Ratao Diniz Rio de Janeiro, RJ

Ratao Diniz

sobre o colaborador

Ratão Diniz, fotógrafo formado pela escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Trabalha para Agência Imagens do Povo, criada para reunir e promover a circulação das imagens produzidas pelos fotógrafos formados pela escola. Foi monitor do núcleo de Fotografa da Escola Popular de Comunicação Critica do Observatório de Favelas e colaborador, durante dois anos, do CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. (RJ)

Durante minha trajetória fotográfica documentando as favelas do Rio de Janeiro com o objetivo de mostrar essas áreas a partir da ótica do seu próprio morador, as temáticas que me propus a fotografar se apresentaram como pauta e como projetos de vida durante este período. Na busca de imagens que pudessem iniciar estes trabalhos busquei através dos objetivos primordiais do Imagens do Povo: um olhar cúmplice, solidário e engajado.
Estar documentando os espaços populares é ter a possibilidade de se relacionar, de se aproximar, de compartilhar, de reconhecer, de contribuir e construir diversas histórias de muitos povos. A fotografia surge para minha utilidade enquanto ferramenta de construção das histórias dos espaços populares e da vida de quem neles vivem e a partir daí fotografar tem sido um enorme prazer de interagir de alguma forma às lutas relacionadas, fazendo viver com muito prazer e tantas vontades nestes espaços de muitos e de tantos.
Ratão Diniz

colaborações recentes

Revelando estes Brasis" banco
29/9/2008 10:28 · 184

... De volta à realidade após inesquecíveis estradas numa cabine de um caminhão baú. Gargalhadas, brincadeiras, companheirismo, histórias, personagens,... foram alguns itens que fez esta viagem ser inesquecível.

Durante 38 dias estive em 21 cidades do país, percorrendo 13 mil km, neste período acompanhando o Circuito de Exibição do projeto Revelando os Brasis. O Circuito de Exibição... +

Sensibilizando o Olhar 02 banco
28/9/2007 14:03 · 135

Mais uma série de fotos feitas pelos alunos da oficina Sensibilizando o Olhar, ministrada por Ratão Diniz durante o Festival de Jovens Realizadores do Audiovisual do Mercosul, em setembro de 2007. +

Sensibilizando o olhar 05 banco
28/9/2007 14:02 · 180

Última leva de fotos produzidas pelos alunos da Oficina Sensibilizando o Olhar, ministrada por Ratão Diniz em Vitória, ES.
A turma reuniu 25 jovens vindos do Grupo Odomodê - Núcleo Afro da Juventude, de escolas públicas estaduais, bolsistas do Projeto de Conexões de Saberes da Universidade Federal do Espírito Santo, participantes do festival provenientes de outras partes do País,... +

Sensibilizando o olhar 04 banco
28/9/2007 14:02 · 97

Mais uma leva de fotos produzidas pelos alunos da oficina Sensibilizando o Olhar, ministrada por Ratão Diniz em setembro de 2007. A oficina fez parte das atividades do Festival de Jovens Realizadores do Audiovisual do Mercosul, em Vitória. +

Sensibilizando o Olhar banco
28/9/2007 14:02 · 121

Oficina de formação do Olhar (módulos teóricos e prático) com a proposta de despertar o interesse pela linguagem fotográfica e discutir a importância dos espaços populares a partir dos registros da realidade vivida nessas áreas urbanas. A oficina propõe o convívio com as comunidades a fim de contrapor o olhar dos jovens à visão da mídia sobre estes espaços.
A oficina Sensilizando... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados