Últimos dias! Exposição Rua Mútua na AM Galeria

de 26/10 a 31/10 · Belo Horizonte, MG
Foto: Jomar Bragança
Obras de Desali retratam periferia e cidade
1
Hipertexto Comunicação · Belo Horizonte, MG
26/10/2020 · 0 · 0
 

Até dia 31 de outubro, os amantes da arte podem conferir a exposição Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali na AM Galeria de Arte. O trabalho individual do artista mineiro Desali, juntamente com a retrospectiva de 14 anos do Grupo Entre Aspas, coletivo de intervenção urbana do qual faz parte, une periferia e cidade por meio de obras compostas por matéria física e simbólica. A curadoria é de Manu Grossi.
A exposição está aberta para o público seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, por meio da visitação por agendamento. Para quem preferir ficar em casa, é possível acessar o viewing room no site da galeria, criado para que o público realize um tour virtual pelo espaço.
As obras
Para sua primeira exposição individual na AM Galeria, Desali preparou cerca de 30 pinturas em técnicas variadas, além de uma grande instalação de desenhos feitos sobre jornal. A exposição conta com obras de todas as técnicas utilizadas pelo artista, como pinturas em acrílico sobre madeira, pintura em técnica mista e aguadas, bem como fotografias, vídeos, desenhos, instalações e objetos.
Abordando temas como o cotidiano na periferia e a realidade dos jovens negros no Brasil, Desali propõe uma narrativa sobre o presente, pautada pela exclusão social e a segregação dos espaços urbanos nas grandes cidades. "Ser da periferia marcou profundamente minha vida e minha produção artística. Entre fotografia, vídeo, performance e pintura, minha produção é uma conexão entre o mundo dos excluídos, que me circunda desde que nasci, e o mundo da arte”, diz o artista.
Paralelamente, Desali e o Grupo Entre Aspas apresentam outras 100 fotografias das ações urbanas realizadas pelo coletivo durante 14 anos de existência, além de uma instalação com múltiplas projeções e uma ação construtiva escultórica com terra e outros objetos encontrados na rua. “É muito simbólico trazer o Entre Aspas, um grupo de ação urbana, que se apropria do lixo e do descartado para dentro do espaço privado em tempos de pandemia, reclusão e isolamento”, afirma Manu Grossi, curadora da exposição.
Exposição viva
Desali e o Entre Aspas construíram uma instalação que se modifica durante todo o período expositivo, uma obra mutante, viva, que se desenvolve com a passagem do tempo. Essa obra é realizada com restos de outras instalações, como a que executaram na exposição em comemoração dos 120 anos da cidade do SESI.
Além dessa obra em processo e das múltiplas projeções audiovisuais, a exposição conta com a exibição de um documentário sobre as últimas ações do Grupo Entre Aspas, realizado pelo premiado cineasta mineiro Affonso Uchoa, além de uma vídeo-entrevista realizada pela Rede Jovem de Cidadania e um curta de autoria de um dos integrantes do grupo.

onde fica
Serviço:
●; Exposição: Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali
●; Data: 03 a 31 de outubro
●; Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG
●; Horário: Segunda a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, das 12h às 14h
●; Agendamento: O agendamento pode ser feito em dois telefones: 31 3223-4209 e 11 99233-1138. Pode ser feito também por e-mail: contato@amgaleria.com.br. São 20 agendamentos para cada grupo de 30 minutos.
●; Entrada: gratuita
●; Tour Virtual: amgaleria.com.br
Curadoria: Manu Grossi
quando ir
26/10/2020 a 31/10/2020, às 12:00h
quanto custa
GRATUITO
website
https://amgaleria.com.br/vr/
contato
31 3223-4209 e 11 99233-1138

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados