O Código Laranja realizará um debate virtual no Laranjada, seu programa de mensagem instantânea.
O assunto em questão é:
É possível se desenvolver sem mudar?
A questão ambiental está em alta nas discussões atuais, mas durante a revolução industrial elas pouco importavam. As florestas eram desmatadas sem a menor preocupação para alimentar as caldeiras que movimentavam as máquinas têxteis na Inglaterra.
Hoje com aquecimento global, o derretimento das geleiras, o crescimento da população mundial, a escassez água, etc, tudo ficou muito mais difícil de ser feito. Qualquer coisa que os países em desenvolvimento forem fazer precisa seguir uma série de normas que simplesmente não existiam no passado o que torna muito mais difícil o desenvolvimento de determinadas áreas.
O Tratado de Kioto com o seu objetivo de salvar a Terra acaba por dificultar algumas das iniciativas desenvolvimentistas dos países de terceiro mundo. O novo vilão brasileiro é o etanol. Antes dos americanos se interessarem pela tecnologia de combustível alternativo brasileiro, ambientalistas acusavam o país de produzir alimentos de mais, devastando a Amazônia. Agora, dizem que a febre do etanol fará com que produza alimentos de menos.
Essa eterna busca por um problema, uma dificuldade, uma razão para não fazer ou mudar acabam deixando o país parado e sem a capacidade de transformação necessária para se desenvolver. Os países de primeiro mundo só se desenvolveram porque começaram a fazer e ver as coisas de forma diferente, olhando para o futuro e se adaptando as novas realidades apresentadas pelo cenário mundial. A estagnação do pensamento e o conservadorismo extremo só fortalecem a “parada no tempo” que trava o país e impede o seu progresso.
Mas será que é possível mudar mantendo certas políticas? A questão do aquecimento global é de fato uma responsabilidade dos países em desenvolvimento? Como ter um olhar mais prático sobre a cultura e seus desdobramentos? Devemos preservar uma cultura que nos prende ao subdesenvolvimento? Quais são os verdadeiros interesses brasileiros e quais são as suas prioridades?
Essas outras questões serão debatidas no Laranjada nessa sexta-feira, dia 04/05/2007, às 15:00 e ficará aberto durante todo o final de semana. Os colaboradores do Código Laranja participarão e todos os membros do Laranjada estão convidados.
Para participar deste debate basta estar cadastrado no Laranjada (http://www.codigolaranja.com.br/), entrar no blog messenger e você receberá automaticamente um convite para o debate. Para retornar a sala, basta clicar em ‘selecionar‘ e pesquisar a sala ‘Mudança e desenvolvimento’.
Contamos com a sua participação!
Matérias relacionadas:
O vilão é o Brasil, seja qual for o crime
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0892/economia/m0127996.html
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!