Salão de Humor abre mostras em SP e Piracicaba

Dirso Barelli
Exposição pode ser vista na Estação Corinthians-Itaquera
1
Rodrigo Alves · Piracicaba, SP
7/8/2013 · 0 · 0
 

Em clima de expectativa para os 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, duas exposições serão abertas nos próximos dias, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e em São Paulo, na Estação Corinthians-Itaquera. Até 12 de agosto, estudantes de 7 a 14 anos também podem se inscrever no 11º Salãozinho de Humor.

Alimentação é o tema dos 32 cartuns que compõem a mostra Humor sobre a Mesa, com visitação a partir de sexta-feira (9), no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, no campus piracicabano da USP (Universidade de São Paulo). A exposição traz desenhos selecionados para o Salão de Humor de 2011, quando os artistas foram convidados a produzir obras para a categoria Alimentação.

Entre os temas abordados nos cartuns estão o desperdício de alimentos, os transtornos alimentares, o aumento da população de obesos pelo mundo e assuntos como fast-food e slow-food. Artistas de diversas nacionalidades assinam as obras, como o cubano Aristides Esteban Hernandez Guerrero (Ares), os espanhóis Anne Derenne e David Vela e os brasileiros Bruno Aziz, Elihu Ribeiro Duayer Filho e Samuca.

“Levar uma mostra do Salão para a Esalq pelo quarto ano consecutivo celebra uma boa parceria, pois o público universitário sempre se identifica com a linguagem do humor gráfico. E este ano é especial, já que o conjunto de cartuns falam sobre um tema inerente ao ensino prático daquela instituição agronômica”, diz o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria da Ação Cultural) responsável pelo Salão de Humor.

A mostra é correalizada com a Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Seção de Atividades Culturais, Museu Luiz de Queiroz e Esalq/USP.

NO METRÔ – A mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor reabre, sábado (10), na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo. A exposição, que já passou pela Estação Clínicas, traz 28 obras do acervo do CEDHU Piracicaba, a maioria de brasileiros consagrados que tiveram seu talento reconhecido no tradicional evento das artes gráficas.

Organizada em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, a exposição reúne caricaturas de personalidades como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Raul Cortez, Papa Bento 16, Tim Maia, Chico Buarque, Hugo Chávez, Dercy Gonçalves, Zé do Caixão, Maguila e Frida Kahlo.

SALÃOZINHO DE HUMOR – Os estudantes de 7 a 14 anos têm até segunda-feira (12 de agosto) para enviar seus desenhos ao 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba. O regulamento do concurso está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

O Salãozinho segue os moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que celebra 40 anos em 2013. Os desenhos passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. Os três primeiros colocados recebem prêmios divididos em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos.

Cada estudante pode enviar até duas obras nas categorias charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos. São aceitos desenhos com qualquer técnica e tema livre. “Surpreendemo-nos cada vez mais com a imaginação e a capacidade crítica dos trabalhos”, comenta Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico).

O esporte foi o tema predominante nas caricaturas enviadas ao Salãozinho em 2012, com Neymar e Ronaldinho Gaúcho. A presidente Dilma e o deputado Tiririca também ganharam divertidas versões, assim como os personagens da Turma da Mônica e Chaves. Assuntos como meio ambiente e redes sociais foram abordados em charges e tiras. Em 2012, o Salãozinho recebeu 3.400 inscrições de 58 escolas. A exposição teve 255 desenhos.

O Salãozinho tem como parceiros a Diretoria de Ensino de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação. A mostra abre no dia 25 de agosto, às 10h, no Engenho Central.

40º SALÃO – O Salão de Humor abre sua mostra oficial no dia 24 de agosto, no Engenho Central. As visitas vão até 20 de outubro. Serão 442 obras, a maior mostra da história do evento. Com recorde de inscrições, o 40º Salão recebeu 4.180 trabalhos enviados por 966 artistas gráficos de 64 países. O total de R$ 47 mil em prêmios será concedido aos primeiros colocados nas categorias caricaturas, charges, cartuns e tiras, além das obras com os temas Futebol e Unimed Saúde.

SERVIÇO – Mostra Humor sobre a Mesa, de 9 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq/USP. Mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor, de 10 a 31 de julho, na Estação Corinthians-Itaquera. Entrada gratuita. Inscrições para o 11º Salãozinho de Humor. Até 12 de agosto. Envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba - SP, CEP 13405-123). Mais informações: (19) 3403-2615 ou pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
;
Marcela Delphino | Rodrigo Alves | Rafael Bitencourt
(19) 9645-0009 | (19) 9147-5733 | (19) 3403-2609

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados