Bolshoi Brasil Joinville, SC

Bolshoi Brasil

sobre o colaborador

Com onze anos de implantação no Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi, educa 274 alunos, sendo que 95% são bolsistas integrais.

Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes de prática como sapatilha, malha, meia-calça, mochila e entre outros acessórios necessários para o aluno em sala de aula. Também são fornecidos gratuitamente uniformes escolares d...e verão e inverno, figurinos, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

Com professores russos e brasileiros a instituição forma bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos e dez brasileiros. A Escola trabalha com o Método Vaganova. Na parte de formação musical a Escola conta com nove profissionais

A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos mantida pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apóiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.

# A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

Cia. Jovem ETBB

Em 2008 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência, que os bailarinos da Cia. Jovem traz de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia Jovem ETBB é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de platéia e incentivadores de novas vocações.


Cursos:

Curso Técnico de Nível Médio em Dança Clássica
(Parecer CEDP nº 188, aprovado em 14/09/2009)*

Curso Técnico de Nível Médio em Dança Contemporânea
(Parecer CEDP nº 349, aprovado em 29/09/2009)*

*Adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – MEC

Matriz Curricular:

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Carater; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.


# The Bolshoi Theatre School in Brazil

The Bolshoi Theatre School in Brazil (Escola do Teatro Bolshoi no Brasil), a branch of the ballet school of the Bolshoi Theatre in Moscow, was founded in 2000 with a vision of creating an environment that was both professional and socially responsible. The Bolshoi School is based in Joinville, Santa Catarina, a city with rich dancing traditions that hosts the biggest dance festival in Latin America each year. Established as a private, non-profit organization, it is the only Bolshoi branch outside Russia and proud to embrace the same discipline and degree of perfection in the application of Russian Vaganova Bolshoi's strict methodology and eight-year curriculum as the students at the Russian ballet school experience.

This high level of training is continuously maintained by the presence of experienced Russian tutors from the Bolshoi Theatre who work alongside Brazilian teachers, as well as by yearly visits of the Bolshoi Theatre examination commission and frequent visits by a school patron, Vladimir Vasiliev, famous choreograph and former principal dancer and ex-General and Artistic Director of the Bolshoi Theatre. Furthermore, every year a group of Brazilian students travels to Moscow to study and perform at the Bolshoi Theater.

Ver mais
Missão A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
Produtos A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil possui em sua sede uma rede de produtos exclusivos com a marca Bolshoi Brasil e pode ser adquirida diretamente na sede da instituição através de visitação.

Visitação Monitorada

A Escola do Teatro Bolshoi recebe estudantes, professores, bailarinos e público em geral para visitas monitoras. O público tem a oportunidade de conhecer a história do Bolshoi no Brasil, informações sobre o processo seletivo, audições de novos alunos e todo o funcionamento da instituição.

Ao final, é exibido o vídeo institucional que tem duração de quatro minutos. Para a visitação a Escola solicita o valor de R$ 3,00 e R$ 1,50 (meia entrada). As visitas ocorrem diariamente em dois horários 10h30 e 14h30. Sábados, domingos e feriados a instituição abre das 9h às 17h para visitação.

colaborações recentes

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil guia
1/9/2011 13:54 · 2

Visitação Monitorada

A Escola do Teatro Bolshoi recebe estudantes, professores, bailarinos e público em geral para visitas monitoras. O público tem a oportunidade de conhecer a história do Bolshoi no Brasil, informações sobre o processo seletivo, audições de novos alunos e todo o funcionamento da instituição.

Ao final, é exibido o vídeo institucional que tem duração de quatro... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados