Tradição e alegria no carnaval do sudeste do Tocantins

1
Fred Alves · Palmas, TO
10/3/2006 · 0 · 0
 

Imagine um lugar onde os amantes dos antigos carnavais com suas marchinhas convivem harmonicamente no mesmo espaço que os mais jovens, que curtem o balanço do axé. Assim foi o carnaval de Dianópolis, município de 16 mil habitantes, localizado a 352 km de Palmas. A festa carnavalesca foi realizada entre os dia 24 e 28 de fevereiro, na praça Coronel Wolney, no Centro da cidade.
A folia de Momo no município, que é considerado o maior da região sudeste do Tocantins, foi prestigiada não apenas pela população local, mas também por turistas vindos principalmente de Goiânia, Brasília, Barreiras e Palmas. Muitos que já participaram da folia em anos anteriores gostaram e resolveram voltar. “Esse é o terceiro ano consecutivo que venho participar do carnaval dianopolino. É muito divertido e seguro”, contou Emanuel Veloso, funcionário público que reside em Palmas.
Segundo a organização do evento, cerca de 60 mil pessoas visitaram a cidade durante a folia. A tranqüilidade foi a tônica durante os cinco dias de festa. Conforme a Polícia Militar não foi registrada nenhuma ocorrência grave.
A animação ficou por conta das bandas Kurupira, Mixturada, Curtição e Zirigdum, todas da Bahia. O folião pôde escolher em se divertir na pipoca, em blocos tradicionais como 100% Ordinários, Clube da Melhor Idade, Piranhas, Tromba’s Folia e Din, ou ainda, no Bat-Xó, Jeguerê, Xodó Candango e Carcará, que disputaram o concurso de blocos.
Para organizar a festa, a Prefeitura de Dianópolis contratou uma produtora de Barreiras – BA. Segundo o prefeito da cidade, José Salomão (PT), foram investidos R$ 130 mil em toda a estrutura do carnaval, sendo que R$ 40 mil foram arcados pelo Governo do Estado.
Ao fazer um balanço do carnaval desse ano na cidade, o prefeito afirmou que a festa ultrapassou as expectativas da organização. “Foi um investimento com retorno garantido. Nossa população e os visitantes se divertiram, além disso, o carnaval gerou empregos e renda para nossa cidade”, contou José Salomão. Ele também informou que pretende trabalhar para melhorar ainda mais a estrutura do carnaval para o próximo ano. “Podemos mudar o local da festa para dar mais comodidade aos foliões”, assegurou o prefeito.

A idéia do gestor é destinar um local definitivo fora do Centro da cidade e mais longe de residências, escolas e hospitais. Certamente a festa, que já é muito prestigiada, se tornará ainda mais atraente, não apenas para a população local, mas também para os visitantes.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados