XII Parada do Orgulho GLBT-RIO – PELA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA

14/10 · Rio de Janeiro, RJ
Fábio Bacalhau
1
Marcela Sapri · Rio de Janeiro, RJ
11/10/2007 · 14 · 0
 

Dia 14 de outubro a orla de Copacabana receberá a grande celebração da diversidade - Concentração às 13 horas no Posto 6


Cartão postal da cidade maravilhosa, a Praia de Copacabana é palco da Parada do Orgulho GLBT mais bonita do mundo. No dia 14 de outubro (domingo), a partir das 13h, a XII Parada do Orgulho GLBT-Rio enche a orla com as cores do Arco-Íris e com a bandeira do respeito à diversidade e aos direitos humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O percurso será do Posto 6 ao Posto 2 e já está confirmada a presença do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.


Além dos 9 carros oficiais da Parada, já estão confirmados mais 11 trios: Grupo GTB, Grupo Sete Cores, Jornal O Sexo, Boate 1140, FM O Dia, Papa G, Circuito Mix, The Week, Disponível.com, Cine Ideal e Superintendência da Juventude (da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos). Leila Maria cantará o hino oficial da Parada do Rio, “O bom é beijar”, e Jane de Castro cantará o Hino Nacional.



Organizada pela ONG Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual, este ano a Parada do Orgulho GLBT tem como principal bandeira a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PL 122/2006), em tramitação no Senado. Por isso, a campanha do evento este ano vem com uma proposta ousada. Com as imagens da bandeira do Arco-Íris, símbolo do movimento gay, destruída ou sangrando, a Parada quer sensibilizar e mobilizar toda a comunidade GLBT e a sociedade brasileira para problemas que são visíveis: a discriminação e a violência. Um dado alarmante é que em pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro 60% dos homossexuais entrevistados declararam que já foram vítimas de algum tipo de agressão motivada pela orientação sexual. E o número de mortes causadas por crimes dessa natureza também é alto.


Coordenador de Políticas Públicas e Direitos Humanos no Grupo Arco-Íris e Coordenador da Parada do Rio, Cláudio Nascimento expõe que a existência dessa lei provará que o Brasil preza pela igualdade de direitos de todos os seus cidadãos: “construir uma sociedade que respeite a diversidade humana, promova a paz e combata a homofobia é um dever de todos nós. Precisamos colocar um basta nas práticas de ódio contra GLBT. Por isso, queremos do Senado Federal a imediata aprovação do projeto de lei de Criminalização da Homofobia – que define como crime a prática da homofobia no Brasil, equiparando-a com o racismo”.



Programação Oficial da Parada do Orgulho GLBT
Dentro da Programação da Parada, haverá, ainda, diversos eventos pela cidade.

Veja a programação completa em www.arco-iris.org.br/paradario







No dia 11 de outubro, o Seminário Orientação Sexual e Identidade de Gênero - uma questão de direitos humanos, (organizado pela OAB e pelo Arco Íris) debaterá temas de direitos GLBT na área jurídica. No mesmo dia, a festa Pré-Parada na Boate 1140 com DJs e show de drags começa a aquecer a Programação do feriadão. Já o Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos, que destaca personalidades que, de alguma forma, contribuíram para dar visibilidade aos direitos de GLBT, acontece no dia 12 outubro no Museu da República às 19 horas e terá show de Angela Ro Ro e das Divinas Dinas. Entre os premiados estão o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; Leci Brandão e a Senadora Fátima Cleide.



No dia 13 de outubro é a vez de a cultura GLBT: a Feira Arco-Íris Diversidade e Cult

onde fica
Dia 14 - PRAIA DE COPACABANA - POSTO 6
quando ir
14/10/2007, às 13:00h
quanto custa
Gratuito
website
www.arco-iris.org.br/paradario

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados