Tradição do reisado vive na velha Macaboqueira

1
Dutra · Granja, CE
21/4/2019 · 0 · 0
 

Você lembra de alguma dança, brincadeira dos tempos de crianças? E de alguma música?

Não é difícil lembrar de músicas, danças e brincadeiras de quando éramos crianças. Nas festividades natalinas as lembranças brotam com as manifestações da cultura popular. As cantorias do reisado é uma brincadeira que nos faz lembrar coisas boas.

Na cidade de Granja é forte o reisado de porta em porta. Chegou janeiro e já se ouve de longe os versos “Oh, senhor dono da casa, abra a porta, acenda a luz....” acompanhado ao som de violão, sanfona, triângulo ou qual outro instrumento cortando o silêncio da madrugada. Os grupos variam de tamanho, estrutura e afinação. Tem grupo com três pessoas, grupo afinado e desafinado, grupo com vozes bonitas e outras acanhadas. Pouco importa! No final todos fazem a cultura pulsar nas artérias da cidade.

Você gosta do reisado? Não importa! Do dia primeiro ao dia seis de janeiro, Dia de Reis, você vai acordar, levantar ao som do batuque. Olha lá se não sair “tirando” reis pelas ruas. Fico feliz ao abrir a porta e dá de cara com crianças e jovens tocando, cantando e se divertindo ao lado de senhoras e senhores. A tradição é forte! Lembro que certa vez fui tirar reisado no sítio Vereda dos Júlios, distrito de Sambaíba, sob o comando do amigo Arimatéa Magalhães. Chegando lá, logo ficamos encantados pela recepção das famílias, as pessoas nos acompanhavam pelas estradas e veredas formando uma procissão. O povo gosta de cultura popular. O reisado é uma manifestação folclórica que resiste por entre selfs, celulares e Facebook graças ao gosto passado de gerações à gerações. É importante o bem-querer sobre as coisas da nossa gente. E há tantas coisas da nossa gente viva nas nossas veias. O reisado que o diga!



JOSÉ LIRA DUTRA
Professor, agende cultural e poeta, autor do livro Artesão de Si, coordenador do Instituto José Xavier e sócio-fundador da Associação dos Artistas Granjenses.
liradutra@gmail.com (88) 9 9942 0938

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados