Cevada, um alimento funcional

1
Grupo CM · São Paulo, SP
28/9/2011 · 0 · 0
 

Os arqueólogos observaram que a cevada selvagem já era consumida desde a idade da pedra, principalmente na Palestina, Síria, e Ãsia Menor.

Os homens das cavernas comiam os grãos, encontrados pelo chão. Os gladiadores, homens fortes e saudáveis, tinham grande parte da sua alimentação baseada na cevada.

Esse cereal é um poderoso aliado contra o câncer de cólon, além de
ser fonte de energia muito importante.

Quando falamos em cevada nos lembramos principalmente da cerveja, mas as suas propriedades vão muito além disso. Na Itália e no norte de Portugal, ela é o substituto do café expresso. No Brasil, encontramos pó de café de Cevada em casas comerciais de produtos naturais. Ele é muito mais saudável e não contém cafeína, conservando todas as suas propriedades originais.

Sua história está relacionada com a origem da agricultura. Ela foi levada para a Europa, por comerciantes peregrinos dos séculos XVI e XVII. Não se sabe ao certo quando chegou ao Japão e China, mas sabe-se que os monges budistas desses países, enriqueciam a sua alimentação diária com mingau de cevada. Hoje em dia, ela é o quinto cereal mais produzido no mundo. No Brasil, encontra-se maior quantidade de plantação, nas regiões do Sudeste e do Sul.

Suas principais propriedades são: fibras, vitaminas do complexo B, carboidratos, e minerais como magnésio e selênio.

As nutricionistas, a consideram como um alimento funcional, por estar incluído em dietas equilibradas, reduzindo o colesterol e dando um bom funcionamento para o intestino.

Também é indicado para perder peso, enfim pode ser consumido de várias maneiras até misturado ao arroz ou cozido como ele, ou ainda em saladas e verduras, dependendo do gosto de cada um.

A cevada é apenas um dos muitos nutrientes que podem ser incluídos em nosso dia-a-dia para melhorar a qualidade de nossa saúde. Há inclusive, produtos disponíveis no mercado nacional, que visam justamente estabelecer este equilibrio. Um deles é Max Burn, um composto natural desenvolvido apartir do açai, do chá verde, e do psyllium.

Qualquer que seja sua escolha, não deixe de cuidar de sua saúde. Seu corpo agradece.

Sobre a obra

Os arqueólogos observaram que a cevada selvagem já era consumida desde a idade da pedra, principalmente na Palestina, Síria, e Ãsia Menor.

compartilhe



informações

Autoria
Grupo CM
Ficha técnica
Criação de Conteúdo de Qualidade
Downloads
419 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 4 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados