Acessibilidade

Helena Aragão
24/10/2007 · 10
 

O cadastro do Overmundo é simples. Os únicos itens obrigatórios são nome, email, concordância com os Termos de Uso e o preenchimento de um sistema de reprodução de caracteres para validar o cadastro. Este último recurso é usado por muitos sites para barrar spams – na verdade, para barrar a possibilidade de criação automática de cadastros por robôs com a finalidade de fazer spam.

Seria perfeito se ele não causasse um contratempo: como os caracteres a serem reproduzidos estão numa imagem, eles não podem ser “lidos†por softwares que permitem que cegos(as) e pessoas com problemas de visão tenham acesso ao conteúdo do site. Com isso, se não puderem contar com ajuda de terceiros(as), eles lêem a matéria por meio do software, mas não conseguem votar nem comentar (ações para as quais o cadastro é fundamental).

Esta questão sobressaiu agora, por causa da matéria Para ser lido em voz alta. Alguns usuários cegos explicaram que só conseguiram comentar porque contaram com a ajuda de amigos.

Pedimos desculpas pelo contratempo. Sabemos que a questão da acessibilidade é importante, seja no mundo virtual ou no real. Estamos pesquisando para descobrir novas possibilidades. Por enquanto o que sabemos é que há um captcha auditivo, mas em geral em inglês e com qualidade instável (se alguém conhece este sistema, será bom ouvir outras opiniões).

Vamos continuar a pesquisa. Estamos atentos ao problema e contamos com a ajuda dos participantes do site para tentar encontrar uma solução que seja benéfica para todos. Quem tiver sugestões pode, por favor, comentar aqui embaixo.

Obrigada!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Gustavo Acioli
 

A "assessibilidade" ao Overmundo descrita acima impede o acesso de robôs e... de cegos que navegam na internet. Esse recurso de copiar os caracteres deveria ser revisto, para que eles possam se cadastrar. Hoje em dia, o número de cegos que navegam na internet é enorme, aliás, muitos deles fazem parte das primeiras turmas de profissionais de processamento de dados do Brasil. Conheço vários que trabalham com consultoria de acessibilidade na web (www.bengalalegal.com ), que trabalham em órgãos como a PRODAM em SP e outros que tem empresas como a Acesso Digital (www.acessodigital.net ). Por ocasião da matéria sobre audiodescrição, recebi uma série de mensagens de cegos reclamando do sistema de entrada no Overmundo. Vários receberam a notícia da matéria, queriam ler e não conseguiam acessar o site.
Atenciosamente,
Lara Pozzobon.

Gustavo Acioli · Rio de Janeiro, RJ 24/10/2007 14:38
sua opinião: subir
Lara Pozzobon
 

Desculpem, li apenas o resumo do texto, as primeiras cinco linhas que aparecem inicialmente. E ainda entrei por um link de outro login!
Vi agora que o site já está preocupado com a questão da barreira na acessibilidade para cegos. Para dialogar sobre o assunto, sugiro os profissionais do www.acessodigital.net e www.bengalalegal.com
Atenciosamente,
Lara Pozzobon.

Lara Pozzobon · Rio de Janeiro, RJ 24/10/2007 14:48
sua opinião: subir
Elizabet Dias de Sá
 

Estou entre os usuários cegos que se manifestaram acerca da barreira de acessibilidade e acredito que o problema será resolvido com a troca de conhecimento e de experiência a partir das indicações recomendadas. Fico feliz com a receptividade e a atitude de abrir a discussão para solucionar o problema. Quanto à minha colaboração, esta será a de uma usuária interessada e atenta. Em meu site, o Banco de Escola, há um artigo de minha autoria que trata desta questão e, talvez, possa esclarecer alguns aspectos sobre as peculiaridades de navegação na web no caso dos deficientes visuais. A quem possa interessar, sugiro a leitura: "Informática para pessoas cegas e com baixa visão" Disponível em:
www.bancodeescola.com/info.htm
Elizabet Sá / Psicóloga e Educadora

Elizabet Dias de Sá · Belo Horizonte, MG 24/10/2007 22:29
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Grato Helena por ter aberto esse capítulo aqui em Fórum amparando sugestão minha ao Conselho, onde sugeri que a Administração do sítio se dedicasse, como o está fazendo, ao estudo de soluções possíveis para essa que não é uma barreira qualquer, uma vez que a leitura sem a possibilidade da manifestação da opinião não é o objetivo do Overmundo, que se fortalece justamente por recolher as opiniões diversas e oferecer à diferença a possibilidade da expressão pública.
Mais uma vez agradecido.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 25/10/2007 09:40
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Obrigada pelos links dados, gente. Vamos olhar com cuidado sim. Abraços

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 25/10/2007 12:56
sua opinião: subir
Luciano Sá
 

Luciano Sá · Fortaleza, CE 27/10/2007 00:09
sua opinião: subir
Luciano Sá
 

...Mas Helena, me ensine aí como é que eu posto a minha foto no perfil/cadastro. Gostaria de incluir a minha foto.

Luciano Sá · Fortaleza, CE 27/10/2007 00:11
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi Luciano. Como o assunto foge um pouco ao tema deste post, te respondi via recado no teu perfil. Confere lá! Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 27/10/2007 11:29
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, pessoal,
Boas novas a todos! O recurso de captcha (aquela imagenzinha com letras embaralhadas), que impedia o cadastro de deficientes visuais no Overmundo, foi substituído por uma outra ferramenta (sugestão do Maq e da Lara, obrigado!!!) que confere veracidade e confirma que o cadastro não está sendo feito por robôs.

Agora, em vez da imagem do captcha, temos uma pergunta simples, do tipo: "Quanto é dois mais dois?" A resposta é obrigatória para a confirmação do cadastro.

Agradecemos a todos que nos deram dicas e que apontaram para o problema. Caminho livre para os deficientes visuais entrarem no Overmundo! Bem-vindos!!!

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 12/11/2007 16:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Elizabet Dias de Sá
 

Viva!
Agora sim, posso acessar e recomendar o site.
Elizabet Sá
Psicóloga e Educadora

Elizabet Dias de Sá · Belo Horizonte, MG 12/11/2007 21:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados