A Pele do mundo no Futuros-Arte e Tecnologia

de 08/7 a 27/8 · Rio de Janeiro, RJ
1
Roberta Mattoso · Rio de Janeiro, RJ
5/7/2023 · 0 · 0
 

Exposição “A Pele do mundo” traz obras inéditas e traça retrospectiva de duas décadas do artista Floriano Romano



O centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia recebe a exposição A Pele do mundo, de 8 de julho a 27 de agosto, com obras de Floriano Romano selecionadas a partir de uma trajetória de mais de duas décadas de produção. Estão expostas aqui as obras Espreguiçadeiras Sonoras (2016), Chuveiros Sonoros (2008), Turbina (2012-23), assim como peças inéditas como a instalação Esquinas, a série de pinturas Esquinas e o vídeo documentando a performance Máscara Sonora, todas de 2023 e produzidas especialmente para essa ocasião. A mostra tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Oi Futuro. A produção executiva é de Déborah Zapata e a curadoria de Michael Asbury.



Em seu texto curatorial, Michael Asbury, analisa: “O título da exposição, A Pele do mundo, evoca duas singularidades que se relacionam entre si: o Eu e o Mundo. A pele cobre, envolve, abrange o Eu em sua totalidade. Ela delimita este espaço e estabelece a parte perceptível do Eu ao Outro e a parte sensível do Outro ao Eu. Podemos pensar na pele como uma forma de interstício sensível entre o dentro e fora, uma película obstrutiva, protetiva, mas também porosa e receptiva aos estímulos externos. Enquanto a pele separa o indivíduo do resto do mundo, o mundo nos une dentro da sua própria camada porosa e protetiva: a atmosfera. É dentro desta macrodelimitação que a transmissão do som se torna possível. Se nossa pele denota o indivíduo e estabelece sua presença aos outros, a noção de uma pele do mundo evoca a complexidade de um corpo coletivo conectado, entre outras maneiras, pela transmissão de sons.

O conjunto de obras revela o processo de transposição, de deslocamento do som que caracteriza o trabalho do artista. Estes sons, retirados de suas fontes, manipulados e transladados por Romano geram situações inusitadas e muitas vezes lúdicas. A paisagem sonora que pertence ou que é associada a um item qualquer, seja um aparelho ou um lugar, é assim transposta para fora da pele metafórica que a delimita. Alternativamente, o som em si substitui a coisa que o produz. Sua identidade, atribuída ou definida pelo nosso senso de audição, é justaposta a outros sentidos como o toque e a visão.

Com esta exposição, Romano demonstra que ele não é apenas um artista sonoro, mas está igualmente preocupado com questões da arte ligadas aos nossos outros sentidos. A obra de Romano quebra a divisão semântica que delimita os diversos campos ou disciplinas da prática criativa. Ele o faz através de outra conjunção que explora uma porosidade, que é frequentemente negligenciada, entre as histórias da arte sonora, da arte participativa, e da fenomenologia da arte em geral. Aqui, cada uma, de forma distinta, mas interconectada, evoca o legado cultural de uma cidade como o Rio de Janeiro e aponta para um questionamento mais amplo do tempo da história da arte: um tempo não cronológico, assimétrico e desigual, um tempo que pertence à chamada arte global. Se 'o museu é o mundo', como dizia Hélio Oiticica, para Romano a pele do mundo revela a porosidade e as obstruções entre um e o outro”, conclui o curador.

onde fica
Futuros-Arte e Tecnologia
quando ir
08/7/2023 a 27/8/2023
quanto custa
Gratuito
website
https://futuros.org.br/
contato
(21) 3131-3060

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados