teresina: 'Seu Cornélio- do pão de queijo'
Há quanto tempo o senhor vende esse pão de queijo em Teresina?
Há 44 anos. Quando comecei tudo era diferente aqui na cidade, nada de carros e acho que pouca gente também, nada do barulho que existe hoje. Era uma cidade pequena e pacata.

O senhor é daqui mesmo? Chegou aqui quando?
Não, sou de São João dos Patos, mas cheguei aqui em 1939, assim que começou a Segunda Guerra Mundial vim à Teresina para estudar, na epoca inda tinha 14 anos.
O que levou o senhor a produzir pão de queijo?

O Pão de queijo começou com minha esposa e continua em homenagem a ela, Adélia Salomão da Costa, que tinha dom na produção desse alimento, é uma tradição da sua família. Ela tinha muitas receitas de salgados.
Como era Teresina quando o senhor montou a lanchonete?

Teresina não valia nada, eram apenas duas ruas de calçamento,da Igreja para lá só havia mato. Logo depois que coloquei meu negócio houve a inauguração da praça Pedro II, que atraiu muitos clientes e marcou muito a minha história.
O que levou o senhor a permanecer sempre neste lugar, sem nunca ter feito nenhuma reforma?
Mudar de lugar nunca passou pelo minha cabeça, não quero mais correr, pois as coisas são difícieis.Acho que as pessoas gostam mesmo é da tradiçao e eu também gosto de fazer tudo da maneira tradicional.
Para o senhor, Teresina mudou muito?
Bem..como já disse antes Teresina não era nada, mas enormes mudanças aconteceram aqui. Hoje pode-se chamar Teresina de metrópole, só o que tem são arranha-céus pela cidade.
Para finalizar, o que você tem a dizer sobre Teresina?
Eu amo Teresina. Sou maranhense, mas não troco Teresina.
Depois dessa entrevista, fica o convite para deliciar o tão famoso e histórico pão de queijo do ilustríssimo seu Cornélio!
Equipe Ekamba
XXVII Gincana Cultural 'Teresina, Meu Amor'
Instituto Dom Barreto

anaflavia_galvao_@hotmail.com

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados