XVII Encontro dos Profetas da Chuva

Web
Quixadá / Foto: Web
1
Carlos Weiber · Quixadá, CE
17/1/2013 · 5 · 0
 

Estive presente na produção, e elaboração de programas de identidades visuais do XVII Encontro dos Profetas da Chuva que aconteceu em Quixadá entre os dias 11 e 13 de janeiro. Este evento representa uma tradição de suma importância para o nordeste. Já em sua décima sétima edição, o Encontro dos Profetas da Chuva está cada ano mais sólido e interessante. Este ano estamos passando pela maior seca dos últimos cinquenta anos e percebi a presença de muitas pessoas que demonstravam preocupação com as mudanças do clima e os rumos do Ceará e do Nordeste.

Os sertanejos, como todos os anos chegavam com grande disposição para compartilhar suas experiências empíricas, encontradas nos sinais presentes no campo, os principais relatados por eles era a direção para onde construía sua casa, o pássaro josé de barros, que delineavam as condições para suas previsões, assim como também o fluxo de formigas na terra, o posicionamento e trajetória de estrelas que cruzam nosso céu e também a intensidade dos ventos. Com os recursos de observação em mãos, eles tinham suas bases para expor seus conhecimentos e afirmaram que 2013 será um ano com poucas chuvas, que variadamente elas ocorrerão a partir do dia 5 de fevereiro, outros previam chuvas apenas para o mês de março.

Fazer parte da produção de identidade visual deste evento, não foi apenas criar um material gráfico, mas conhecer de perto os princípios de ligação entre o homem do campo e a natureza, local fértil e repleto de sinais, motivações simbólicas que mostram esperança para seus filhos. Manter a continuidade desse projeto é valorizar e fortalecer a cultura do povo nordestino, tantas vezes, esquecido pelas nossas políticas públicas. Além disso, considero que sua importância deva ser considerada um patrimônio imaterial nacional, e composição elementar de nossa riqueza cultural.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados