Mostra Cômodo, de Ana Hortides, encerra temporada

de 01/9 a 03/9 · São João de Meriti, RJ
1
Roberta Mattoso · Rio de Janeiro, RJ
29/8/2023 · 0 · 0
 

O Sesc São João de Meriti apresenta até o dia 3 de setembro a mostra Cômodo, de Ana Hortides, primeira exposição individual da artista na cidade do Rio de Janeiro. Nascida e criada no bairro de Vila Valqueire, Zona Oeste da cidade, a artista vem construindo a sua poética nos últimos anos de modo a trabalhar em torno de questões que envolvem o espaço da casa, do habitar, da moradia, do íntimo e da identidade. A curadoria é de Raphael Fonseca. A mostra foi contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

A programação que encerra o último fim de semana da mostra apresenta duas agendas: na sexta-feira, dia 1º/9, a artista realizará uma oficina para crianças, a partir das 10h, e será lançado, também, o catálogo da mostra, às 13h. Toda a programação é gratuita.


A oficina para crianças propõe a experiência da construção de uma câmara escura, com o uso de cartolina, que apresentará aos participantes os primórdios da técnica fotográfica de forma lúdica e sensível. Além da feitura do objeto, os participantes serão convidados a observar o espaço ao redor com as mesmas, conversando sobre fotografia e a experiência vivenciada.


A mostra explora o universo dos cômodos da sua casa de infância com um tom onírico e sensível. Simulando a ideia de um ambiente cotidiano de outra geração, um dos elementos do trabalho é uma televisão de tubo dessintonizada e chiando que permanece constantemente ligada.


O recorte da mostra se dá a partir de obras que lidam com a sua poética e se constroem por meio da experimentação do uso de materiais do âmbito doméstico e cotidiano da construção das casas, que evoquem principalmente elementos do subúrbio carioca, como o chão de caquinhos, o piso de vermelhão e de cimento queimado, por exemplo. A partir disso, explorando como esses elementos se transfiguram e se relacionam com a casa e o corpo no que seria o espaço de um cômodo, aqui, a sala expositiva em questão. As suas esculturas, que poderemos ver na mostra, têm se tornado cada vez mais uma metáfora dessa casa, ganhando autonomia ao passo que os caquinhos se transformam na prateleira de canto da cozinha que segura o filtro de barro, ou numa “criatura”, como nomeia a artista, que se projeta sobre o chão; o piso de vermelhão muito comum em casas mais simples de áreas periféricas vem impregnar as telas sendo sua tinta e se estendendo em instalações que ora se apresentam como grandes cortinas ora como tapetes que se prostram sobre o piso.


Ana Hortides conta – “Hoje eu sinto que ao longo do meu processo de trabalho e pesquisa em arte, percorri o espaço da casa tanto como quem observa quanto como quem habita. Experimentei materiais e fui da fotografia à escultura, sempre partindo da experimentação e do que esse espaço me provia. Percebo que o trabalho no decorrer desses anos amadureceu e abordou algumas questões como a fragilidade do morar, as relações interpessoais, o processo da construção da identidade, o espaço do trabalho não remunerado da mulher, a sua sexualidade e as tensões do viver junto. A mostra Cômodo veio se delineando para mim como uma tentativa de pensar os espaços da casa em certa convergência, se relacionando com as obras e se apresentando como cômodos às avessas.”

onde fica
Sesc São João de Meriti
quando ir
01/9/2023 a 03/9/2023
quanto custa
Gratuito
website
https://www.sescrio.org.br
contato
(21) 4020-2101

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados