Perfis e várias outras novidades

Hermano Vianna
2/7/2006 · 16
 

Por favor: façam o teste. Cliquem agora mesmo sobre os nomes de qualquer colaborador aqui do Overmundo e vejam a novidade. Finalmente os perfis há tanto tempo prometidos estão no ar. Neles, todo mundo pode ver a lista de quase todas as atividades de qualquer colaborador do Overmundo: colaborações publicadas, colaborações em edição, colaborações em votação, colaborações votadas, colaborações comentadas, e também as famosas colaborações não publicadas (as que não conseguiram número suficiente de votos na fila de votação). O RSS funciona também para cada uma dessas seções do perfil. Você quer ser avisado sempre que determinado colaborador comentar alguma coisa? Agora é fácil. Use e abuse do seu leitor de RSS!

Uma outra novidade, para transformar também os perfis e o Overmundo numa plataforma de comunicação pessoal entre os colaboradores: se você quiser receber emails via o seu perfil, é só autorizar esse envio na opção "Editar perfil" do seu cadastro.

Ainda ficamos devendo um sistema de "karmas" que vai dar pontos para os colaboradores que mais participam dos destinos do Overmundo (publicando, comentando, votando - em resumo: dando vida ao site). Para o futuro breve, imaginamos que a partir de um karma nível X (ainda não definido, precisamos ver como esses números vão funcionar na prática) o colaborador vai ganhar mais "poder" no Overmundo (de início seu voto vai ter peso maior), podendo inclusive se transformar em editor-geral. Isso porque o site foi todo desenhado para que seus mecanismos de funcionamento possam ser automatizados, e que a comunidade possa decidir tudo.

Mais uma novidade que busca facilitar nossa vida aqui dentro (e de fora para dentro, para que outros sites descubram mais rápido o que há no Overmundo): as URLs, aqueles endereços de internet que começam com os famosos http://..., estão bem mais amigáveis. Antes incluiam garranchos tipo php, pontos de interrogação, números diferentes para cada colaboração. Agora foram simplificadas: têm o www.overmundo.com.br, barra e o nome da seção (Overblog, Guia, Banco de Cultura etc.) e barra/título da colaboração. Fica bem mais prático para enviar links etc.

Aproveitamos o embalo dessas novidades para mudar também de servidor (uma tarefa complicada, que está sendo feita no fim de semana), pois o antigo estava nos deixando na mão seguidamente (várias quedas em horários bem inoportunos, acho que vocês perceberam, mas educadamente não reclamaram...) O novo servidor parece ser bem mais rápido. Se vocês identificarem algum problema por favor nos avisem.

Como essas implementações, estamos quase terminando aquilo que chamamos de Overmundo 1.0, com todas suas funcionalidades básicas funcionando a pleno vapor (e, portanto, dentro em breve poderemos disponilizar também nosso código fonte completo, para que novos Overmundos apareçam pela internet afora). Faltam alguns detalhes. Deixo aqui uma lista resumida, para o acompanhamento dos avanços:

- Página de tags, e "nuvem randômica" de tags na Home, para facilitar as descobertas de novos assuntos dentro do Overmundo.

- Envio de emails para quem recebe comentários na fila de edição, e também lembrando que a sua colaboração passou para a fila de votação, e depois se foi publicada ou não.

- Reforma do Banco de Cultura, para torná-lo mais atraente e fácil de utilizar.

- Tornar possível colocar várias imagens numa única colaboração. Facilitar a inclusão de legendas para as fotos.

- Tornar possível e fácil a inclusão de vídeo e áudio no Overblog.

- Facilitar a utilização do bit torrent para arquivos grandes no Banco de Cultura.

- Várias outras correções e pequenas novidades (se houver algo mais importante, voltaremos a colocar aviso aqui no Observatório).

Terminado isso, começaremos o trabalho do Overmundo 2.0. O principal objetivo será criar mecanismos eficientes e inovadores de troca de informação com outros sites/blogs da internet, pois achamos que o Overmundo ainda é muito autocentrado. Temos também algumas idéias para facilitar a criação coletiva (parcerias musicais, literárias, de produção de eventos etc.)

Mas esperamos também outras sugestões e críticas. Muitas das sugestões dadas por aqui em comentários já foram implementadas. Nossos agradecimentos a todo mundo do Overmundo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

falando em novidades, dica da overmana colombiana Ana Maria Ochoa (aqui tem um texto bem bacana sobre a noção de autenticidade (leitura aconselhável para os que acreditam em pé-de-serra autêntico, não é Bruno?): Critical World, um Banco de Cultura genial!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2006 01:27
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

outra novidade que descobri agora editando meu perfil: já é também possível, para quem quiser, fazer as seguintes opções:

- Quero receber emails me avisando sobre comentários a respeito de minhas colaborações.

- Quero receber emails me avisando sobre comentários a respeito de colaborações que eu também comentei.

Coloquei imediatamente um X nas duas!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2006 01:29
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Muito legal, mas as contribuições que eu tinha enviado e que não receberam votos suficientes para serem publicadas não estão aparecendo no meu perfil como vocês tinham falado que estariam. Vai ser isso mesmo?

abraços,
Marcelo
http://virgulaimagem.redezero.org/

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 2/7/2006 13:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Você tem toda razão, Marcelo. No meio de tantas mudanças "comemos essa mosca" por aqui. Mas as contribuições não-publicadas estão bem guardadas e o mais breve possível aparecerão nos perfis. Desculpa!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2006 17:23
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Marcelo: acho que o problema está corrigido. Por favor: dê uma olhada no seu perfil e avise se ainda estiver faltando alguma coisa. Abraço!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2006 18:46
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Opa. Gostei demais das novidades. Mas acho que encontrei um problema. Acabei de receber por email uma notificação que uma matéria minha foi comentada, veio junto o link da matéria. Só que tá dando 404 quando eu clico no link (o que veio: http://www.overmundo.com.br/overblogum-novo-local-na-midia#c2359).

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 3/7/2006 11:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Isso aconteceu comigo da primeira vez que recebi um aviso, mas depois recebi outro cujo link dava na página certa.

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 3/7/2006 20:39
sua opinião: subir
Bia Marques
 

Bravo! Ficou bacana, organizou. Mui bueno!

Bia Marques · Campo Grande, MS 4/7/2006 18:01
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Tem razão, Marcelo. Agora está funcionando normalmente aqui. Foi mal aí pelo falso alarme.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 4/7/2006 23:20
sua opinião: subir
Vânia Medeiros
 

Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais.

Vânia Medeiros · Salvador, BA 5/7/2006 10:29
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

hermano, está resolvido sim!
parabéns à toda a equipe do overmundo pela série de novidades! tá ficando cada vez mais legal!

abraços,

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 5/7/2006 19:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

overmundo tá ficando maduro - quero saborear cada vez mais. parabéns pelos avanços.

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 7/7/2006 18:10
sua opinião: subir
marcelo santiago
 

realmente muito boas as novidades. e que entrem em funcionamento os karmas e as ferramentas de interatividade com outros sites!

marcelo santiago · Sabará, MG 9/7/2006 22:11
sua opinião: subir
dáia flórios
 

realmente o site tá melhorando super.
agora aê galera vms comentar mais! participar mais!
beijousx a todos

dáia flórios · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2006 12:54
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Nossa senhora, que eu não posso me ausentar um pouquinho sem encontrar novidades! :-)
Maravilha, Hermano! Adorei! O Overmundo está ficando cada vez mais funcional e rico. Obrigado!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 13/7/2006 10:54
sua opinião: subir
Psychojoanes
 

Tem melhorado aqui. Só acho que quem edita determinada postagem, deve ter poder de alteração depois de colocar no ar...Já aconteceu comigo de precisar de mudar a data de um evento e não deu.

Psychojoanes · São Domingos do Prata, MG 24/7/2006 21:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados