Francisca Miriam Teresina, PI

Francisca Miriam

sobre o colaborador

Sou Francisca Miriam Aires Fernandes. Piauiense. Casada. Mãe. Avó. Aposentada da Delegacia Regional do Trabalho, no Piauí. Residente em Teresina. Autora dos seguintes livros publicados: Caminhos; Caminhos Ainda; Caminhos Mais; Correspondências de A. Tito Filho para Francisca Miriam; Jéssica, Minha Neta; e Mensagens para A. Tito Filho, além de mais livros para publicar: Francisca, a Francisca; Coletâneas (Jéssica e Márcio, Meus Netos); Tópicos Emocionais.

* * * * * * * * * * * * *

( Da Wikipédia : )

Francisca Miriam Aires Fernandes (Teresina - Piauí, 14 de junho de 1940) é uma poetisa e escritora brasileira. De temática fortemente influenciada pela religiosidade, suas obras também vislumbram aspectos ligados ao mundo sensível, como as transformações físicas do ser e do universo infantil feminino, a sensualidade da mulher, os prazeres da natureza e a dicotomia cidade-campo, além de ressaltarem a perspectiva ecológica, como uma das vozes pioneiras neste tema nas letras piauienses, com poemas de teor ligado às preocupações quanto ao meio ambiente publicados desde a década de 1980.


Biografia

Nascida na capital piauiense (Teresina), residiu com a família nos lugares Alfanjas e Sítio Santo Antônio, município de Valença, também no Piauí, locais em que teve contato direto com a natureza, retratada em vários de seus poemas e obras literárias. Seus familiares fixaram residência em Teresina em 1956. Formou-se em contabilidade a nível médio (antigo 2° grau). É servidora aposentada da Delegacia Regional do Trabalho, no Piauí. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí (UBE/PI).[1]

Publicou “Caminhos”; “Caminhos Ainda” e “Caminhos Mais” (poemas); “Correspondências de A. Tito Filho para Francisca Miriam”; “Jéssica, Minha Neta” e “Mensagens para A. Tito Filho”. Participou de várias antologias, dentre as quais: Nova Poesia Brasileira (edições de 1987 e 1988 – Shogun Editora e Arte); Poesia em Oração (edição 1988 – Crisalis Editora); Antologia Sonora (1ª e 2ª edições – Golden Music), além de ter publicado vários poemas e artigos no jornal “O Dia”, do estado do Piauí.[2]


Obras

Caminhos (Poesia)
Caminhos Ainda (Poesia)
Caminhos Mais (Poesia)
Correspondências de A. Tito Filho Para Francisca Miriam
Jéssica, Minha Neta
Mensagens Para A. Tito Filho
Tópicos emocionais
Algumas emoções, dentre tantas, que puderam ser registradas a respeito do meu neto Victor Hugo
Poemas Sem Título Para Maria Miracir Aires de Carvalho (Poesia)



Referências

↑; Adrião Neto. Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos; Teresina, Halley S.A., 1995 (página 108).

↑; Adrião Neto e Rego Filho, Antenor. Passarela de Escritores. Teresina, PI – Edições Jacurutu – 1997 (página 58).

↑; http://www.overmundo.com.br/perfis/francisca-miriam

↑; http://www.overmundo.com.br/perfis/francisca-miriam

colaborações recentes

23.5.88. banco
11/8/2014 07:59 · 1

23.5.88.


Patrícia Francisca Miriam.


Recebi, quase ao mesmo tempo, duas bem escritas cartas suas - uma de 13, outra de 17 do corrente mês de maio.

Pena que o maestro Fabiano não tenha recebido a homenagem, aliás deve ter sido muito homenageado em Batalha.

Faço votos pelo seu completo restabelecimento.

Quanto às modestas apreciações que lhe enviei, pode publicá-las... +

6.5.88. banco
8/8/2014 06:28 · 0

Cervantes no livro maior da humanidade, o Dom Quixote, acha que ninguém pode deter as mudanças sociais. É verdade. Censuro a mulher, mas compreendo que ela participa de um mundo corrompido pela força do dinheiro. Antes de fazer história, a mulher se tornou vítima de um processo histórico inevitável - o poder econômico.

O Zoobotânico vale um oásis na paisagem de Teresina - um... +

29.4.88. banco
31/7/2014 00:56 · 0


29.4.88.


Francisca Miriam.


Tenho carta sua de 22 deste abril. Penso que a prezada amiga não aguardou a resposta que, graças a Deus, chegou às suas mãos.

A tranquila suavidade espiritual e a sua nobre inteligência lhe concederão sempre o maravilhoso remédio em qualquer instante de angústia. Você possui sobretudo grandeza dalma - e por intermédio desta será feliz na... +

22.4.88. banco
22/7/2014 20:13 · 0

22.4.88.


Francisca Miriam.


Tenho carta sua de 11 deste e agradeço-lhe de coração todas as gentilezas com que me cumula e me comove.

Dê por mim mais um abraço no maestro Fabiano.

Moura Rêgo esteve hospitalizado, no Rio. Deixou o hospital, aparentemente bem, mas padeceu em caso insulto cerebral gravíssimo. Novamente se hospitaliza para o triste desenlace.

Deus ainda... +

8.4.88. banco
19/7/2014 01:58 · 0

8.4.88.


Francisca Miriam.


Muito especial a sua carta escrita a caminho de Batalha, mês passado da sua viagem de longos feriados religiosos. Descrições de cenários bonitos, confortadores da alma da gente. Às vezes a sua prosa parece música da natureza - aquele suave ritmo de aves e plantas e córregos sempre nas recordações que sentimos.

Felizes dos que sabem rezar para... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados