Overmundo nas ondas do rádio

Helena Aragão
11/12/2006 · 19
 

Prezados navegantes,

O Overmundo está consolidado, a comunidade cresce a cada dia e naturalmente há intenção de expandir os trabalhos, sempre de olho no caráter colaborativo que dá tom a este espaço virtual. Há alguns meses viemos conversando a respeito da produção de um programa de rádio. O objetivo era aproveitar essa imensa rede de colaboradores em todo o país para fazer outros produtos e atingir cada vez mais gente. No caso de um programa em áudio, a intenção era que pudesse ser veiculado em rádios comunitárias e qualquer outra ferramenta de difusão que tivesse a ver, de alguma forma, com a proposta do site.

Idéia formulada, mãos à obra: dois bravos participantes se mobilizaram para organizar os trabalhos iniciais. Marcelo Rangel, de Sergipe, e Eduardo Ferreira, do Mato Grosso, aproveitaram sua intimidade com microfones e mesas de som e bolaram roteiro, vinhetas, dicas. A empolgação contagiou outros overmanos: Sérgio Rosa, de Minas, Rodrigo Teixeira, do Mato Grosso do Sul e Saulo Frauches, do Rio de Janeiro, participaram da brincadeira, ajudando a formar um mosaico de sotaques e informações interessantes sobre a cultura do Brasil. Estava preparado, com bastante esforço, o piloto do programa de rádio Overmundo. Há entrevistas, sugestões de programas, músicas disponibilizadas no Banco de Cultura... Ouça lá!

2007 está chegando e com o novo ano vem a vontade de multiplicar as possibilidades do Overmundo. E, no espírito colaborativo de sempre, a idéia é que todo mundo possa ajudar produzindo suas próprias matérias, entrevistas, coberturas em áudio. Estamos elaborando um projeto para divulgar o programa, preparar as próximas edições, oferecer às rádios... Aguardem notícias! E atenção: sugestões são bem-vindas e participações, mais ainda!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sebastião Firmiano
 

Só tenho por enquanto, que desejar boa sorte e dar parabéns
a você e todos os colaboradores citados.
abs.

Sebastião Firmiano · São Paulo, SP 11/12/2006 19:04
sua opinião: subir
Sá Reston
 

Parabéns pelo piloto!!! Adoraria ajudar!!! Produzo um podcast de música instrumental brasileira chamado Miscelânea Vanguardiosa e adoraria participar do programa!!!
Em todo caso, parabéns!!!!

Sá Reston · Rio de Janeiro, RJ 12/12/2006 03:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Helena, que idéia ótima!
Estou querendo participar - não sei fazer podcasts (ainda), mas já trabalhei em rádio e tenho uma certa intimidade com o microfone. Há alguns anos montei um projeto com um jornalista aqui de Sampa mas que não chegou a emplacar. Quem sabe não rola uma participação pequena na Rádio Overmundo?

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 12/12/2006 09:26
sua opinião: subir
Esso A.
 

gostei de saber. Tô Dentro.
com certeza o velho rádio de guerra será uma ferramenta muito bem aproveitada pela comunidade para expandir seus potenciais.
também tenho experiência na área e estou disposto a contribuir com o que for necessário/possível.

Esso A. · Natal, RN 12/12/2006 16:17
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Aí pessoal,
Não deixem de conferir o Miscelânea Vanguardiosa, o podcast do Sá Reston é muito bom!

Parabéns pela iniciativa da rádio! A sugestão que tenho é que vcs formatem a disponibilização dos programas da rádio de uma forma que se aproxime de um podcast (mp3+xml), pois aí sim as ondas dessa rádio vão chegar em muitas outras praias, já que os podcasts têm seus meios próprios de veiculação (Podomatic, Odeo, PodcastAlley, iPodder, iTunes, Yahoo Podcast)

Abraços,
Marcelo
http://virgulaimagem.redezero.org/

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 14/12/2006 08:57
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Alô, pessoal!
Para quem quer ir pensando em como participar do programa de rádio Overmundo, postei umas dicas, olha aqui.

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 14/12/2006 16:44
sua opinião: subir
Alexandre Inagaki
 

Ótima iniciativa. Já estava na hora de o Overmundo criar sua rádio. Finalmente uma alternativa desvencilhada dos jabás da Oi FM. :D

Alexandre Inagaki · São Paulo, SP 16/12/2006 12:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Inteligências e visões de mundo colaborando para a circulação de novas linguagens. Parabéns!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 17/12/2006 12:05
sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Grande iniciativa! Cheguei a participar de um programa de rádio mas o projeto todo desandou. Fico embromando pra fazer podcasts, quem sabe com essa nova idéia não crio vergonha na cara.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 17/12/2006 23:08
sua opinião: subir
cleo do vale
 

Acredito que as radios universitárias de todo o pais teriam interesse em colocar no ar esse programa, não?!
Aqui em Fortaleza temos a Rádio Universitária...Nelson Algusto é um radialista dessa rádio que é uma "figura" e entende pra caramba de música...esse é o site dele.
Boa sorte nessa "empreitada" overmanos!

cleo do vale · Crato, CE 18/12/2006 13:43
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Legal a dica, Cleo. Estamos organizando uma lista de rádios por todo o país para entrarmos em contato. Obrigada!
Aliás, aproveito para divulgar por aqui: estávamos na dúvida de como fazer para receber as colaborações para o programa. Concluímos que a maneira mais prática é mesmo que todo mundo poste suas colaborações no BANCO DE CULTURA. Colocando sempre a tag RÃDIO-OVERMUNDO para que todo mundo possa achar fácil. Então, quem deseja colaborar já tem o caminho: escolher uma forma conforme o Marcelo Rangel sugere no link dado cinco comentários aqui acima, gravar e postar no Banco com a tag. Vamos ficar de olho e montando o quebra-cabeças nacional com o que pintar!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/12/2006 12:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Helena, essa é uma questão importantíssima. Mas extendo sua dúvida:

Supondo que eu faça uma entrada no Guia e a associe com uma reportagem de rádio. Como proceder então? Posto no Banco além de anexar o arquivo (e a tag rádio-overmundo) na minha entrada de Guia? Ou deixo no Guia apenas um link para a postagem no Banco?

Fernando Mafra · São Paulo, SP 19/12/2006 12:38
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Fernando, boa questão é essa. Realmente com a recente possibilidade de colocar áudio em todas as seções, a coisa muda de figura... Você tem toda a razão. Então a tag torna-se ainda mais importante. Se a pessoa quiser postar uma nota de guia ou agenda, por exemplo, e fazer uma colaboração pro rádio sobre o mesmo tema, deixa o áudio acompanhando a nota e bota a tag rádio-overmundo. Quando fomos procurar as colaborações para o programa é só buscar a tag. Melhor assim, né?

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/12/2006 14:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
JuNiN
 

adorei a idéia radio overmundo , boa mesmo . adoraria ser um ouvinte do overmundo. abrçs

JuNiN · Ribeirão Preto, SP 22/12/2006 22:43
sua opinião: subir
alexmono
 

Olá a todos , boa iniciativa estou certo que a rádio vai bombar de audiência, agora quem se dispor a dar uma sacada nesse blog,
www.oucapernambuco.blogspot.com
a intenção é reunir o que tem de música pernambucana espalhada na rede e ao mesmo tempo discutir a questão da rádio comercial em Pernambuco que não toca nada além do JABÃ.

alexmono · Recife, PE 8/3/2007 11:46
sua opinião: subir
alexmono
 

corrigindo o link,

alexmono · Recife, PE 8/3/2007 11:49
sua opinião: subir
alexmono
 

Pessoal porque não há umaforma de editar após a publicação ?

quando há um erro temos que postar de novo.

o link é www.oucapernambuco.blogspot.com

alexmono · Recife, PE 8/3/2007 11:53
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Oi, Alex!
Bacana o blog, podemos comentar sobre ele no programa, mas vc não estaria a fim de gravar você mesmo uma dica para ir ao ar?
Olha as dicas do Marcelo Cabral, de Alagoas, por exemplo.
(só fica neste link até amanhã, pois ainda está na fila de edição)

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 8/3/2007 15:48
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Alex, tivemos uma outra idéia!
Se eu te enviar umas perguntas sobre o blog, vc teria como enviar (talvez até postar no banco de cultura) as respostas gravadas?
O que acha?

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 8/3/2007 16:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados